Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > III Encontro de Psicólogos encerra formação sobre orientação à queixa escolar

III Encontro de Psicólogos encerra formação sobre orientação à queixa escolar

• Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 14h48

O III Encontro de Psicólogos do IFSP reuniu, no dia 28 de junho, 19 profissionais da área, servidores do Instituto, com o objetivo de encerrar a formação "Orientação à Queixa Escolar", realizada pelo Dape (Departamento de Articulação Pedagógica, Ações Inclusivas e Formação Continuada), em parceria com o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (Lieppe) do Instituto de Psicologia da USP (IP/USP).

Iniciada em novembro de 2018 durante o II Encontro de Psicólogos, a Formação abordou questões inerentes à prática do psicólogo escolar no IFSP e sua inserção em equipe multiprofissional. Além de dois encontros presenciais, a Formação contou também com videoconferências realizadas a cada duas semanas a partir da leitura prévia de textos e discussão de temas específicos.

No evento do dia 28, a coordenadora do serviço de Orientação à Queixa Escolar do IP/USP, Beatriz de Paula Souza, conduziu discussões a partir de três temas principais: as repercussões do massacre ocorrido na escola Raul Brasil (Suzano) nos câmpus e no trabalho dos psicólogos do IFSP, os papéis e práticas dos psicólogos escolares na Rede Federal, e a produção de documentos psicológicos e os registros de atendimento dos psicólogos do IFSP. As duas primeiras atividades contaram com a participação da diretora do IP/USP, Marilene Proença Rebello de Souza, e a última com os psicólogos Daniel Magalhães e Valéria Braunstein, representantes do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, e dos servidores da pró-reitoria de ensino do IFSP, Julio Brito e Luiz Gonçalves de Almeida, além da equipe do Dape.

Psicólogos no IFSP

Atualmente grande parte dos câmpus do Instituto contam com psicólogos escolares. As atribuições deste profissional no âmbito do IFSP estão melhor descritas na Resolução nº 138, de 2014, que regulamenta o funcionamento das Coordenadorias Sociopedagógicas do IFSP – equipe da qual fazem parte os psicólogos.

De modo geral, pode-se dizer que o foco desse profissional são as dinâmicas escolares, e não os alunos isoladamente. O trabalho do psicólogo escolar dentro do IFSP é buscar compreender as relações que se estabelecem neste ambiente, entre alunos, docentes, equipe técnica, gestores e a comunidade. Assim, os psicólogos estão na escola para pensar, junto com todos estes atores, as questões do ensino aprendizagem.

Os alunos do IFSP podem procurar a equipe multiprofissional da Coordenadoria Sociopedagógica, para orientações sobre temas relacionados à sua vida escolar.