Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP oferece formação sobre acessibilidade nas instituições públicas de ensino

IFSP oferece formação sobre acessibilidade nas instituições públicas de ensino

A Diretoria de Programas e Políticas Estudantis da Pró-reitoria de Ensino oferece a formação “Avaliação das condições de acessibilidade das instituições de ensino públicas de ensino superior”. As inscrições seguem até 17 de fevereiro.

• Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 13h05
  • Última atualização em Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 08h02

A formação é gratuita e será oferecida na modalidade EaD a partir do dia 19 de fevereiro.

Aberto a todos os servidores do IFSP, a iniciativa busca atender à Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que, entre outros, estabelece que toda instituição de ensino deve buscar formas de identificar e analisar suas condições de acessibilidade para prever e buscar alternativas para contribuir para o acesso e a permanência dos seus alunos.

A formação será ministrado pela professora do Câmpus Itaquaquecetuba do IFSP Priscila Moreira Corrêa Telles. Serão realizadas discussões e reflexões sobre a acessibilidade, a filosofia de Desenho Universal, os recursos de tecnologia assistiva e a legislação vigente. Os participantes também aprenderão a utilizar dois instrumentos para a identificação e a análise das condições de acessibilidade das instituições de ensino.

O primeiro instrumento se refere a um protocolo com o qual os cursistas poderão identificar e analisar as condições de acessibilidade das edificações (áreas internas e externas), das comunicações e informações existentes em dispositivos, meios ou sistemas de comunicação. Já o segundo identifica, por meio de uma escala, o nível de satisfação, bem como as opiniões dos estudantes com deficiência em relação ao seu ingresso e a sua permanência no Ensino Superior.

Os encontros ocorrerão por conferência via web. Os participantes deverão ingressar no ambiente virtual 15 minutos antes do início das aulas, que acontecem de  19 de fevereiro a 12 de março, das 8h30 às 11h30.

Os interessados devem ter ensino médio completo e acesso à internet no período do curso.

Inscreva-se no curso aqui.

Cronograma do curso:

19/02
1 – O direito a acessibilidade nas Instituições de Ensino
2 – Definição de Acessibilidade e Acesso
3 – Filosofia do Desenho Universal

20/02
4 – Protocolo para avaliação da acessibilidade no Ensino Superior (CORRÊA, MANZINI, 2014)

21/02

22/02
Fórum de Discussão sobre os dados coletados e da sua organização no relatório individual.

26/02
Relatório individual com os resultados encontrados no protocolo utilizado.

27/02
Entrega do relatório individual.
5 - Recursos de Tecnologia Assistiva no Ensino Superior

28/02
6 - Serviços, programas e projetos de acompanhamentos aos alunos com deficiência nas Instituições de Ensino Superior

01/03
7 - Escala de Satisfação e Atitudes de pessoas com deficiência (ESA) (GUERREIRO, 2011)

07/03

08/03

11/03

12/03
Relatório individual com os resultados encontrados na escala utilizada.

13/03
Entrega do relatório individual.

14/03
Encerramento do curso com avaliação dos cursistas.