Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP realiza a partir de hoje o seu 9º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia

Evento acontece juntamente com o 3º Congresso de Pós-Graduação do IFSP e segue até a próxima quinta (13), no Câmpus Boituva.

• Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 16h18
  • Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 20h13

Teve início nesta terça-feira, 11 de dezembro, no Câmpus Boituva, a nona edição do Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP (Conict), que acontece juntamente com o 3º Congresso de Pós-Graduação do IFSP. Os eventos têm o objetivo de estimular, ampliar e divulgar a produção científica decorrentes dos programas de iniciação científica e tecnológica e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu desenvolvidos no Instituto. No total, 494 trabalhos, entre apresentações orais e pôsteres serão apresentados nesses três dias.

O Coral do IFSP, projeto de extensão coordenado pelo servidor Daniel Bristot, foi responsável pela primeira apresentação e trouxe o som e o ritmo das boas-vindas aos alunos, servidores e visitantes presentes no auditório do câmpus. A cerimônia de abertura do 9º Conict contou com a presença do reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena; da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Elaine Inácio Bueno e do diretor do Câmpus Boituva, Bruno Nogueira Luz.

O reitor Modena iniciou a sua fala lembrando que a força geradora do Conict são os alunos e servidores que com o seu olhar, com os seus projetos buscam soluções para os problemas da sociedade e com isso cumprem o papel para o qual o os Institutos Federais foram criados: produzir ciência e tecnologia, em sintonia com os arranjos produtivos e sociais de cada região.

A pró-reitora Elaine Bueno falou do investimento do Instituto na promoção e difusão da ciência junto aos seus alunos. Ela contou que, em 2018, o IFSP investiu 195 mil reais em recursos próprios da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação destinados a bolsas de iniciação científica para o Programa PIBIFSP. Segundo Elaine, sem a complementação de recursos a quantidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas diminuiria significativamente. Também são ofertadas 42 bolsas da cota do CNPq, sendo: 12 PIBIC; 33 PIBIT e 7 PIBIC-EM. Além de outras 7 bolsas do PIBIC-AF, voltadas para Ações afirmativas, oferecidas por meio de recursos institucionais obtidos junto à Pró-reitoria de Administração.

A professora Roseli de Deus Lopes, docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, ministrou a primeira palestra do evento. A pesquisadora, que é coordenadora geral da FEBRACE e diretora da SBPC falou para uma atenta plateia de jovens potenciais cientistas sobre as competências para a inovação. Ela apresentou dados que mostram que o desenvolvimento de um país está diretamente ligado ao investimento em ciência e tecnologia. Roseli destacou a importância da atuação dos Institutos Federais, especialmente na inovação tecnológica.

A programação segue à tarde com apresentações de trabalhos e a reunião do Conselho Superior. À noite acontecem duas atividades com profissionais do Sebrae: a palestra “Como transformar uma ideia em startup” e a apresentação do projeto #Betheboss.

Clique aqui e acesse a programação completa.

Sobre o Conict

O Conict é um evento anual, científico e tecnológico, de natureza multidisciplinar, que integra as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna e externa do IFSP e promovendo a difusão da produção científica e tecnológica por meio de apresentações orais e/ou pôsteres de trabalhos, cujos respectivos resumos expandidos são publicados em seus anais.

Além disso, o evento tem como objetivo divulgar à comunidade os resultados das pesquisas desenvolvidas, aproximando os pesquisadores dos setores produtivos. Outras informações no site do Congresso: http://conict.ifsp.edu.br/.

Clique aqui e acesse mais imagens do primeiro dia do 9º Conict.