Você está aqui: Página inicial > Notícias > Comissão apresenta estudo para ingresso de refugiados e imigrantes nos cursos do IFSP

• Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 12h13

A Comissão de estudos para viabilizar o ingresso de refugiados e imigrantes nos cursos do IFSP (CEIM) apresentou ao reitor Eduardo Antonio Modena, no último dia 16 de março, os trabalhos realizados pelo grupo desde sua formação, em maio de 2017, e uma proposta de resolução para ser implementada na Instituição.

A demanda para os trabalhos da comissão surgiu a partir de eventos realizados pela Pró-reitoria de Extensão e de conversas com a comunidade que vive próxima à reitoria e ao Câmpus São Paulo do IFSP, instalados em frente à Praça Kantuta, conhecido reduto latino-americano na capital.

Além do reitor, os pró-reitores de Extensão (PRX) e de Ensino (PRE) Wilson de Andrade Matos e Reginaldo Vitor Pereira, respectivamente, assistiram à apresentação do grupo, formado por meio da Portaria nº 3.912/2017.

No período de maio de 2017 a fevereiro de 2018, a comissão realizou estudos com o objetivo de possibilitar o ingresso, nos cursos de educação básica e superior do IFSP, de alunos portadores do estado de refugiado e imigrante em situação de vulnerabilidade socioeconômica e produtiva. No mês de junho de 2017, membros da comissão visitaram a UFSCar, universidade que implementou em 2009 uma seleção específica para pessoas na condição de refúgio.

Em agosto, a comissão organizou um encontro com entidades de assistência aos imigrantes e refugiados de São Paulo. Representantes de instituições de diversos países participaram da reunião e demonstraram grande anseio em relação às ações que culminassem no acesso dos imigrantes e refugiados aos cursos do IFSP. Também foram realizados diversos estudos sobre a legislação pertinente ao tema.

Após questionamentos do reitor e dos pró-reitores, Eduardo Modena recebeu o relatório de atividades da CEIM e pediu tempo à Comissão para que o documento seja encaminhado à Pró-reitoria de Ensino para estudo e elaboração de uma portaria ou resolução que especifique todo o processo de admissão e de assistência para permanência desses estudantes.

O reitor informou que, no fim de maio, a PRE deve concluir os estudos que embasarão a elaboração do documento que será apreciado pelo IFSP. Assim, será avaliada a possibilidade de criação de um processo seletivo diferenciado para candidatos imigrantes e refugiados.

Leia o relatório de atividades da CEIM na íntegra aqui

Saiba mais sobre a CEIM aqui.