Você está aqui: Página inicial > Notícias > Novos membros são empossados no Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP

Novos membros são empossados no Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP

• Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 18h20

Tomaram posse nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, cinco novos membros, sendo três titulares e dois suplentes, do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal de São Paulo. Eles foram eleitos para mandatos de três anos. As eleições ocorreram em dezembro de 2017.

Cabe ao Comitê de Ética analisar todo protocolo de pesquisa desenvolvida no âmbito do IFSP que envolva seres humanos. O objetivo é verificar se os direitos dos participantes estão sendo respeitados. “No ano passado o comitê analisou cerca de 120 protocolos de pesquisa. A tendência é que em 2018 o número de projetos enviados para o CEP seja ainda maior pois tivemos um aumento na quantidade de cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo instituto”, contou o professor Thomas Edson Filgueiras Filho, coordenador do Comitê.

Ao todo, a comissão é composta por 11 membros, sendo dois indicados e 9 eleitos. A cada ano um terço do comitê é renovado através de eleição. De acordo com o professor Thomas, a renovação periódica garante o envolvimento de novos pesquisadores, trazendo diferentes pontos de vista e fazendo com que as pesquisas realizadas no instituto evoluam ainda mais em relação ao respaldo ético.

O Comitê de Ética em Pesquisa se reúne mensalmente, sempre na primeira quinta-feira do mês. Quem necessitar manter contato pode fazê-lo por meio do endereço eletrônico:  .