Você está aqui: Página inicial > Notícias > PRE realiza I Encontro dos Diretores Adjuntos Educacionais do IFSP

PRE realiza I Encontro dos Diretores Adjuntos Educacionais do IFSP

• Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 17h51
  • Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 12h37
Diretores Adjuntos Educacionais do IFSP reunidos em Encontro no Câmpus Caraguatatuba.

A pró-reitoria de Ensino realizou, nos dias 29 e 30 de janeiro, no Câmpus Caraguatatuba, o I Encontro dos Diretores Adjuntos Educacionais dos câmpus do IFSP. O objetivo do Encontro foi fomentar a disseminação de conhecimentos sobre as políticas de ensino praticadas pelo Instituto e apresentar os novos documentos reguladores da área Educacional. Foram tratados os seguintes temas por área:

• Administração Acadêmica: organização didática (calendário acadêmico, dias letivos, avaliação de aprendizagens, recuperação contínua e paralela, reavaliação/IFA, revisão dos procedimentos avaliativos, conselho de classe, abono de faltas, regime de exercícios domiciliares, trancamento de matrícula, cancelamento de matrícula, dependências, aluno especial, aproveitamento de estudos, intercâmbio cultural, revalidação de diplomas etc.), gestão documental (copad/subcopad, tabela de temporalidade para PPC´s, portaria nº 1224/2013-MEC e implantação do IFSP Digital), bibliotecas (implantação do empréstimo intercâmpus, integração do sistema pergamum com a Pearson – biblioteca virtual  e com a TARGET – normas ABNT e Mercosul, doação da Estácio, distribuição de 120 tablets e aquisição de 696 exemplares de guia Mangá aos câmpus e a possibilidade, pelo novo instrumento de avaliação dos cursos de graduação 2017, de bibliografia básica e complementar ser 100% digital), esclarecimento de dúvidas sobre transferência ex officio, e diferenças entre  a Organização Didática da Educação Básica vigente, a minuta e a nova Organização Didática do Superior.
  • Assuntos Estudantis: alimentação escolar, assistência estudantil, bolsa de ensino, edital fomentador de práticas pedagógicas e currículos inovadores, bolsa permanência, regimes disciplinar discente, protagonismo estudantil (participação nas instâncias onde há essa previsão, como conselho de classe pedagógico, plano de desenvolvimento institucional, conselho de campus, grêmio estudantil, centro acadêmico, diretório acadêmico, etc.).
  • Educação Básica: novas diretrizes para o ensino médio integrado do IFSP, resolução nº 143/2016 (implantação, reformulação, atualização e extinção de cursos e a suspensão temporária da oferta de vagas), estágio, trabalho de conclusão de curso, projeto integrador e a minuta da nova organização didática dos cursos da educação básica.
  • Formação e Educação a Distância: cursos a distância, financiamento pela matriz Conif em 80% do aluno presencial, componentes curriculares com carga horária a distância em até 20% da carga horária total, produção de material didático institucional, produção audiovisual, resolução nº 138/2015 e formação continuada.
  • Graduação: cursos de graduação, minuta do estágio supervisionado das licenciaturas e a minuta das diretrizes dos cursos de engenharia (consulta pública).
  • Informações Acadêmicas e Avaliação Externa: indicadores MEC, insumos para cálculo, impactos para o IFSP, instrumentos de avaliação e a nova legislação vigente, censo da educação superior (Censup), censo da educação básica (Educacenso), Enade e plataforma Nilo Peçanha.
  • Políticas de Acesso e Ações Pedagógicas e Inclusivas: finalização dos projetos políticos pedagógicos dos câmpus, centro virtual de tecnologia assistiva (ênfase no empréstimo de patrimônio), fortalecimento da parceria entre os tradutores e intérpretes de libras e docentes na adaptação de conteúdos e materiais e a realização do fórum para discutir políticas de acesso no âmbito do IFSP.

Além dos assuntos elencados acima, na ocasião foi informado que haverá encontros como esse, com todos os Diretores Adjuntos Educacionais, na semana anterior ao planejamento dos câmpus no 1º e 2º semestre de cada ano letivo. A iniciativa irá subsidiar as ações que serão desenvolvidas ao longo de cada semestre letivo.

No decorrer do ano de 2018, a PRE realizará formação especificas regionais, com as equipes que compreendem a área de Ensino, para tratar de temas relativos ao ensino na perspectiva de alinhamento das ações exitosas de cada região. Essas formações terão a finalidade de prover o IFSP com práticas e documentos regulatórios que contribuirão para o seu desenvolvimento educacional.

Para isso foram constituídas duas regiões, sendo a primeira com os câmpus Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Capivari, Catanduva, Ilha Solteira, Itapetininga, Matão, Piracicaba, Presidente Epitácio, São Carlos, São João da Boa Vista, Sertãozinho, Sorocaba, Tupã e Votuporanga,  e a segunda com os câmpus Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Pirituba, Registro, Salto, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque e Suzano.