Você está aqui: Página inicial > Notícias > Entretodos: Alunos participantes recebem certificação do curso

Entretodos: Alunos participantes recebem certificação do curso

• Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 12h37

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 19, no Câmpus São Paulo, o encerramento do curso e a entrega de certificados aos alunos que participaram do “Entretodos: uma introdução à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos". O curso, realizado pela primeira vez, por meio de uma parceria entre o Instituto Federal de São Paulo; a Estate Produções; a Spcine e Prefeitura de São Paulo, é parte do Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos Entretodos.

O festival já existe desde 2006 e busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar debates sobre questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa. Em sua décima edição, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro deste ano, o Entretodos teve recorde de inscritos: 492, no total. Mas o diferencial foi entrar na área de formação, como conta Jorge Grinspum, curador do festival.

“Em dez anos passamos do VHS à nuvem e assim como a tecnologia evoluiu nesse período, o festival tornou-se mais conhecido e referenciado, por isso o nível dos candidatos e dos filmes foram bem elevados. E o Entretodos amadureceu também o seu conceito e vimos a necessidade de uma formação de olhares para o cinema, tanto na temática dos direitos humanos, para a expressão cinematográfica. Foi então que se pensou no curso, que tinha como plano de fundo a produção para o festival, ou seja, formar pessoas que nesta ou em outras edições pudessem produzir conteúdo para o Entretodos e as nossas pretensões foram atendidas além da nossa expectativa, graças a essa parceria com o Instituto Federal, que além da realização do curso ainda nos possibilitou 13 pontos de exibição nos câmpus, fazendo com que pudéssemos chegar também ao interior de São Paulo”.

De acordo com Lucila Lang, coordenadora pedagógica do curso Entretodos, foram 25 vagas abertas ao público. Para ser selecionado o candidato precisava produzir um vídeo de apresentação pessoal contando porque gostaria de participar.  A duração do curso foi de 20 de setembro a 01 de novembro. A experiência, de acordo com os alunos foi intensa e produtiva.

André Luzzi de Campos é funcionário da Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado de São Paulo e viu no curso uma oportunidade de levar cultura aos detentos. “Quando soube que poderia ser monitor, não hesitei em sugerir que o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros pudesse ser um dos pontos de exibição dos curtas. E foi um sucesso! Espero que outras unidades prisionais possam receber o festival nas próximas edições e quem sabe até ofertar um curso para os detentos mais adiante. Seria a meu ver uma forma de incentivar aquele que está cumprindo pena possa, ao retornar à sociedade, ter mais um instrumento de mudança na sua vida”, afirmou.

O pró-reitor de Extensão do IFSP, Wilson Matos, e o diretor do Câmpus São Paulo, Luiz Cláudio de Matos reafirmaram o compromisso do instituto em manter a parceria com o Entretodos e fortalecê-la nos próximos anos.