Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Edital apoia pesquisadores na submissão de projetos de IC junto à Fapesp
Início do conteúdo da página

Edital apoia pesquisadores na submissão de projetos de IC junto à Fapesp

Inscrições vão até 19 de junho; webinar de lançamento acontece no dia 6

  • Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h30
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 18h03
  • Acessos: 3687

 O IFSP publicou hoje, 1º de junho, o Edital nº. 327/2023, por meio do qual pesquisadores serão selecionados e capacitados para submeterem projetos de Iniciação Científica junto à Fapesp. 

O objetivo do edital é apoiar e incentivar os pesquisadores do IFSP no planejamento, escrita e submissão de projetos de iniciação científica junto à Fapesp, por meio de capacitação e tutoria até o processo de submissão.  

Serão contemplados até dez servidores, que receberão capacitação e conhecerão os trâmites necessários desde a submissão do projeto e documentação necessária até os processos de recurso e implantação.  

Poderão se inscrever os servidores efetivos e ativos do quadro permanente do IFSP com título de doutor, ou que venham a obter a titulação até o final de 2023 e que atendam aos requisitos previstos no item 2 do edital. 

Os servidores selecionados participarão de um encontro síncrono de apresentação do curso e serão acompanhados por um pesquisador com experiência nos processos de submissão junto à Fapesp. Os contemplados também terão acesso a um curso online que envolve todos os processos da submissão, recursos e implantação da bolsa de iniciação científica e, ao longo do semestre, também serão acompanhados pelo pesquisador. 

A bolsa de iniciação científica da Fapesp é bastante atrativa pois, além do valor ser superior ao pago pelo CNPq, atualmente R$ 853,80, o aluno contemplado tem um recurso denominado Reserva Técnica, que permite atender às despesas diretamente relacionadas aos projetos financiados pela Fapesp, como taxas de publicação, tradução, revisão ou participação em eventos. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de junho, por meio de formulário eletrônico disponível aqui. Não é necessário que o servidor escreva qualquer projeto para submissão. Os interessados necessitam apenas preencher o formulário eletrônico e inserir o Anexo I, anexando os documentos que comprovem a sua pontuação. 

Servidores interessados em participar da seleção poderão esclarecer dúvidas a respeito do edital durante a webinar que será realizada no próximo dia 6 de junho, quando será transmitido o 22º episódio do Trilha da Ciência. O programa terá como convidada a coordenadora da Fapesp e professora da UFSCar, Deisy das Graças de Souza. 

Todas as informações sobre a seleção podem ser acessadas na página do Edital nº. 327/2023. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página