Você está aqui: Página inicial > Notícias > Câmpus Tupã inaugura usina fotovoltaica

Câmpus Tupã inaugura usina fotovoltaica

Novidade gera economia e contribui para o desenvolvimento sustentável

• Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 20h18
  • Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 18h53

O IFSP ganhou mais uma usina fotovoltaica. No dia 28 de março, foi a vez de Tupã inaugurar a usina do câmpus. A instalação possui 122 painéis voltaicos, que geram 60 mil watts de potência. O sistema está conectado à rede elétrica do câmpus e à rede da concessionária, o que representará uma economia anual de cerca de R$ 50 mil para o Câmpus Tupã.

A instalação foi inaugurada pelo reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos e pelo diretor-geral em exercício Rui Bertho Júnior, e foi acompanhada por estudantes e servidores do câmpus, e também pelo vereador Paulo Henrique Andrade e pelo Secretário de Educação, Valdir Pedro Berti. Estes últimos atuaram como articuladores junto à concessionária Energisa Sul-Sudeste.

O professor Silmário ressaltou a iniciativa conjunta para a instalação da usina. “Nossa instituição agradece a sinergia com os poderes Executivo e Legislativo municipal para a aquisição desse equipamento, que além de gerar energia limpa proverá uma economia significativa na vida dos estudantes, que poderão ter mais bolsas e outras iniciativas que auxiliam a permanência e êxito”, analisa.

A inauguração é fruto do esforço conjunto da direção-geral com parlamentares do município que atuaram junto à concessionária que realizou uma parceria público-privada com a Energisa Sul-Sudeste. A empresa realizou a implementação da usina fotovoltaica e também a troca das lâmpadas fluorescentes tubulares e de vapor de sódio por modelos com tecnologia LED.

A iniciativa reforça o compromisso do IFSP junto às comunidades nas quais atua na promoção do desenvolvimento sustentável, utilizando energias limpas e renováveis e promovendo a otimização dos recursos naturais e financeiros.