Você está aqui: Página inicial > Notícias > Câmpus Tupã e Avaré recebem o projeto Reitoria Presente

Câmpus Tupã e Avaré recebem o projeto Reitoria Presente

Estudantes e servidores conversaram com o reitor e integrantes de pró-reitorias

• Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 22h07
  • Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 16h21

Reitor e Diretor da Daest conversam com estudantes do Câmpus AvaréOs Câmpus Tupã e Avaré receberam, nos dias 28  e 29 de março, respectivamente, o projeto Reitoria Presente. Estudantes e servidores dos dois câmpus conversaram com o reitor e integrantes de pró-reitorias e setores da Reitoria.

Em Tupã, os estudantes fizeram questionamentos a respeito da ampliação de cursos e contratação de professores e também sobre a possibilidade da criação de um curso superior, demanda necessária diante da pouca disponibilidade de cursos superiores gratuitos na região.

O reitor sinalizou positivamente e falou que há estudos no MEC para a consolidação e expansão dos institutos federais, e que com isso é possível que o câmpus seja beneficiado. A expectativa é que seja ampliada em até 50% sua capacidade, podendo num breve futuro haver oferecimento de mais vagas para cursos técnicos e superiores.

Os estudantes também esclareceram dúvidas sobre a ampliação do número e dos valores das bolsas estudantis, dúvida compartilhada também pelos alunos do Câmpus Avaré. O reitor Silmário Santos explicou que o governo está trabalhando para a recomposição no orçamento dos IFs e, enquanto isso, o IFSP também estuda maneiras de melhorar o valor das bolsas oferecidas.

Durante a conversa com os alunos de Tupã, o reitor se emocionou quando questionado sobre sua maior realização pessoal. “Eu acredito na educação, atuo como professor na Rede Federal há 29 anos, e acredito que esse trabalho transforma vidas, muda a realidade da sociedade. Meu prazer é olhar para vocês com esse ímpeto de terminar os estudos, nos cobrar um curso superior… Essa usina de sonhos me motiva”, revelou.

Reitor Silmário conversa com servidores do Câmpus TupãOs estudantes do Câmpus Avaré solicitaram a ampliação do auxílio para a participação em eventos e ressaltaram a importância da criação da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daest), que ampliou significativamente o diálogo entre os estudantes e a instituição.

Durante a conversa com os servidores, a recomposição orçamentária continuou sendo pauta das discussões. “Em 2012 tínhamos R$ 120 milhões de custeio, 25 mil alunos e 28 unidades; hoje temos R$ 75 milhões de custeio, para 64 mil alunos e 37 unidades”, contou Silmário, destacando o trabalho hercúleo para equilibrar as contas e dar conta de todas as demandas.

Os servidores do Câmpus Avaré destacaram a importância dos projetos na área da sustentabilidade e solicitaram que sejam publicados mais editais conjuntos com das pró-reitorias de Ensino, Extensão, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional. Eles também pontuaram a necessidade de melhorias no Suap.

As dúvidas sobre carga horária docente, questões com relação ao ponto dos servidores, procedimentos de remoção, bolsas e incentivos educacionais também foram respondidas pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Oliveira Leite, o diretor da Daest, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, e o Diretor Executivo da Inova, Eder Jose da Costa Sacconi.

Sobre o Reitoria Presente

O Projeto Reitoria Presente é uma atividade da gestão do IFSP que consiste na visita aos câmpus pelo reitor e pró-reitores, para conversarem com servidores e estudantes, estreitando laços com a comunidade. As visitas foram iniciadas em abril de 2022 e desde então já foram visitados os câmpus Itapetininga, Ilha Solteira, Presidente Epitácio, São José do Rio Preto, Jacareí, São José dos Campos, São Roque, Hortolândia, Campinas, Araraquara, são Carlos, Sertãozinho, Pirituba, Sorocaba, Cubatão, Barretos, Tupã e Avaré.