Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Livro sobre Arquitetura tem a participação de alunos e docente do IFSP 
Início do conteúdo da página

Livro sobre Arquitetura tem a participação de alunos e docente do IFSP 

“Habitação de Interesse Social no Brasil” traz textos de alunos do Câmpus São Paulo 

  • Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 09h39
  • Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 10h24
  • Acessos: 4078

Organizado pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus São Paulo Douglas Gallo, o livro "Habitação de Interesse Social no Brasil: diálogos e perspectivas" conta com a colaboração de outros docentes da Rede Federal de Ensino e de alunos e ex-alunos do Câmpus São Paulo do IFSP.  

A obra reúne estudos e textos com um olhar contemporâneo sobre a questão da Habitação de Interesse Social no contexto brasileiro, de modo a promover um diálogo entre diferentes autores que se dedicam à temática, fomentando uma visão crítica de projetos, políticas e ensino. Junto com Douglas, participaram da organização dos textos a docente do IF Mato Grosso Louise Logsdon e a docente da Universidade Federal do Tocantins Heliara Costa.  

Douglas explica que colaboraram com a obra os alunos participantes do Projeto de Extensão de Assessoria Técnica de Interesse a Comunidades Organizadas (Ático), um escritório modelo de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus São Paulo. “O trabalho com os discentes foi muito rico, possibilitando a experiência e a vivência na produção de textos científicos junto à formação universitária dos futuros bacharéis de Arquitetura e Engenharia Civil”, avalia. 

Taymara Ingrid Leonardi, que concluiu a graduação no fim do ano passado, conta que estava no quinto ano do curso quando escreveu o artigo para a publicação. “Fiquei responsável por contar, junto com a colega Mariana, sobre a organização interna do Projeto Ático e também dos nossos grupos de trabalho e suas atuações. Foi uma experiência sem igual participar disso tudo. Já é o máximo ter a oportunidade de falar do trabalho que fiz na Ático e agora ter um capítulo de livro que redigimos é mais incrível ainda”, relata a aluna. 

Professor Douglas em videoconferência com membras do Projeto Ático

 

Não obstante, o dia inesquecível estava por vir: “Fiquei ainda mais feliz quando peguei meu exemplar em mãos e vi a concretização do nosso trabalho. Ter essa oportunidade ainda na graduação não só enriqueceu meu currículo, como também me inspirou a continuar trilhando o caminho acadêmico”. 

Além da participação de estudantes, o livro traz a experiência de outros especialistas da área. Douglas afirma que o trabalho com professoras da rede federal, na organização da obra, faz parte de um esforço contínuo de desenvolver a pesquisa científica e dialogar com diversas realidades nacionais, construindo produção científica junto a outros grupos de pesquisa e de outras instituições de ensino.  

A principal contribuição da obra é discutir questões para além do projeto da moradia, como a temática da inserção urbana, políticas públicas, bioclimatologia, agenda verde e agenda marrom, resume o docente. “A obra colabora com reflexões e indagações sobre a urgência de se compreender a questão habitacional como direito à cidade".  

Os alunos do Câmpus São Paulo poderão consultar a obra cujo exemplar será doado à biblioteca.  

Lançamento 

O livro "Habitação de Interesse Social no Brasil: diálogos e perspectivas" será lançado no dia 04 de fevereiro, a partir das 16h, na Livraria Tapera Taperá, na República, capital paulista.  

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página