Você está aqui: Página inicial > Notícias > Últimas Notícias JIF2022 > Nota da reitoria: racismo em partida dos jogos nacionais

Nota da reitoria: racismo em partida dos jogos nacionais

Publicado: Sábado, 03 de Dezembro de 2022, 13h28 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 10h46 | Acessos: 6473

O Instituto Federal de São Paulo – IFSP, anfitrião dos Jogos das Instituições Federais – JIF 2022, repudia as ofensas de cunho racista dirigidas a estudantes do Colégio Pedro II, durante partida ocorrida em 01/12/2022.

Esta foi a 13.ª edição dos Jogos das Instuições Federais – JIF. Realizada na cidade paulista de São José do Rio Preto, foi a maior edição já realizada, contando com 31 delegações, mais de 2000 estudantes e cerca de 500 servidores de todo o país.

Foi uma festa marcada pela diversidade, pela troca de experiências, companheirismo, cooperação e amizade, valores promovidos pelos JIF, dentro da proposta de Educação integral da Rede de Educação Profissional e Tecnológica.

Infelizmente, recebemos com pesar e indignação o relato de que esta partida em específico foi exceção a esse espírito, tendo havido provocação aos estudantes do Colégio Pedro II, culminando com o inaceitável ato racista.

O IFSP reitera sua defesa de uma educação antirracista e clama às demais instituições que atuem nessa direção, lembrando de nossa responsabilidade na formação cidadã.

Informamos que o IFSP manteve servidores em todas as praças de jogos para apoio a qualquer eventualidade e a servidora presente na partida supramencionada registrou o ocorrido junto à comissão disciplinar da Cojif.

O IFSP se solidariza com os estudantes do Colégio Pedro II, reforça o repúdio desta reitoria e de toda sua comunidade a qualquer forma de racismo, e se coloca à disposição, da Cojif e outras autoridades competentes, dada a natureza e gravidade do ato, para apuração dos fatos e responsabilizações que se fizerem necessárias.

OFÍCIO Nº 3/2022 - RET/IFSP