Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

ptenfrites
Página inicial > Notícias > Neabi lança documento com sugestões de filmes sobre a cultura africana, afro-brasileira e indígena
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Neabi lança documento com sugestões de filmes sobre a cultura africana, afro-brasileira e indígena

  • Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 18h05
  • Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 17h00

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP acaba de lançar o Neabi Indica Nº 2. O objetivo do documento é apresentar sugestões de conteúdos didáticos para utilização prática em sala de aula, abordando as relações étnico-raciais, a cultura e a história de negros e índios.

Os conteúdos desta segunda edição partem da indicação de filmes que tratam direta ou transversalmente dos temas citados. Cada indicação de filme vem acompanhada de uma sugestão de prática pedagógica elaborada por membros do Núcleo e por pesquisadores  de outras instituições convidados a colaborar. De acordo com a coordenadora do Neabi, Caroline Jango, esse guia pretende servir de apoio para as práticas docentes dentro do IFSP e também para docentes que atuam em outras instituições.

Caroline ressalta que a publicação faz parte de uma ação permanente do núcleo. "Pretendemos lançar um documento ou mais por ano, pois sabemos da necessidade de contribuir com referências para a prática pedagógica docente no que tange à promoção da diversidade étnico-racial."  

Em 2016 foi lançado o Neabi Indica Nº 1, com sugestões de livros, artigos, teses e dissertações sobre a História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. 

Atuação - O Neabi tem buscado, juntamente com a comunidade escolar, propostas e caminhos para a inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, esferas das quais, segundo Caroline, “foram e ainda são excluídos em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas”.

 Confira o documento aqui.

           

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página