Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Câmpus Sorocaba organiza o XLIII CBrAVIC
Início do conteúdo da página

Câmpus Sorocaba organiza o XLIII CBrAVIC

O Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC) acontecerá em Sorocaba (SP)

  • Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 18h01
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 12h44
  • Acessos: 9609

A Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV), com apoio do IFSP — Câmpus Sorocaba, realiza a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, o CBrAVIC 2022, entre os dias 8 e 12 de agosto, no Parque Tecnológico em Sorocaba (SP). O evento tem como tema principal “Fundamentos e Aplicações do Vácuo, na Ciência, Indústria e Tecnologia com Sustentabilidade: um olhar para o futuro”, e será composto por mini cursos, apresentação de trabalhos e palestras internacionais.

O congresso reúne pesquisadores e instituições que atuam em Ciência, Tecnologia e Engenharia na área de vácuo. O período de submissão de trabalhos será de 21 de março a 24 de abril.

Os trabalhos científicos se concentrarão nos seguintes temas: Ciência e Tecnologia de Vácuo (CTV); Ciência e Tecnologia de Plasmas (CTP); Ciência e Tecnologia de Materiais (CTM); Superfícies, interfaces e Filmes Finos (SIFF); Tratamento e Modificações de Materiais (TMM); Energia, Fontes Renováveis e Tecnologia (ERFT); Biomateriais, Biofilmes e Bioprocessos: Ciência e Tecnologia (BBBCT); Vácuo na Indústria (VA); Ciência e Tecnologia de Sensores e Dispositivos (CTSD); Nanociência, Nanotecnologia e Nanomateriais (NNN).

As colaborações internacionais estão associadas ao evento por meio da União Internacional para Ciência, Técnica e Aplicações do Vácuo (IUVSTA, na sigla em inglês). A IUVSTA é uma aunião de 33 sociedades internacionais de ciência e tecnologia que estimulam a colaboração internacional nos campos da ciência, técnica e aplicações do vácuo e tópicos multidisciplinares relacionados.

Desde 1979, pesquisadores e instituições da área de Ciência, Tecnologia e Engenharia, juntamente com a Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV), vêm organizando, anualmente, o Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC). Esse importante e tradicional evento conta com o apoio de universidades e instituições de pesquisa que congregam os principais segmentos da comunidade científica. Após dois anos de realização do evento de forma virtual, neste ano ele voltará a ser realizado de forma presencial.

Confira mais informações em www.cbravic.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página