Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP participa da produção do primeiro vinho agroecológico de São Roque
Início do conteúdo da página

IFSP participa da produção do primeiro vinho agroecológico de São Roque

Produção contou com alunos e docentes do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia

  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 10h13
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h09
  • Acessos: 7740

Dois vinhos agroecológicos produzidos a partir de uma parceria entre o IFSP, a Prefeitura de São Roque, o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), e a Secretaria de Agricultura do Estado de SP, por meio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (Apta), foram apresentados, na última segunda-feira (13), durante o evento “São Roque Agroecológico”, realizado na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD AE) da APTA Regional no município de São Roque (SP). 

Da esquerda para a direita, os representantes do IFSP no evento: Nathalia Abe (coordenadora de Pesquisa), Leonardo Pretto (coordenador do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia), Maritê Carlin (docente), William Triches (docente), Flávio Trevisan (docente), Frank Carvalho (diretor-geral do Câmpus São Roque), Anna Carolina Jardim (DAE), Fábio Lenk (docente), Adalton Ozaki (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação)

 

O vinho tinto foi produzido a partir da uva bordô, já bastante conhecida e de grande importância comercial. Já o vinho branco foi produzido a partir de uma cultivar desenvolvida na década de 1950 pelo já falecido melhorista Wilson Correa Ribas. Este material genético foi transferido da antiga Estação Experimental de São Roque (SP), atual UPD AE, para conservação em banco de germoplasma no Centro Avançado de Pesquisa de Frutas do Instituto Agronômico  (IAC), em Jundiaí (SP). A cultivar IAC Ribas é uma uva branca com sementes, de sabor neutro e agradável e recomendada para elaboração de vinho branco tranquilo ou espumante. 

Processo de produção

 

A participação do IFSP no projeto envolveu a atuação de alunos e professores do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia na implantação do vinhedo e no acompanhamento do desenvolvimento e manejo das videiras por meio de dois projetos de Iniciação Científica PIBIFSP. Os docentes também fizeram a recomendação das práticas de manejo, as avaliações semanais do vinhedo e a elaboração dos vinhos na Vinícola Bella Quinta, indicada pelo Sindusvinho. O professor Fábio Lenk afirma que “o projeto permitiu uma vivência prática ímpar aos estudantes. Eles participaram ativamente da implantação do vinhedo. Infelizmente só não participaram da colheita devido à pandemia, mas esperamos que com a normalização, eles possam participar das próximas colheitas”.

 Evento

A mesa do evento “São Roque Agroecológico” foi composta por Adalton Ozaki, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, Fernando Aparecido Pereira Leite, presidente do Sindusvinho, Guto Issa, prefeito de São Roque, e Francisco Maturro e Itamar Borges, secretário Executivo e secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, respectivamente.

Após as falas das autoridades, professor Fábio Lenk apresentou o panorama mundial da viticultura agroecológica e as características da safra 2020. O processo de elaboração dos vinhos foi apresentado pelo produtor Gustavo Camargo Borges. O professor Willian Triches conduziu uma degustação explicando as características dos vinhos e, na sequência, Wilson Tivelli palestrou sobre as principais ações de manejo agroecológico e pesquisas executadas ao longo do projeto. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página