Você está aqui: Página inicial > Notícias > IFSP busca parceria com Instituto Nacional de Educação de Surdos

IFSP busca parceria com Instituto Nacional de Educação de Surdos

A ideia é ofertar cursos de formação em LIBRAS aos servidores do IFSP

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h11
  • Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h39

A equipe da pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional se reuniu na última sexta-feira (5) com representantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O objetivo principal da reunião foi de buscar parceria visando à ampliação de ofertas de vagas em cursos de formação e aperfeiçoamento em LIBRAS para servidores do IFSP.

Participaram da reunião o pró-reitor, Bruno Luz (PRD), os servidores Guilherme Leite (DGP), Priscila Cabreira (DADP), Cristiane Ladeira (CFOR), além dos representantes do INES, Ana Paula Figueiredo (Convênios), Rejane da Silva (Chefe da DFCRH), bem como Ramon Linhares (tradutor-intérprete de LIBRAS).

Ao longo da conversa diversos temas foram abordados, como, por exemplo, a possibilidade de implantação de novos polos de oferta do curso de graduação em Pedagogia Bilíngue pelo INES no estado de São Paulo. Atualmente, o INES oferece curso em apenas um polo no estado, que está sendo transferido da UNIFESP para o IFSP – Câmpus Jacareí. Bruno se colocou à disposição para discutir a ampliação desses polos no estado utilizando infraestrutura dos câmpus do IFSP.

A equipe do INES demonstrou ser possível uma colaboração junto ao corpo docente de LIBRAS do IFSP a fim de uma construção conjunta de cursos de formação para a comunidade interna do IFSP, dispondo de sua expertise na área.

O pró-reitor destacou uma importante demanda institucional, que é oferecer formação na área aos nossos técnicos administrativos e docentes, considerando inicialmente viabilizar a formação daqueles que atuam no primeiro atendimento à comunidade surda em nossos câmpus, como os servidores da secretaria acadêmica.

A previsão é que as tratativas continuem avançando nas próximas semanas, vislumbrando-se possíveis ações e acordos entre as partes.