Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Estudantes do IFSP são medalhistas da OBA e MOBFOG
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP são medalhistas da OBA e MOBFOG

Olimpíada e Mostra de foguetes foram realizadas em maio 

  • Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 18h26
  • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 16h49
  • Acessos: 10627

Dezenas de estudantes do IFSP conquistaram medalhas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), eventos realizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).  

Em 2021, a OBA foi realizada de forma virtual, entre os dias 27 e 28 de maio. A lista de medalhistas foi divulgada no último fim de semana, e os alunos com melhor desempenho poderão participar das seletivas que escolherão aqueles que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais no ano de 2022. 

Alunos do Câmpus São Miguel Paulista realizando o lançamento de foguete

 

A Mobfog contou com duas modalidades de lançamento de foguetes: a real e a virtual. Nos lançamentos reais, os alunos tinham que lançar seus foguetes, construídos com garrafas PET a fim de obter o maior alcance horizontal possível. Já na modalidade virtual, as equipes projetaram seus foguetes através do software OpenRocket com o objetivo de obter o maior apogeu possível. 

O IFSP teve alunos medalhistas nos câmpus Avaré, Birigui, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Catanduva, Cubatão, Hortolândia, Ilha Solteira, Piracicaba, São João da Boa Vista, São Miguel Paulista, Sorocaba e Suzano. Conheça os estudantes e os professores responsáveis pelas equipes de cada unidade do Instituto. 

Câmpus Avaré 

No Câmpus Avaré, cinco alunos, todos do curso técnico Integrado em Mecatrônica, foram medalhistas na OBA. Os estudantes Camila Li, Daniel Huber, Pedro Augusto Codognhoto dos Santos e Rafael Campideli Hoyos conquistaram a medalha de ouro, e Marcos Alexandre de Oliveira Lima ficou com a prata. 

O responsável pela organização das competições no câmpus foi professor Gustavo Pio Marchesi Krall Ciniciato. 

Câmpus Birigui 

Birigui teve seis medalhistas, todos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ficaram com a medalha de ouro na OBA os estudantes Davy Albert Dutra de Andrade; Pedro Henrique de Marais Mota e Pedro Henrique Freitas Balduci, que também ficou com a prata na Mobfog, juntamente com os alunos Kamilly Victória Pédi Fontanetti, Lívia Pinatti Silva e Vinícius Rocha Caetano. 

 O professor responsável foi Fabrício Trombini Russo. 

Câmpus Bragança Paulista 

Em Bragança, a aluna Ana Maria Yukie Sasajima, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Mecânica, foi medalhista de prata na OBA e de bronze na Mobfog. No ano passado, Ana havia conquistado a medalha de bronze na OBA. O responsável pelo acompanhamento dos alunos no câmpus foi o professor Maurício Costa Carreira. 

Câmpus Campinas  

O Câmpus Campinas teve três medalhistas na OBA. Vinícius Dos Santos Ribeiro (4º ano do curso Integrado em Eletrônica) conquistou a medalha de ouro, e Gustavo Cardozo, aluno do 1º ano do mesmo curso, ficou com o bronze. Damaris Cristina dos Santos (3° ano do Técnico Integrado em Informática) foi medalhista de prata. 

O professor responsável foi Clewton Luis Ferreira da Fonseca.

Câmpus Capivari .

No Câmpus Capivari, os alunos Lívia Nascimento Peressim (3º ano do curso Técnico Integrado em Quimica) e Leonardo Jaques Franco (1º ano do curso técnico Integrado em Informática), conquistaram, respectivamente, medalhas de ouro e de prata, na OBA. 

Cleidson Santiago de Oliveira e Elizabeth Machado Baptestini Andrade foram os professores responsáveis. 

Câmpus Catanduva 

O Câmpus Catanduva teve quatro medalhistas na OBA. Alison Neri e Guilherme Martinez, do curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao ensino médio, conquistaram medalhas de ouro. Já os alunos Breno Henrique da Silva, do Técnico Integrado em Mecatrônica, e Vinicius Oliveira do Técnico Integrado em Quimica, ficaram com medalhas de prata. 

O professor responsável foi Guilherme Nery Prata. 

Câmpus Cubatão 

O Câmpus Cubatão teve uma medalhista de ouro na OBA, a aluna Beatriz Miranda Bezerra, do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio. O professor responsável foi Marciel Silva Santos. 

Câmpus Guarulhos

No Câmpus Guarulhos foram seis medalhistas. O aluno Rogério Alcântara Feitosa (1° ano do Técnico Integrado em Mecatrônica) conquistou a medalha de ouro e os estudantes Gabriela Araújo Munhoz e Jhonnata Lorusso (ambos do 2°ano do Técnico Integrado em Informática) levaram a prata na OBA.

Na Mobfog, Luciano Nunes da Costa Junior, Renan Siqueira dos Santos e Thiago Pinto Martins (todos do 3°do ano do Técnico Integrado em Informática), ficaram com a medalha de bronze. A professora responsável pela competição no campus foi a Aline Ribeiro Sabino.

Câmpus Hortolândia 

Hortolândia teve um total de seis medalhistas. Os estudantes Caio Augusto de Lima, do curso Técnico em integrado em Automação, e Mateus Rodrigues de Miranda, do curso Técnico Integrado em Mecânica, foram medalha de prata na OBA, enquanto os alunos Danielle dos Santos Chagas, Isadora Caroline Deodato, Samuel Sousa Silva e Zainy Cristina Cipriano, todos do curso Técnico em Integrado em Mecânica, conquistaram a medalha de bronze na Mobfog virtual.   

Os professores responsáveis no câmpus foram Huyrá Araújo, Marcelo Camponez e Flávio Barros. 

Câmpus Ilha Solteira 

Em Ilha Solteira, o aluno Walkinson Collares Rodrigues Archila, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Edificações, conquistou a medalha de ouro na OBA. O professor Anderson Augusto Freitas foi responsável pela competição no câmpus.

Câmpus Piracicaba 

O Câmpus Piracicaba obteve um total de 15 medalhas.  Na OBA, os alunos Lucas Barboza de Mori conquistou a medalha de ouro, e Lucas Rossato ficou com a medalha de prata. Ele também foi prata na modalidade real da Mobfog.   

Os estudantes Ana Lívia Castorino, Sabrina Moraes, Vitória Caroline da Silva Mata, Caio Giraldelli Ulrich e Thiago Augusto Ribeiro conquistaram a medalha de bronze na Mobfog real. 

Na Mobfog virtual todos os participantes conquistaram medalhas de bronze: Gabriel Matheus de Souza, Lucas Rossato, Lívia Fabianny Silva Tavares, Brenda Rodrigues Silva, Lucas Barboza de Mori, Marcos Joel Santamaria da Silva e Kaiki Rogério Fernandes. 

O responsável pelo acompanhamento dos estudantes na competição foi o professor Marcelo Cardinali, com o apoio dos professores Natanael e Nelio Henrique Nicoleti. 

Câmpus São João da Boa Vista 

O Câmpus São João da Boa Vista teve três medalhistas de ouro na OBA, os alunos: Daniel Ferrareto Lourenço Borghetti Rodrigues, Felipe Gabriel Courel Souza e Luis Gabriel Belotti, todos do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao ensino médio.  

O professor Márcio Roberto Martins foi o responsável pela aplicação das provas no câmpus. 

Câmpus São Miguel Paulista 

No Câmpus São Miguel Paulista foram 13 medalhitas. As alunas Laura Araujo Pastene Medalha e Monique Nunes da Silva, do curso Técnico Integrado em Produção em Áudio e Vídeo, e o aluno Pedro Henrique Gomes Mendonça, do Técnico Integrado em Informática para Internet, ficaram com a medalha de ouro na OBA.  

Os estudantes Eduardo Henrique dos Santos, Gustavo Roberti Domingos Ferreira e Pedro Henrique Gomes Mendonça, todos do Técnico em Informática para Internet, ficaram com medalhas de prata na Mobfog real. Esses mesmos estudantes conquistaram prata na modalidade virtual, assim como a aluna Laura Araujo Pastene.  

E ficaram com a medalha de bronze na Mobfog virtual os estudantes Maria Eduarda dos Santos, Déryk Miguel Vieira Maia e Felipe Marciel Bonfim de Araújo, todos do curso Técnico Integrado em Informática para Internet.  

O professor Luciano Kiwamen foi o responsável pela competição no câmpus. 

Câmpus Sorocaba 

No Câmpus Sorocaba, dois alunos foram medalhistas na OBA. Jéssica Corrêa Reis (2° ano do curso Técnico Integrado em Administração) conquistou a medalha de prata e Gabriel Setti de Almeida (3° ano do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica) ficou com o bronze. 

Na Mobfog virtual o câmpus conquistou quatro medalhas de bronze. Os medalhistas foram os alunos Daniely Ruiz Gomes, Matheus Henrique Silva Souza e Sara Felisbino, do 3° ano do curso Técnico Integrado em Administração; Emily Kaori Uehara Soares e Otávio Henrique Pampolha Bezerra, estes do 3° ano do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica.  

Equipe responsável pelas competições é composta pelos professores Diego Rafael Nespeque Correa, Salatir Rodrigues Junior e João Lúcio de Barros. 

Câmpus Suzano 

O Câmpus Suzano teve cinco medalhistas na OBA. Patricky Kenji Yamanaka, aluno do 1º ano do curso Técnico Integrado em Quimica, Guilherme Fortunato Miranda e Marcus Vinicius Delatore Filho, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Automação, ficaram com o ouro.  

Já os estudantes Felipe Antônio dos Santos Cotrim, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Quimica, e Henry Luciano de Barros Silva, que cursa o 3º ano do técnico integrado em Automação, ficaram com a prata.  

Os professores responsáveis pela equipe são Cleide Rizzatto, Adriel Sartori e Mônica Biancolin. 

Sobre a OBA e a Mobfog 

A OBA e a Mobfog visam fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, diretores, pais e escolas. 

Saiba mais em: http://www.oba.org.br/site/  

registrado em:
Fim do conteúdo da página