Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Professor têm artigo publicado em periódico internacional com Qualis A1
Início do conteúdo da página

Professor têm artigo publicado em periódico internacional com Qualis A1

O artigo foi desenvolvido em colaboração com pesquisadores da UFF e CEFET-RJ

  • Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 10h17
  • Última atualização em Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 11h37
  • Acessos: 9583

O docente Marques Moreira de Sousa (Câmpus Campos do Jordão), doutor pela UFF (Universidade Federal Fluminense), sob a supervisão e orientação dos professores Luiz Satoru Ochi (UFF), Simone de Lima Martins (UFF) e Pedro Henrique González (CEFET-RJ), desenvolveu o artigo "A hybrid iterated local search heuristic for the traveling salesperson problem with hotel selection", publicado no periódico internacional "Computers & Operations Research", da Editora Elsevier. O periódico é classificado com Qualis A1 e indexado com grande fator de impacto (3.424).

O trabalho teve como objetivo a construção de um algoritmo otimizado para geração de rotas para o Problema do Caixeiro Viajante com Seleção de Hotéis, clássico problema de Otimização onde é necessário definir uma rota para o Caixeiro, bem como hotéis que serão utilizados em seu percurso de modo a minimizar o tempo total percorrido. O problema pode ser aplicado a diversos setores da economia, com ênfase em problemas logísticos que envolvem a distribuição de produtos e/ou serviços para um conjunto de clientes. 

A pesquisa foi desenvolvida pelo docente durante o período em que foi aluno de doutorado da Universidade Federal Fluminense e reforça a importância da colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições, contribuindo também para o processo de internacionalização e reconhecimento do IFSP. 

O artigo completo publicado online pode ser acessado gratuitamente até a data de 26/03/21 pelo aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página