Você está aqui: Página inicial > Notícias > Mensagem do Reitor do IFSP

Mensagem do Reitor do IFSP

• Publicado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 11h56
  • Última atualização em Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 12h07

O ano de 2020 será marcado pelo que a Organização Mundial da Saúde definiu como a “maior crise sanitária mundial de nossa época”.
Pelas necessárias medidas de distanciamento e outros fatores que agravam o quadro econômico e social, tivemos instaurada uma crise humanitária.

A Educação, baseada na sociabilidade, recebeu forte impacto. Em maio, os dados da UNESCO apontaram que aproximadamente 1,3 bilhões de estudantes foram afetados pelo fechamento de escolas, correspondendo a 72,4% do total de estudantes matriculados no mundo.
O IFSP precisou criar novos procedimentos e estratégias para manter o vínculo entre sua comunidade e dar continuidade ao ensino público de qualidade nesse período, tendo por premissa a defesa da vida e a segurança de servidores e estudantes.

Além das várias ações voltadas ao Ensino, incluindo a adequação para o ensino remoto emergencial, a viabilização de auxílio conectividade, alimentação, novas ferramentas digitais e formação para seu uso, o IFSP também cumpriu sua função social realizando ações de combate e mitigação dos efeitos da pandemia, como produção e distribuição de álcool, máscaras, protetores faciais, desenvolvimento e manutenção de respiradores, além de editais, bolsas, ações de extensão, pesquisa e inovação orientadas para contribuir com a sociedade na superação das dificuldades impostas nesse período.

Foi um ano de enormes desafios, mas também grandes conquistas. Realizamos o processo eleitoral para Reitoria e Direção de 36 câmpus de maneira inédita, de forma digital, garantindo um processo transparente que, mais uma vez, fortaleceu a democracia no IFSP, a qual foi defendida em conjunto com as demais instituições de ataques externos ao longo de 2020.

Ampliamos o número de bolsas em programas de pesquisa e iniciação à docência, fomos aprovados como polo de Inovação Embrapii, firmamos novos acordos de cooperação, aprovamos novos cursos, realizamos diversos investimentos com uma gestão competente do orçamento, executamos políticas de capacitação e implementamos ações para melhor atendimento ao servidor.

São tantas realizações que não cabem numa mensagem de final de ano. São justamente do tamanho do IFSP, o maior Instituto Federal do país.
Foi um ano muito difícil, e deixo aqui a lembrança dos colegas que perdemos, e meus sentimentos aos que tiveram perdas ou estiveram doentes.

Essa lembrança também deve reforçar nosso compromisso com a Ciência e o conhecimento, e nossa função social como instituição pública.

Numa jornada em que não conhecemos o destino e o caminho precisa ser construído, o mais importante tem sido a companhia, ou seja, poder estar com a comunidade do IFSP, servidores, trabalhadores das empresas prestadoras de serviço, estudantes e familiares.

Por tudo isso espero que continuemos nossa jornada em 2021, separados agora, para estarmos juntos adiante. E desejo um excelente ano novo para toda nossa comunidade.

Eduardo Antonio Modena
Reitor IFSP