Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Radar IFSP: conheça as ações da Instituição para o combate da Covid-19
Início do conteúdo da página

Radar IFSP: conheça as ações da Instituição para o combate da Covid-19

Com as atividades acadêmicas presenciais suspensas desde 14 de março, o IFSP tem se desdobrado para contribuir efetivamente para a superação da maior crise sanitária mundial de nossa época, como apontado pela Organização Mundial da Saúde. 

  • Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 14h59
  • Última atualização em Terça, 05 de Mai de 2020, 14h36
  • Acessos: 10940

Apesar de afetar a todos, a pandemia, que também desencadeou uma crise humanitária, afeta cada um de maneira singular. As desigualdades sociais, econômicas, étnico-raciais e de gênero continuam sendo evidenciadas durante esse momento único, conforme aponta nota da reitoria divulgada nessa terça-feira, 28 (veja a nota aqui).

Diante desse cenário que requer dedicação conjunta, servidores e alunos voluntários, aliados à iniciativa pública e privada, e doações e voluntariado de civis, têm colocado em prática toda sua expertise para produção de diferentes tipos de álcool, máscaras e faces shields, manutenção e desenvolvimento de respiradores. De acordo com o reitor Eduardo Modena, todas as ações são uma forma de retribuir à sociedade o investimento de cada cidadão no Instituto Federal de São Paulo. 

Além das iniciativas citadas, o IF está preocupado com a comunidade do entorno dos seus 36 câmpus em diferentes regiões do estado de São Paulo que viram sua renda diminuir drasticamente. Editais de diferentes pró-reitorias e da Agência Inova visam oferecer alternativas de trabalho, apoio e incentivo para profissionais e empresas.

Nossos alunos estão sendo assistidos por meio de material de apoio para que continuem a estudar em casa e mantenham uma rotina que ajude não apenas no constante ganho de conhecimento, mas, sobretudo, a manter a saúde física e mental diante de uma situação nunca vivida. 

A formação integral oferecida pelo IFSP, preocupada em contribuir para a preparação do caráter e da personalidade de cada aluno enquanto cidadão, tem exaltado seus frutos nesse período. Mesmo em casa, nossos discentes têm se mobilizado como podem para ajudar o próximo. “Vi na minha empresa de impressão 3D a oportunidade de confeccionar a haste para as faces shields, usadas pelos profissionais de saúde. A demanda na empresa está bem baixa no momento, mas mesmo para os poucos pedidos recebidos, explicamos que nossa prioridade agora é a produção de máscaras para doação”, afirma Rafael Albino, aluno de Engenharia Mecânica do IFSP. Além da produção de equipamentos de proteção, os alunos estão se mobilizando para arrecadar alimentos e oferecer assistência às pessoas em situação de vulnerabiliade social. 


Por meio de grupos de trabalho formados para discutir e decidir medidas no âmbito do IFSP no período da pandemia, a Instituição continua trabalhando para ajudar toda sua comunidade e toda a sociedade brasileira a vencer o Covid-19. Veja no Radar IFSP, algumas das ações promovidas pelo Instituto Federal. Acompanhe todas as atividades da Instituição em www.ifsp.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página