Você está aqui: Página inicial > Notícias > Aluna do Câmpus Votuporanga realiza intercâmbio em universidade portuguesa

Aluna do Câmpus Votuporanga realiza intercâmbio em universidade portuguesa

A estudante Lara Guizi Anoni, do 3º ano do curso de Engenharia Civil do Câmpus Votuporanga do IFSP, retornou recentemente do intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Contemplada em chamada pública da Arinter em 2018, Lara garantiu sua vaga no Programa de Mobilidade Internacional por ter o maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 11h38
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 13h24

Durante o primeiro semestre letivo de 2019, Lara cursou disciplinas no IPB teve a oportunidade de conhecer outros países na Europa e na África em sua primeira experiência internacional. "Foi minha primeira vez fora do meu País, longe de casa, da família e dos amigos. Eu parti cheia de medos, mas vibrando de expectativas, que foram facilmente superadas", revela.

Marrocos foi o país preferido entre os visitados por Lara

Os estudantes foram recebidos na universidade com uma cerimônia de boas-vindas, onde conheceram as recomendações e regras da instituição. "Eu estava surpresa com o tamanho da universidade e com a diversidade de alunos, de mais de cem nacionalidades diferentes. Nas primeiras semanas, eu já tinha me acostumado com o frio da região montanhosa de Bragança e com os professores falando um português totalmente diferente do que meus ouvidos estavam habituados", relata.

Encantada com as belezas da nova cidade, a estudante conta que levava o dobro do tempo normal entre o alojamento e a universidade "só para apreciar a beleza do lugar abarrotado de flores coloridas que enchiam o ar com seu perfume, árvores frutíferas, praças com seus majestosos chafarizes e o Rio Fervença com seu barulhinho de água corrente que era como música para a cidade tranquila".

Durante o intercâmbio, que teve início em fevereiro, Lara teve a oportunidade de viajar para outros países da Europa e também da África. "Voltei para o Brasil e uma metade de mim ficou em Bragança. A metade que voltou não é mais a mesma daquela que entrou num avião há cinco meses atrás", afirma.  "Acredito que as maiores e mais marcantes experiências da minha vida aconteceram durante esse intercâmbio. Com certeza, ganhei muito em conhecimento, não só acadêmico, mas também histórico, cultural, pessoal e interpessoal, por meio do convívio com tantas pessoas de diferentes lugares do mundo, respeitando, entendendo e cedendo nessas novas relações", reflete.

Por fim, Lara, que também foi aluna do ensino médio no Câmpus Voturoporanga, se diz muito grata pela experiência. "Por esse e muitos outros motivos, sou grata ao IFSP por me proporcionar essa oportunidade única que se tornou um divisor de águas em minha vida."