Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Institucional > IFSP > Desenvolvimento Institucional > DADI > Gestão de Riscos
Início do conteúdo da página

Gestão de Riscos

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 18h58 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 12h44 | Acessos: 32021

A Gestão de Riscos Corporativos é definida como um processo realizado tanto pela alta gestão, como pelos colaboradores, com o objetivo de encontrar na organização como um todo, eventualidades que possam afetá-la, realizando a administração dos riscos, de forma que permaneçam compatíveis com o nível de risco que ela esteja disposta a assumir, visando o cumprimento dos seus objetivos de forma mais satisfatória possível (COSO ERM, 2004).

No caso do setor público, a gestão de riscos adota comportamento parecido, porém adequado às características e natureza da atividade, utilizada como mais uma ferramenta para aumentar o controle interno e a governança.

Segundo a Instrução Normativa Conjunta (INC) n.º 01/2016, de 10 de maio de 2016, do Ministério do Planejamento (MP) e da Controladoria-Geral da União (CGU), são objetivos da Gestão de Riscos:

  1. Assegurar que os responsáveis pela tomada de decisão, em todos os níveis do órgão ou entidade, tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais está exposta a organização, inclusive para determinar questões relativas à delegação, se for o caso;
  2. Aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos a níveis aceitáveis; e
  3. Agregar valor à organização por meio da melhoria dos processos de tomada de decisão e do tratamento adequado dos riscos e dos impactos negativos decorrentes de sua materialização. 

Com base nestas orientações, em 2018, iniciamos o levantamento de riscos através do Escritório de Processos, que atua como assessoria especial de gestão de riscos e processos por meio da portaria n.º 936, de 22 de março de 2018, que instituiu o Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo (cgirc/ifsp).


UNIDADE DE GESTÃO DOS RISCOS

Em janeiro de 2023, por meio da PORTARIA N° 0239/IFSP, o IFSP instituiu a Unidade de Gestão dos Riscos (UGR) do IFSP designando a Coordenadoria do Escritório de Processos (CEPR-PRD) como a responsável pela UGR no âmbito do IFSP.

 


RISCOS À INTEGRIDADE

Em 2021 para elaboração do plano de integridade foi realizado o mapeamento dos riscos à integridade nas áreas do IFSP, esse mapeamento é dinâmico e será atualizado em planilha disponível no link abaixo. À medida em que novos mapeamentos forem realizados serão agregados à planilha.

 

 

Fim do conteúdo da página