Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > Câmpus Sertãozinho participa do Festival Internacional Pint of Science
Início do conteúdo da página

Câmpus Sertãozinho participa do Festival Internacional Pint of Science

Evento busca proporcionar discussões cientificas fora do ambiente acadêmico

  • Publicado: Quinta, 06 de Mai de 2021, 17h22
  • Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 17h28
  • Acessos: 7321

Câmpus Sertãozinho do IFSP participará do Festival internacional Pint of Science, que será realizado online em diversos países, nos dias 17, 18 e 19 de maio. 

Em Sertãozinho o evento contará com duas mesas redondas: “Inteligência Artificial: eu devo me preocupar com essa "coisa"?” (dia 18/05) e “Presente, passado e futuro da ciência cervejeira” (dia 19/05). A programação e todas as informações sobre o festival estão disponíveis aqui .

O evento será transmitido por meio do canal do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Cervejeira (GPCERV). E é aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

festival nasceu na Inglaterra, em 2012, idealizado por pós-doutorandos que acreditavam ser necessário proporcionar discussões cientificas fora do ambiente acadêmico, em locais descontraídos como bares e restaurantes e cafés.  A ideia era tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal. Portanto, objetivo é levar conhecimento científico à população, de uma forma descomplicada, possibilitando que as pessoas esclareçam suas dúvidas diretamente com quem faz ciência. O festival acontece durante três dias, anualmente, e de forma simultânea em diversos países do mundo.  

Em 2019, o festival contou com 85 cidades no Brasil com público de mais de 34 mil pessoas. Em 2020, devido a pandemia, a edição precisou ser remodelada e em 2021 será realizada de forma virtual. Esta será a primeira vez que o IFSP participa do evento.  

O professor Jean Rodrigues é o coordenador local do festival e contou que o evento conta com o apoio do Câmpus Sertãozinho, por meio do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Cervejeira (@gpcerv) do Grupo de Pesquisa Automação Inteligente de Sistemas Robóticos, além de parceiros de outras instituições, como USP Ribeirão Preto, IF Sul de Minas e pesquisadores do setor privado. “Nossa motivação é mostrar que, sem ciência, tecnologia e inovação não existe desenvolvimento”, contou. 

O coordenador afirma que o Pint of Science tem o relevante papel de aproximar as pessoas em torno de temas de ciência e tecnologia. “Acredito que a participação do IFSP promovendo o evento em Sertãozinho traz um importante canal de relacionamento com outras instituições, pesquisadores, empresas e, principalmente, com a comunidade”, disse Jean. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página