Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > Eleições Consup: CEC orienta sobre Comissões Locais
Início do conteúdo da página

Eleições Consup: CEC orienta sobre Comissões Locais

Comissões locais organizarão os processos eleitorais para novos conselheiros  

  • Publicado: Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 12h14
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 17h58
  • Acessos: 13649

De acordo com Código Eleitoral aprovado pelo Conselho Superior (Consup), em reunião extraordinária no dia 2 de fevereiro, no período de 10 a 20 de fevereiro será realizada a composição das Comissões Eleitorais Locais, o processo será organizado pela Comissão Eleitoral Central (CEC), definida pela Resolução nº 429/2021. E definirá comissões locais específicas em cada câmpus e para a reitoria, que irão coordenar o processo de consulta para novos conselheiros.

A Comissão Eleitoral de cada câmpus será constituída por no mínimo seis membros, sendo dois de cada segmento da comunidade acadêmica, e seus respectivos suplentes. A fim de orientar e esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo de formação das comissões locais, a CEC divulga um documento com informações sobre o processo. Leia abaixo:

Comunicado CEC nº 1/2021 - Orientações gerais para a formação das comissões eleitorais locais do IFSP

Comunicado CEC nº2/2021 - Orientações gerais para a formação das comissões eleitorais locais do IFSP

Os processos de escolha da equipe que comporá a Comissão Local deverão ser realizados por eleições, ou, na ausência de mais interessados do que o número de vagas, por indicação direta do diretor-geral.

É muito importante uma divulgação extensiva dos processos, bem como da forma de procedimento deles.

Algumas restrições para os componentes das Comissões Eleitorais Locais precisam ser cumpridas, por determinações legais ou motivos de bom senso, visto que essas Comissões devem, além de organizar as consultas locais, julgar em primeira instância recursos que lhes sejam passados. Detalhando estas restrições:

  • Não ser candidato (a) nesta eleição;
  • Não ser parente até terceiro grau de candidato, caso provenham do mesmo câmpus.
  • Não estar politicamente vinculado (a) a candidatos ou figurar como apoiador(a) ativo(a) (pedindo votos, criticando candidatos...) de grupos ou candidatos.

Ouras informações devem ser solicitadas pelo e-mail  .

registrado em:
Fim do conteúdo da página