Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > Alunos do IFSP são medalhistas da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento

Equipe do Câmpus Guarulhos ficou entre as melhores da OIMC e recebeu medalha de bronze

• Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 14h03
  • Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 14h10

Um grupo de alunos do Câmpus Guarulhos ficou entre os melhores colocados e recebeu medalha de bronze na Olímpiada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC). A equipe Math Masters Club (MMC) é formada pelos alunos Kauan Cunha da Silva, Igor Leandro Costa Bringel, João Vitor Silva Luna, Milton Oliveira da Cruz e Gabriel Ribeiro dos Santos, todos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Mecatrônica; e a aluna Gabriela Araújo Munhoz, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Informática para a Internet.

O professor Emanoel Fabiano Menezes Pereira foi o orientador da equipe e responsável por inscrever o grupo. Ele conta que foi dos alunos a iniciativa de participar na competição. “Eles geriram tudo, organizaram grupos de pesquisa, leram o regulamento inteiro e me passaram. Até quando tinha reunião de professores com a organização, eles que me avisavam”, contou.

Kauan Cunha da Silva é capitão da equipe. Segundo ele, a maioria dos integrantes tinha feito a prova da OBMEP e mesmo os que nunca haviam participado de uma competição de conhecimentos estavam bem animados com a oportunidade de participar da olimpíada. “Foi uma experiência bem prazerosa, porque todos estavam dispostos a estudar bastante. Organizamos uma rotina de estudos de segunda a sexta e acho que o maior aprendizado da competição foi em relação à disciplina e à organização”, afirmou.

Puderam participar da OIMC estudantes do 4º ano do ensino fundamental até o 1º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares de todo o país. A competição é dividida em três fases. A primeira etapa, multidisciplinar, contou com uma pesquisa de conhecimentos gerais para a obtenção de dados que foram utilizados na resolução das questões de matemática e com a resolução de desafios matemáticos. A equipe do Câmpus Guarulhos passou para a segunda fase e conquistou uma boa colocação, mas não conseguiu vaga para a última fase, que será realizada em Pequim, na China.