Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > Eleições para Reitor e Diretores: servidores podem se inscrever para grupos técnicos

Comissão técnica formada por servidores da área de informática será responsável pelo sistema de votação

• Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 19h53
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h20

Devido à excepcionalidade provocada pela pandemia de Covid-19, o processo eleitoral para reitor e diretores gerais do Instituto Federal de São Paulo seguirá o rito virtual e terá votação eletrônica, online, realizada por meio do Sistema Helios Voting, respeitando as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos regulatórios. Servidores da área de informática podem se inscrever, até 22 de setembro,  conforme regras descritas na Chamada Pública 01, Chamada Pública 02 e Chamada Pública 03, para compôr comissão técnica responsável pelo sistema de votação, com atribuições descritas nos editais de chamamento.

O sistema de votação online adotado pelo Instituto Federal de São Paulo possui as seguintes características:
I – sigilo: o sistema não permite interferências de terceiros para fins de violação do sigilo do voto;
II – privacidade: garante a criptografia dos votos, de maneira que não seja possível sua identificação ou violação de informações;
III – rastreabilidade: fornece, para cada eleitor, um número rastreável de seu voto, permitindo a checagem, por ele, se o voto foi devidamente depositado, além de registrar o IP do dispositivo utilizado pelo votante;
IV – integridade dos dados: garantir que os votos não sejam alterados ou excluídos por terceiros;
V – apuração dos votos: permitir a apuração bruta dos votos, de maneira automática, para o cargo de Reitor;
VI - comprovação: permitir auditoria, por se tratar de um software de código aberto, passível de ser verificado pela comunidade escolar e/ou comunidade externa.

O período de campanha para o primeiro turno da eleição será entre os dias 17 de setembro e 12 de outubro. A data prevista para o primeiro turno é 13 de outubro, o resultado da apuração será divulgado em 16 do mesmo mês.

Eleição nos câmpus avançados

Conforme já divulgado, a reitoria do IFSP publicou a Portaria 3.177, que indica uma forma de consulta diferenciada para os câmpus avançados Jundiaí, Tupã, Ilha Solteira e São Miguel Paulista, no tocante à escolha dos seus novos diretores-gerais.

Como o Decreto 6986/09, que regulamenta as consultas para diretores-gerais de câmpus nos Institutos Federais, não abrange os câmpus avançados, é ato discricionário do reitor a indicação destes diretores, independentemente do tempo de existência destes câmpus. No entanto, a atual gestão do IFSP adotou a política de realizar consultas democráticas com as comunidades de câmpus com mais de dois anos de funcionamento.

Desta forma, conjuntamente aos processos deflagrados para a eleição de reitor e diretores gerais de câmpus, haverá consultas para os câmpus avançados anteriormente citados. O Código Eleitoral para a escolha de diretores-gerias dos câmpus avançados segue o mesmo cronograma das eleições de diretores-gerais dos demais câmpus do IFSP, com alterações pertinentes em algumas regras do processo, que podem ser conferidas em código específico disponível abaixo.

Para informações completas, Clique aqui e acesse os códigos eleitorais e todos os documentos do Processo Eleitoral.