Meu câmpus tem: Teletandem Brasil

Projeto reúne alunos que desejam aprender inglês com estrangeiros que estão aprendendo português

• Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 16h31
  • Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 09h33

Conectar estudantes de diferentes países para promover o aprendizado colaborativo de idiomas é o objetivo do projeto Teletandem Brasil, que começou a ser desenvolvido no Câmpus Avançado Ilha Solteira, em agosto de 2020.

Por conta do isolamento causado pela pandemia de Coronavírus, a professora Cíntia Martins Sanches acreditou que este seria um bom momento para implementar o projeto no câmpus. Para isso ela submeteu a proposta ao edital para tempos de pandemia do pró-reitoria de Extensão e conseguiu seis bolsas de estudo para que alunos do câmpus participassem do projeto durante o segundo semestre de 2020.

O Teletandem Brasil é um projeto grande que já existe há 14 anos na UNESP (Assis, Araraquara e São José do Rio Preto) e proporciona a aprendizagem de línguas em conjunto envolvendo pares de falantes nativos ou não nativos de diferentes línguas trabalhando em colaboração para aprender a língua um do outro.

No Câmpus Ilha Solteira, a parceria envolve a aprendizagem da língua inglesa. A primeira parceria foi com a Australian National University (ANU), e a partir desse acordo foi possível oferecer 14 vagas para interação com os alunos australianos, sendo elas distribuídas entre os estudantes do câmpus e membros da comunidade externa. Cada participante tem um parceiro da ANU, e eles se encontram, por meio de aplicativos de comunicação, durante uma hora por semana. Nesse período conversam metade do tempo em português, e a outra metade, em inglês. O diálogo ocorre sobre temas sugeridos pelas professoras coordenadoras do projeto.

A proposta do projeto é facilitar a interação entre dois estudantes para que se ajudem mutuamente, contribuindo para um melhor aprendizado sobre a cultura e o idioma estudado por cada um deles.  Além disso, ele dialoga com a comunidade externa, não só com a participação dos integrantes do projeto, mas também por meio de eventos mensais que serão transmitidos ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook do Câmpus Avançado Ilha Solteira, com palestras sobre o projeto.

As experiências dos integrantes do Teletandem podem ser acompanhadas na página do Facebook “Projeto Teletandem Brasil - IFSP Ilha Solteira”; nela os estudantes postam prints de suas interações e um relato reflexivo sobre a experiência que tiveram em cada semana.

Confira o vídeo com a apresentação do projeto aqui.

Como enviar um vídeo?

Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos com duração de, no máximo, um minuto e meio, que devem ser gravados com uma filmadora ou a câmera do celular. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.
As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente). Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo.

Após gravar o vídeo, faça o upload do material bruto (sem a inserção de legendas, trilha sonora e imagens sobrepostas) e de arquivos (fotos ou outras informações) referentes ao projeto na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail .

Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (https://www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (https://drive.google.com).

Lembre-se de que o material deve ser enviado sem edição.

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail  .