Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > Live discutirá depressão, pandemia e quarentena
Início do conteúdo da página

Live discutirá depressão, pandemia e quarentena

Bate-papo virtual com psicólogo do IFSP acontece nesta quarta (01), às 14h; acompanhe aqui

  • Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 17h53
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 15h21
  • Acessos: 10641

O psicólogo Paulo Vaz Ferreira Filho, servidor da pro-reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFSP, fará uma live nesta quarta-feira (1ª), às 14h, para falar da problemática da depressão em tempos de pandemia e quarentena. Toda a comunidade pode participar do bate-papo virtual, que será transmitido ao vivo por meio do canal do IFSP no YouTube. Haverá um espaço para que as pessoas possam fazer perguntas e tirar dúvidas, no final da live.

Paulo relata que decidiu discutir o tema porque vários servidores e alunos, alguns do seu convívio pessoal, foram procurá-lo para conversar sobre essa pressão emocional que estão sentindo. “Comentaram sobre certo desânimo, irritabilidade, tendência a comer mais e outras modificações de humor... Pensando sobre esses sofrimentos, praticamente envolvendo todos na pandemia, considerei importante trocar ideias com a comunidade para que haja uma percepção consciente e ações que melhorem o bem estar (ao menos emocional)”, contou.

 O psicólogo disse ainda que realizou uma rápida pesquisa, com 120 indivíduos, que mostrou as suas principais preocupações: a falta de encontros presenciais entre familiares e parentes; o medo de contrair o vírus; a ansiedade sobre quando acabará essa situação crítica.

Além disso, segundo Paulo, as pessoas relataram problemas por ter alguns hábitos de vida alterados e outros quase perdidos. Entre esses aspectos estão: o convívio direto 24 horas por dia com as mesmas pessoas; o afastamento do contato com colegas; a dificuldade de manter o ritmo no home office; preocupações sobre a vida pós-quarentena, entre outros.

Paulo afirma que todo esse estresse, que sabemos ter impacto sobre nossa saúde física e mental, deve ser reorganizado. De acordo com ele, os fatores de estresse podem ser elaborados internamente, algo que exige uma avaliação clara de cada um, sobre suas atitudes.

Confira os principais tópicos que serão discutidos na live:

Pandemia e suas consequências sobre nossa saúde mental: depressão.

Quais os pontos mais doloridos da quarentena?

Quais os pontos inconscientes da quarentena?

Como lidar com esse tremendo estresse?

Acompanhe aqui e participe!

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página