Nota da Reitoria do IFSP

Nota da Reitoria do IFSP sobre a reportagem “Alunos do IFSP estão sem alternativas para retomar as aulas” veiculada pelo Jornal da EPTV.

• Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 14h23
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 11h52

Diante da repercussão da notícia veiculada em 04 de junho pelo Jornal EPTV – Primeira Edição, intitulada “Alunos do IFSP estão sem alternativas para retomar as aulas”, a Reitoria do Instituto Federal de São Paulo lamenta que a edição da notícia e a pauta aparentemente pré-definida tenham levado, à comunidade do IFSP e à sociedade em geral, mensagem diferente daquela que o Pró-Reitor de Ensino e o aluno da instituição entrevistados tentaram transmitir.

Em nota, a reitoria reafirma as premissas que orientam o IFSP nesse momento de crise em decorrência da pandemia de Covid-19: o compromisso e defesa da vida, do ensino público, gratuito e de qualidade, e a gestão democrática. Nesse sentido, retoma os acontecimentos e apresenta as ações realizadas no período, bem como as próximas previstas, que permitem comprovar a atenção a estes princípios.

É compreensível a apreensão e ansiedade advinda da mudança abrupta de rotina e da incerteza quanto aos desdobramentos dessa crise que afeta sobremaneira a todos. Porém, afetar a todos não significa que todos sejam afetados igualmente, e cumpre à instituição pública atuar de maneira equânime, realizando o planejamento e ações necessárias para um ensino inclusivo e de qualidade, processo que deve ser feito de maneira dialógica com seus 36 câmpus em atividade.

A Reitoria se solidariza com o aluno Samuel Vicente Dias de Freitas, atual Presidente do Grêmio – IFSP – Câmpus Campinas, que igualmente divulgou Nota de Esclarecimento por discordar da edição da matéria.

Leia a nota na íntegra.