Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > IFSP e IFSULDEMINAS lançam edital para projetos de pesquisa
Início do conteúdo da página

IFSP e IFSULDEMINAS lançam edital para projetos de pesquisa

Até quatro projetos receberão R$ 12.500,00 cada; edital completo será divulgado em junho

  • Publicado: Terça, 05 de Mai de 2020, 10h26
  • Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 12h59
  • Acessos: 9723

O IFSP e IFSULDEMINAS lançam pré-chamada para projetos de pesquisa propostos em conjunto por pesquisadores das duas instituições. 

O objetivo dessa chamada é incentivar a pesquisa, atraindo e motivando cientistas e pesquisadores por meio de apoio para desenvolvimento de projetos, gerando suporte à nucleação de novos grupos de pesquisa e formação de redes de pesquisadores.

A divulgação antecipada tem por objetivo oferecer aos pesquisadores mais tempo para elaborarem seus projetos. Com previsão de lançamento em junho de 2020, o edital não possui uma temática específica, a definição do escopo de cada projeto é livre. Cada projeto deve contar com, no mínimo, um pesquisador de cada instituição. 

De acordo com Eder Sacconi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP, os pesquisadores poderão definir a composição de cada equipe, bem como a distribuição do orçamento. Os projetos aprovados devem ter início no mês de agosto. O prazo de execução de cada projeto contratado é de 24 meses, contados a partir da aprovação final. O valor investido nas pesquisas será pago por meio do cartão pesquisador.

Para Sindynara Ferreira, pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, "é de extrema importância primarmos cada vez mais por parcerias entre Institutos, no intuito de promovermos a cooperação científica e tecnológica visando atender diferentes demandas".

Já para Eder Sacconi, trata-se de uma ação estratégica e de complementaridade de esforços. “Falamos muito em Rede Federal, e essa iniciativa conjunta visa fomentar e fortalecer laços pré-existentes e criar novos entre as instituições.”

Acompanhe a publicação do edital no site do IFSP.

Histórico

O IFSP e o IFSULDEMINAS possuem histórico de parcerias na oferta de cursos e eventos em conjunto; a parceria estabelecida nesse acordo visa ampliar os laços existentes na promoção de cooperação científica e tecnológica entre docentes, pesquisadores, técnicos e responsáveis por meio de lançamento de edital conjunto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página