Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > Projeto FALA AÍ! oferece acolhimento virtual aos estudantes
Início do conteúdo da página

Projeto FALA AÍ! oferece acolhimento virtual aos estudantes

O encontro acontece todas as quartas, às 18h45; comunidade externa também pode participar

  • Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 12h14
  • Acessos: 11236

O período de suspensão das aulas causado pela pandemia do coronavírus impõe muitos desafios à comunidade acadêmica. Pensando numa forma de atender os estudantes neste momento, que pode gerar quadros de ansiedade e instabilidade emocional, o Câmpus Suzano lançou um canal de acolhimento virtual: o FALA AÍ!

Funciona assim: uma sala virtual é disponibilizada aos estudantes de todos os cursos e modalidades da Instituição, e à comunidade externa, com o objetivo de oferecer um espaço de escuta e acolhida aos jovens que necessitam de suporte em momentos de necessidade de apoio. “A ideia do projeto é priorizar a escuta compreensiva, num local isento de críticas, conselhos ou julgamentos, pautado pelo respeito aos sentimentos e às opiniões dos participantes”, explica o professor Fábio Machado, coordenador do projeto. O encontro acontece todas as quartas, às 18h45, com duração de 1h30. 

 Para a psicóloga do Câmpus Suzano Marcelle Barros, os grupos de apoio, em geral, facilitam a superação de crises. “Principalmente nos dias em que vivemos, a participação em grupos é mais uma alternativa para suportar o momento, e pode também produzir mudanças positivas”, diz. Ela lembra que a família é o primeiro grupo a que pertencemos e em que nos apoiamos. “Depois disso, vem a escola, onde passamos a conviver com pessoas que trazem histórias de vida, atitudes, valores morais e éticos diferentes, então passamos a exercitar mais o respeito e a tolerância diante do outro diferente de mim", explica. 

 Marcelle ainda destaca que o grupo de apoio FALA AÍ! é uma iniciativa que incentiva a manutenção do vínculo escolar/acadêmico, o que, segundo ela, traz grandes benefícios nestes tempos de isolamento social. O projeto está sendo realizado com o apoio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e de servidores docentes e técnico-administrativos do Câmpus Suzano.

Para participar, os interessados podem acessar a sala virtual por meio do link https://8x8.vc/ifspsuzano/falaai . Se o acesso for pelo celular, antes de clicar no link é necessário  baixar o .aplicativo   https://play.google.com/store/apps/details?id=org.vom8x8.sipua&hl=pt_BR . Caso o participante não possua internet, pode ligar gratuitamente para o número 0800 883 6446 e, após ouvir uma rápida mensagem em inglês, digitar o seguinte código: 223 913 80#.

Para encerrar, Fábio explica que a intenção do FALA AÍ! é promover um clima de liberdade e respeito, garantindo aos participantes total sigilo sobre as questões tratadas. Ele diz que a expectativa é que o projeto tenha continuidade mesmo após a quarentena.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página