Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > IFSP lançará edital para Intercâmbio Científico no Japão

IFSP lançará edital para Intercâmbio Científico no Japão

Instituto recebeu comitiva japonesa para definir detalhes da nova Chamada do Programa Sakura Science Plan.

• Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 18h19
  • Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 18h23

O IFSP recebeu, na última quinta-feira (13), a visita de representantes da Universidade de Tsukuba, Japão. Durante a visita foram discutidos os detalhes do novo edital do Plano de Ciência de Sakura (Sakura Science Plan) que, entre outros objetivos, visa promover a globalização dos institutos japoneses de educação e pesquisa e apoiar o desenvolvimento de pessoas com potencial para contribuir para a inovação em ciência e tecnologia.

A Universidade japonesa foi representada pelo diretor de Iniciativas Globais, Osamu Ohneda, pelos responsáveis pelo escritório de iniciativas globais no Brasil, Anna Asamizu e Vitor Sujatmiko, pela coordenadora do escritório de São Paulo, Aki Yanagimoto e pelo professor Fukushige Mizuho. A comitiva foi recebida pelo reitor do IFSP, Eduardo Modena, a Assessora de Relações Internacionais, Cynthia Fischer, a coordenadora da Arinter, Jussara Pimenta, o diretor da Agência de Inovação do IFSP, Alexandre Chahad, e a Coordenadora de Bolsas de Iniciação Científica, Érica Shimada.

De acordo com Cynthia Fischer o novo edital para o Programa Sakura deve ser lançado na próxima semana. Serão selecionados 5 alunos de cursos Técnicos Integrados ao ensino médio. Para ser selecionado, o estudante precisa, entre outros critérios, ter proatividade, bom rendimento escolar, bom nível de inglês, interesse em estudar no Japão e nunca ter ido antes àquele país.

Além dos alunos do IFSP, o Programa Sakura selecionará mais 10 estudantes, sendo 5 de uma escola particular brasileira e 5 de um Colégio Peruano. Eles participarão de um Curso de Experiência em Ciência e Tecnologia, que terá duração de 7 dias.