Você está aqui: Página inicial > Eleições Consup 2021: acompanhe todas as informações sobre o processo eleitoral > Últimas notícias > Aluno do IFSP recebe premiações durante programa nos EUA

Aluno do IFSP recebe premiações durante programa nos EUA

Aos 18 anos, Vitor Hugo Xavier dos Santos Arruda, aluno do Câmpus Cubatão do IFSP, recebeu três premiações na última semana durante o Programa TrepCamp, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h45
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 14h02
Vitor fez questão de usar o uniforme do IFSP durante o programa

Em grupo, Vitor foi premiado com o melhor projeto e, individualmente, recebeu a premiação de jovem inovador e melhor participante do programa.

Esse foi o resultado da primeira experiência internacional de Vitor, que chegou a dedicar 15 horas de estudos por dia para apresentar seu projeto durante o TrepCamp, que capacita jovens empreendedores em um treinamento de três semanas.

Vitor apresentou, junto com a sua equipe – formada por membros da Colômbia, Peru e México, além dele – um novo método de detecção de câncer cerebral, que utiliza ondas eletromagnéticas. Esse projeto foi sugerido por Vitor, que acompanhou uma Iniciação Científica com esse enfoque no Câmpus Cubatão do IFSP. “Como a IC era destinada apenas aos alunos de cursos superiores, eu estudei por conta própria, com o auxílio do professor Alexandre Maniçoba”, conta o aluno do 4º ano do curto Técnico em Informática integrado ao ensino médio.

A escolha do tema e o domínio do assunto lhe renderam o prêmio Jovem Inovador. “Eu soube explicar tudo sobre o projeto e comprovar que ele realmente funciona. ” Para fazer uma apresentação perfeita, Vitor passou horas nos laboratórios estudando após as aulas. “Me dediquei 100%, fiquei cerca de 15 horas por dia me dedicando para apresentação e aperfeiçoando o protótipo”, relata.

A equipe de Vitor foi formada por estudantes colombianos, mexicanos e um peruano

Mas o trabalho duro começou bem antes, durante o processo de seleção, que consistiu de análise de histórico escolar, testes de empreendedorismo e conferências com membros do programa. O estudante do IFSP foi um dos 500 selecionados entre os mais de 30 mil candidatos de todo o mundo.

O resultado da seleção foi motivo de muita alegria, mas também de correria para custear as despesas da viagem. Além de uma vaquinha virtual, Vitor contou com o auxílio financeiro de professores, ex-professores, amigos, familiares e, sobretudo do Câmpus Cubatão do IFSP. “Minha família sempre apoiou todos os meus sonhos, mas nunca tivemos condições financeiras para custear atividades. Minha mãe cuidou sozinha dos três filhos, trabalhou, batalhou e nos levava para escola debaixo de Sol ou chuva. Foi muito difícil, mas ela conseguiu nos dar a melhor educação possível”, desabafa.

“Com tanta ajuda, eu não poderia deixar de fazer minha parte, então essa vitória é de todo o IFSP”, comemora o estudante. “O excelente trabalho que os professores e servidores do Câmpus Cubatão fazem é inexplicável. Eles fazem de tudo para tornar a educação brasileira melhor. Eu sou completamente grato, o IF já se tornou uma casa para mim. Os professores incentivam todos os alunos, sem exceção, a terem uma grande carreira e serem boas pessoas. São todos incríveis”, agradece.

À esquerda, carta de admissão do TrepCamp

No dia 18 de agosto, Vitor Hugo retorna ao Brasil com a vontade de repassar aos amigos a experiência que ganhou durante o evento. “Em pouco mais de um mês aqui (em Nova York), conheci pessoas incríveis, vivi momentos inexplicáveis, ampliei meu conhecimento de mundo, convivi com os melhores estudantes do mundo inteiro. Volto para o Brasil um novo Vitor”, garante.

Um dos frutos de tanta dedicação é a próxima viagem de Vitor. Sua equipe irá apresentar o projeto desenvolvido durante o Global Demo Day, em Los Angeles, no fim de novembro, com todas as despesas pagas. Lá, sua ideia competirá com projetos vencedores de outros programas de empreendedorismo de todo o mundo. Os competidores disputarão por patrocínio para colocar em prática a proposta apresentada. “Estou vivendo um sonho, não tenho palavras para agradecer tudo que os professores do IFSP fazem pela educação. Por isso, visto, com muito orgulho, o uniforme do IF diante de jovens e empresários do mundo inteiro”, finaliza.

Vitor junto aos demais participantes do TrepCamp Nova York