Você está aqui: Página inicial > Desenvolvimento de Pessoal > IFSP > Extensão > Mulheres do IFSP

Mulheres do IFSP

Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 15h40 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 09h46 | Acessos: 22015

Histórico

Instituído pela Portaria nº 725, de 13 de Abril de 2023, o Programa Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – está inserido no Plano Brasil sem Miséria e integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Programa possibilita que mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, ou integrantes dos Territórios da Cidadania, tenham uma formação educacional, profissional e tecnológica, que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.

Para dar início às ações voltadas à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade  social,  entre  o  período  de  2011  e  2014,  o  IFSP  foi  executor  do “Programa  Nacional  Mulheres  Mil – Educação,   cidadania   e   desenvolvimento sustentável” instituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Em 2015, foi considerada a necessidade de institucionalizar uma ação com os mesmos objetivos e a metodologia do Programa Mulheres Mil, com vistas a garantir a continuidade   do   atendimento   educacional   do   público - alvo   em   questão,  mas assegurando que as especificidades e demandas locais fossem respeitadas.

O Programa Mulheres do IFSP foi criado em 2016 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e à qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os  projetos  vinculados  ao  Programa  Mulheres  do  IFSP  buscam  a  formação cidadã e à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que apresentem pouca ou nenhuma escolaridade, preferencialmente pertencentes a grupos sociais específicos, que habitam o entorno no qual os câmpus estão inseridos; além de promover o resgate da autoestima e o combate à violência contra a mulher. Todos os projetos vinculados ao programa são propostos considerando a região de cada câmpus, a demanda por qualificação e os arranjos produtivos locais (APL)

Mulheres Mil

Programa Nacional Mulheres Mil

Instituído pela Portaria nº 725, de 13 de Abril de 2023, o Programa Mulheres Mil - integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para dar início às ações voltadas à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade  social,  entre  o  período  de  2011 e 2014, o IFSP foi executor do “Programa Nacional Mulheres Mil – Educação, cidadania e desenvolvimento sustentável” instituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Em 2015, foi considerada a necessidade de institucionalizar uma ação com os mesmos objetivos e a metodologia do Programa Mulheres Mil, com vistas a garantir a continuidade do atendimento educacional do  público-alvo em questão, mas assegurando que as especificidades e demandas locais fossem respeitadas.

Em 2014 e 2015, o IFSP realiza as ações do Programa Mulheres Mil custeadas pela Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Mulheres do IFSP

Meninas nas Ciências

O programa “Meninas na Ciência” tem como objetivo atrair meninas para as carreiras de ciência e tecnologia (C&T) e estimular mulheres que já escolheram essas carreiras a persistirem e se tornarem agentes no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Este objetivo é trilhado a partir da formação de alunas e alunos de graduação para difundirem a ciência e a tecnologia por meio da astronomia, da física e da robótica em escolas públicas.

O IFSP está comprometido com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030.

registrado em: ,