Licenciatura
O curso destina-se a preparar professores para atuarem na educação básica.
Forma de ingresso: SISU
Ciências Biológicas/Biologia
Licenciatura em Ciências Biológicas/Biologia
Perfil profissional:
O formando egresso do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do IFSP, está apto a atuar profissionalmente desempenhando as funções de professor no ensino fundamental, médio e na elaboração e condução de atividades de divulgação das ciências e do ensino.
O licenciado é capaz de entender o processo de produção e construção do conhecimento biológico, esteja afinado com as demandas da sociedade como um todo, aprendendo a identificar problemas e a apresentar soluções, saiba localizar a informação transitando por diversas áreas de conhecimento, esteja familiarizado com as linguagens contemporâneas e tecnologias aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a mediação nos processos de aprendizagem. O licenciado deverá assumir o seu papel de educador na rede de ensino consciente de estar atuando na formação de cidadãos, considerando a perspectiva sócio-ambiental de seu trabalho. Esse profissional também deverá ser capaz de empregar a metodologia científica em sua prática didática cotidiana valorizando abordagens integradas dos diversos níveis de organização biológica, considerar a dimensão ética e social de seu trabalho, assegurando sempre a indissociabilidade entre ensino/aprendizagem e pesquisa.
Onde cursar:
Perfil profissional: Professores que sejam capazes de reconhecer a realidade identificada no Projeto Político Pedagógico da Instituição onde atua ou irá atuar, enfrentando suas contradições e opinando, refletindo e questionando sobre esses contextos sociais numa perspectiva de (re)elaboração, criação e crítica contribuindo, dessa forma, para a formação do cidadão, capaz de intervir conscientemente no trabalho e se envolver com a transformação do mundo em que vive. Nesse sentido, deverá saber lidar com uma abordagem específica e, ao mesmo tempo, se vincular com os demais campos do conhecimento, visando uma análise integrada e contextualizada à realidade escolar. Onde cursar: Perfil profissional: Onde cursar: O Curso de Licenciatura em Pedagogia visa à formação de um profissional apto a exercer a docência na Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos aspectos sociais, afetivos e cognitivos de crianças de zero a cinco anos. Este profissional também poderá atuar na docência do Ensino Fundamental, inclusive na Educação de Jovens e Adultos e Educação no Campo, considerando as especificidades dessas modalidades, na gestão escolar de forma democrática, crítica e inovadora, concebendo a educação para a transformação social. O licenciado em Pedagogia estará capacitado a aplicar o conhecimento de forma interdisciplinar e adequado às fases do desenvolvimento humano; a fortalecer o aprendizado em diferentes espaços educativos: creches, escolas, organizações não governamentais, empresas, hospitais, movimentos sociais, associações, clubes, dentre outros; a utilizar as tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem; a promover relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; a educar para a diversidade, respeitando as diferenças de gênero, raças, etnias, religiões, sexo, dentre outras; a desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, e conhecer e utilizar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais da educação brasileira. Professores que sejam capazes de reconhecer a realidade identificada no Projeto Político Pedagógico da Instituição onde atua ou irá atuar, enfrentando suas contradições e opinando, refletindo e questionando sobre esses contextos sociais numa perspectiva de (re)elaboração, criação e crítica contribuindo, dessa forma, para a formação do cidadão, capaz de intervir conscientemente no trabalho e se envolver com a transformação do mundo em que vive. Nesse sentido, deverá saber lidar com uma abordagem específica e, ao mesmo tempo, se vincular com os demais campos do conhecimento, visando uma análise integrada e contextualizada à realidade escolar. Onde cursar: O licenciado em Química tem como atribuição central a docência na Educação Básica e está apto a planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da Química, considerando as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho e as necessidades gerais e específicas dos educandos. Por meio da integração entre teoria e prática, possui formação sólida e abrangente em Química e conhecimentos pedagógicos que possibilitem a articulação de atividades interdisciplinares, com interface com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Articula estes conhecimentos, suas relações com outras áreas do saber e com o cotidiano e suas formas de transposição didática. Este profissional é capaz de se inserir em diversas realidades sociais com sensibilidade para interpretar as necessidades dos educandos e competência para orientá-los na construção de saberes, de sua autonomia intelectual, de seu pensamento crítico e de suas formações ética e cidadã. Está apto a coordenar e supervisionar equipes de trabalho, podendo atuar na gestão escolar e educacional. A formação abrangente e sólida possibilita, também, a atuação na indústria química e correlatas, bem como em pesquisas científicas, incluindo as pesquisas educacionais. Possui compromisso com a ética profissional, com sua formação continuada e com a ação-reflexão-ação sobre a prática docente, sabe utilizar a pesquisa e a inovação como práticas permanentes na profissão, atende à demanda por professores de Química com qualificação profissional diferenciada. Física
Licenciatura em Física
Perfil profissional:
O curso de licenciatura em Física visa promover a formação inicial de profissionais da educação para o trabalho, para o ensino e a divulgação da ciência, enfatizando a formação do professor de Física para atuar na escola de ensino médio como profissional crítico, reflexivo e capacitado à tomada de decisões e iniciativas próprias, de modo a favorecer e aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
O curso encontra-se organizado em espaços curriculares que contemplam diversas metodologias, visando à formação do profissional em Educação: trabalhos experimentais, atividades em grupo, seminários, aulas expositivas, elaboração de materiais didáticos e trabalhos teóricos e de pesquisa, visitas à instituições culturais e de divulgação científica. O currículo foi concebido de modo a coordenar e articular, ao longo de todo o curso, a formação cultural, teórica e prática do professor nas áreas de conhecimento específico e educação. A avaliação de desempenho é semestral e vinculada a cada um dos espaços curriculares. Este curso foi reconhecido pela Portaria Sesu n.° 682, de 27/09/2006.
Onde cursar: Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados
Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - EaD
Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - EaD
Os professores poderão atuar nas áreas específicas da formação profissional para que, no exercício da docência, contribuam de maneira autônoma, crítica, criativa e participativa para a construção de uma sociedade democrática que valorize o exercício pleno da cidadania com equidade, solidariedade e justiça social, fundamentados em práticas pedagógicas inovadoras e nos conhecimentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais contemporâneos.
Geografia
Licenciaturaa em Geografia
Perfil profissional:
O curso visa à formação de um profissional crítico que problematize a realidade, utilizando os diversos recursos disponíveis e reconhecendo a complexidade do espaço geográfico contemporâneo. O ensino de Geografia, no interior das Ciências Humanas, objetiva o diálogo com outras ciências no interior da Instituição, aproveitando os recursos técnicos e humanos existentes. Partindo do instrumental teórico-metodológico da ciência geográfica, são abordadas as relações econômicas, políticas, sociais e espaciais existentes no período histórico atual, enfocando conceitos sócioespacial e ambientais.
O curso de licenciatura em geografia do IFSP está dividido em oito semestres, a partir dos quais as disciplinas abordarão temas necessários para uma formação ampla e interdisciplinar, tais como: cartografia, astronomia, estatística, vivência corporal, recursos didáticos, história, antropologia, planejamento territorial, paisagens, biogeografia e metodologia de pesquisa.
Oferece espaços curriculares para discussões teóricas voltadas à compreensão e a intervenção sobre a realidade.
Onde cursar:
Letras
Licenciatura em Letras
Perfil profissional:
O curso de Licenciatura em Letras está organizado em torno de três grandes áreas do conhecimento: Estudos Linguísticos, Estudos Literários, e Educação e Didática os quais, embora se apresentem de modo disciplinar no currículo do curso, se inter-relacionam por meio de práticas pedagógicas, atividades didático-pedagógicas e atividades complementares que refletem e refratam a espinha dorsal da concepção do currículo, a sua inter e transversalidade.
O formando egresso do curso de licenciatura em Letras do IFSP está apto a atuar profissionalmente desempenhando as funções de professor da Educação Básica na área de Letras/Português, planejando, implementando e aprimorarando atividades inerentes ao magistério, além de assumir a pesquisa na sua prática educacional e de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos, em diferentes contextos de oralidade e escrita.
Onde cursar:
Matemática
Perfil profissional:
O curso de licenciatura em Matemática visa à formação do professor, capacitando-o para compreender a Matemática dentro da realidade educacional brasileira nos contextos social, cultural, econômico e político; para dominar em profundidade e extensão o conteúdo de Matemática na sua organização estrutural e seqüencial, para garantir a integração entre teoria e prática, para buscar as relações entre as diversas áreas do conhecimento, por meio de uma metodologia interdisciplinar e contextualizada, tanto na sua ação educativa como em aperfeiçoamento de estudos, e para ter consciência da importância da educação continuada, da ética no trabalho do professor, da sua participação na definição da política educacional, que levam à revalorização do trabalho docente.
Onde cursar:
Pedagogia
Licenciatura em Pedagogia
Perfil profissional:
Onde cursar: Programa Especial de Formação de Docentes para Educação Básica
Formação de Docentes para Educação Básica
Perfil profissional:
Química
Licenciatura em Química
Perfil profissional:
Onde cursar:
Redes Sociais