Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > Salto sedia maior evento de software livre da América Latina

Salto sedia maior evento de software livre da América Latina

17º Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre acontece no dia 24 de abril

• Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 18h41
  • Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 09h25

Neste sábado, 24 de abril, o Câmpus Salto sediará o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL), o evento é o maior da América Latina de divulgação de Software Livre e acontece simultaneamente em outros 20 países.

Desde 2014, o Câmpus Salto sedia o evento que neste ano será realizado em formato virtual devido à pandemia de Covid-19. Todas as atividades são gratuitas.

O evento é realizado desde 2005 e, a partir de 2008, sua realização acontece no quarto sábado de abril de cada ano.

Em 2021, a Flisol será transmitida pelo canal do YouTube do IFSP - Câmpus Salto a partir das 8h30. O principal objetivo do evento é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Confira a programaçãoPode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "F INSTITUTO FLISOl PALESTRAS Festival Latino-Americanode Latino- Instalação de Software Livre 24.04.21 8h30 .JOÃO RICARDO PAGOTTO C++/QT COM LUA 'EVANDRO RICARDO SILVESTRE ESTUDO DE CASO: COMO MIGRAR DE PLATAFORMA PROPRIETARIA PARA MODELOS OPEN SOURCE ALAVANCOU UMA SOLUÇÃO SAAS KLEBER DE OLIVEIRA ANDRADE FLUTTER PARA DESENVOLVIMENTO DE APPS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS"

Palestra: C++/Qt com Lua

Palestrante: João Ricardo Pagotto

A linguagem C++ com Qt tem se mostrado muito versátil e madura para o desenvolvimento de software, sendo um ambiente multiplataforma e multi-arquitetura. Uma aplicação desenvolvida em Qt pode executar em diversos ambientes, como celulares, tablets, computadores, servidores e equipamentos de uso crítico, por exemplo, equipamentos hospitalares. Neste cenário, um incremento a mais nas possibilidades de uma aplicação é o uso de alguma linguagem de script interpretada, para parametrizações, hot-reload, plugins, etc. Nativamente o Qt suporta o JavaScript como linguagem de script, porém, há a opção de usar Lua, uma linguagem desenvolvida no Brasil pela PUC-RJ e com muita relevância mundo afora. Lua é muito usada em jogos, pelo bom desempenho e com um consumo de memória extremamente baixo, se comparado com outras linguagens de script. Nesta palestra, será apresentado como integrar Lua com aplicações feitas em C++/Qt.

Palestra: Estudo de Caso: Como migrar de plataforma proprietária para modelos Open Source alavancou uma solução SaaS

Palestrante: Evandro Ricardo Silvestre

Um estudo de caso de como o crescimento acelerado de uma startup de tecnologia com produto SaaS (Software as a Service) quase foi inviabilizado por utilizar tecnologias proprietárias. O projeto iniciou-se em 2008, quando a única tecnologia de mapas para Internet era proprietária. A decisão foi óbvia, embora cara. Com o crescimento vertiginoso, a primeira forma de escalar esse software proprietário era adicionando mais servidores, implicando consequentemente, num custo tão alto que era impeditivo para a empresa em questão. Com o tempo, surgiram tecnologias Open Source de Mapa, ainda em versão beta, mas que foram o centro de uma remodelagem da plataforma SaaS que permitiram à empresa saltar de trinta para quinhentos clientes em apenas dois anos.

Palestra: Flutter para desenvolvimento de Apps para dispositivos móveis

Palestrante: Kleber de Oliveira Andrade

Toda aplicação tem seus desafios, mas as mobile tem um a mais: funcionar nas duas plataformas mais utilizadas pelas pessoas. É justamente aí que entra o Flutter. Por meio do poder da linguagem Dart, o Flutter fornece o necessário para que você possa criar aplicações incríveis e que vão executar tanto no Android quanto no iOS (Web e Desktop também, usando o mesmo code base). Desvende todos os mistérios dessa que é a plataforma que vem tomando o mercado.

Facebook Flisol