Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > IFSP atualiza Protocolo de Biossegurança
Início do conteúdo da página

IFSP atualiza Protocolo de Biossegurança

Trata-se de um instrumento de planejamento para um retorno seguro às atividades presenciais    

  • Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 12h19
  • Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 10h45
  • Acessos: 16056

O IFSP publicou nesta semana a atualização do Protocolo de Biossegurança para atividades presenciais. O documento é uma orientação geral, devendo-se considerar as especificidades de cada câmpus e da reitoria para elaborar protocolos locais complementares, quando necessário.

A primeira versão do documento foi realizada entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Para a sua elaboração, foi constituída uma comissão, designada pela Portaria nº 3909, de 10 de outubro de 2020, alterada pela Portaria nº 50, de 05 de janeiro de 2021composta por servidores em atuação nas pró-reitorias e no gabinete, incluindo médico do serviço de saúde, com a tarefa de estudar diferentes protocolos elaborados pelas autoridades sanitárias e instituições científicas envolvidas no combate à pandemia, e estabelecer diretrizes gerais para um protocolo de biossegurança quando do retorno a atividades presenciais.  

A comissão responsável pela elaboração do documento se orientou por outros protocolos estabelecidos por autoridades sanitárias e no conhecimento dos diferentes espaços e processos do IFSP. Para o espaço das bibliotecas, por exemplo, uma comissão específica, nomeada pela Portaria n° 2030, de 26 de maio de 2020, elaborou diretrizes que foram estudadas e incorporadas ao Protocolo de Biossegurança. Vale ressaltar que o protocolo é uma orientação geral, de modo que se devem considerar as especificidades de cada câmpus e reitoria para elaborar protocolos locais complementares quando necessário.  

Como forma de deixar o trabalho realizado o mais transparente possível, o grupo de trabalho destaca, entre outros pontos, que o protocolo não enseja nenhuma data prevista para retorno de atividades presenciais, sendo instrumento de planejamento para um retorno seguro, quando as condições assim permitirem. O entendimento é que, dada a dinâmica da pandemia e os estudos ainda em curso sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2), mesmo quando houver consenso que atividades presenciais podem ser realizadas, cuidados deverão ser tomados de maneira preventiva.

Além disso, o novo documento não pretende invalidar outros elaborados pelos câmpus. Ao contrário, são diretrizes gerais que devem ser observadas, considerando que especificidades locais devem ser consideradas, podendo demandar documentos complementares. 

Documento:

Protocolo de Biossegurança para atividades presenciais

Leia também:

IFSP orienta sobre retorno de atividades presenciais acadêmicas

IFSP divulga orientações atualizadas para retomada do trabalho presencial

registrado em:
Fim do conteúdo da página