Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > Nota pública sobre a nova data de realização do ENEM 2020

Nota pública sobre a nova data de realização do ENEM 2020

Conif se posiciona pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio em maio/2021.

• Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 09h41
  • Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 13h27

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), após entendimento firmado no âmbito das unidades que integram a Rede, e em respeito à deliberação das entidades de representação estudantil em nível nacional, se posiciona pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio em maio/2021, em defesa do direito ao acesso ao ensino superior, dos estudantes brasileiros, em igualdade de condições, em especial aos que estão em situação de vulnerabilidade social.

A decisão de antecipar o ENEM para janeiro/2021 aumenta as desigualdades de acesso ao ensino superior, entre estudantes de diferentes classes sociais, e prejudica os mais pobres (80,9% deles matriculados nos sistemas públicos, segundo dados do INEP), à medida que agrava os efeitos sanitários do cenário epidemiológico, nas dimensões orgânicas física e mental, reduz o seu tempo de preparo para o certame e subtrai a decodificação da plataforma programática regular.

O Conif, portanto, coerente com sua missão de fortalecer a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, defende de forma enfática que o ENEM seja aplicado em maio de 2021, de modo a oferecer condições mais igualitárias e equitativas de acesso à Educação Superior aos estudantes brasileiros.

Clique aqui para acessar a nota em PDF.

Fonte: portal.conif.org.br