Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > IFs lançam edital em conjunto para apoiar projetos de pesquisa

IFs lançam edital em conjunto para apoiar projetos de pesquisa

IFSP e IFSuldeMinas selecionam quatro propostas; inscrições abertas até 30 de junho

• Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 16h02
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 10h18

Os Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de São Paulo (IFSP) divulgam a abertura de edital conjunto para seleção de propostas de projetos de pesquisa no âmbito das duas instituições, que contribuam significativamente para o desenvolvimento da ciência por meio de redes colaborativas de pesquisa em todas as áreas do conhecimento.

Serão apoiadas quatro propostas com valor máximo de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais) a serem destinados para despesas de capital e custeio, incluindo os valores destinados às bolsas. Os projetos poderão ser desenvolvidos em até 24 meses, com possibilidade de bolsas para até 18 meses (cada proposta poderá apresentar somente a solicitação de um bolsista para cada uma das modalidades de ensino: superior, técnico integrado e subsequente). O projeto deverá possuir dois coordenadores, sendo um do IFSULDEMINAS e outro do IFSP.

O aporte financeiro aos projetos aprovados no âmbito desse edital será proveniente da matriz orçamentária de cada Instituição, sendo R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) pelo IFSP e R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) pelo IFSULDEMINAS, totalizando R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Submissão de propostas

As inscrições já podem ser realizadas e se estendem até o dia 30 de junho de 2020. O cadastro e a submissão dos projetos deverão ser feitos pelo coordenador do IFSULDEMINAS, obrigatoriamente, por meio do Sistema de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEx), disponível em: https://gppex.ifsuldeminas.edu.br/index.php/login.

Somente serão aceitas inscrições de projetos que forem cadastrados e submetidos ao edital dentro do prazo estabelecido no cronograma e no GPPEx. Serão admitidas até duas propostas por pesquisador. Ademais, as submissões que tenham potencial de gerar patentes ou outras formas de propriedade intelectual deverão ser resguardadas pelo sigilo, requerido a projetos de inovação.

Veja abaixo os documentos exigidos no momento da inscrição, que deverão ser anexados no GPPEx em uma pasta compactada conforme indicado a seguir:
a. Proposta de projeto de pesquisa (Anexo l),
b. Planilha orçamentária (Anexo II);
c. Carta de anuência assinada pelo Diretor-Geral do campus (Anexo Ill);
d. Comprovante do Currículo Lattes atualizado de ambos os coordenadores.

Requisitos dos participantes

Os proponentes deverão ser servidores efetivos do IFSULDEMINAS ou do IFSP. A lista completa dos requisitos e obrigações está no item 4.1 do presente edital. Já os alunos bolsistas deverão estar regularmente matriculados em um dos dois intitutos e não serem concluintes do curso durante o período de vigência da bolsa. O item 4.2 do edital detalha as outras condições.

Requisitos do projeto

Os projetos de pesquisa deverão contribuir para o desenvolvimento da area de conhecimento em que se insere e estar adequado ao montante de recursos solicitados, além de contribuir para o cumprimento dos objetivos e finalidades previstos na Lei 11.892/ 2008. Além disso, aqueles que envolvam seres humanos de forma direta ou indireta e experimentação com animais deverão estar em conformidade com a legislação pertinente à ética em pesquisa.

A proposta devera conter, no maxim, 10 (dez) páginas, em formato A4, com espaçamento 1,5 e redigida em fonte Anal, tamanho 12 e margens 2.

Etapa  Data
Submissão dos projetos 08 a 30 de junho de 2020