Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > Servidor do IFSP e pesquisadores da Unila desenvolvem protótipo de respirador

Servidor do IFSP e pesquisadores da Unila desenvolvem protótipo de respirador

Ventilador pulmonar  de baixo custo está em fase de testes

• Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2020, 18h43
  • Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2020, 11h36

O servidor do IFSP Carlos Eduardo Palmieri Teixeira, técnico em eletrônica do Câmpus São Carlos, faz parte de uma equipe de pesquisadores que está desenvolvendo o protótipo de um ventilador pulmonar de baixo custo. O projeto é coordenado pelo professor Oswaldo Barbosa Loureda, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (Paraná), e tem a participação do professor e médico Luiz Fachini, também da Unila.

De acordo com Carlos, o projeto começou há cerca de dois meses, quando a pandemia se tornou mais forte e a necessidade de equipamentos para o tratamento de pacientes com Covid-19 passou a ser imediata, devido à alta demanda. Palmieri, que é engenheiro eletrônico, formando no Câmpus São Paulo, é responsável pelo desenvolvimento do hardware eletrônico e do sistema de controle. O pesquisador Oswaldo Loureda realiza o desenvolvimento da parte mecânica e pneumática do protótipo, enquanto Luiz Fachini auxilia nas especificações médicas.

De acordo com a equipe, o protótipo está passando por testes funcionais de laboratório, e o próximo passo é testá-lo em animais. Ainda não há previsão de testes em humanos. O diferencial do protótipo, de acordo com Oswaldo, é o baixo custo. Segundo ele, o custo final do protótipo ficará entre R$ 500 e R$ 1.000, mas se produzido em grande quantidade o valor unitário será ainda menor.

Loureda afirmou que é um privilégio poder usar os seus conhecimentos e experiências para desenvolver um projeto tão urgente. Carlos Palmieri lembrou da necessidade de investimentos na educação e pesquisa. “As soluções para crises como essa pandemia são totalmente dependentes das iniciativas dos centros de pesquisa e das universidades que geram soluções em tecnologias e em tratamentos medicinais”, contou.

Leia também:

Pesquisadores do IFSP ajudam a desenvolver ventilador pulmonar de baixo custo