Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > Câmpus Guarulhos realiza o conserto de seis respiradores

Câmpus Guarulhos realiza o conserto de seis respiradores

Aluno e servidores fizeram os reparos nos aparelhos

• Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 14h59

O Câmpus Guarulhos realizou nesta semana o conserto de seis respiradores pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde. Esses aparelhos, que estavam parados há muito tempo, poderão agora ajudar a salvar vidas de pessoas contaminadas pela Covid-19.

Os reparos, coordenados pelo professor João Alves Pacheco, foram realizados no laboratório de hidráulica do câmpus e envolveram ainda o professor Diego Siviero e o aluno Marcelo Ricardo Silva, ambos de Guarulhos, o diretor do Câmpus Itaquaquecetuba, Denilson Mauri, e a técnica em Educação Paula Ferrari, também de Itaquaquecetuba.

Para Pacheco, considerando as circunstâncias tão adversas que nosso país enfrenta, é essencial contribuir como cidadão e servidor público para a superação ou no mínimo a mitigação dos desafios que a pandemia impõe a todos. “Desse modo, colocarmos nossos conhecimentos para tentar reparar equipamentos parados me parece convergir com o compromisso ético do IFSP”, reflete. O professor lembra que, após os reparos, os equipamentos precisão passar por calibração. Esse processo, que consiste no ajuste das condições de operações, tais como pressão e vazão, com instrumentos adequados, não será realizado no Instituto.

Marcelo, que atualmente é aluno do 4º período da graduação em Tecnologia em Automação no Câmpus Guarulhos, diz que é muito gratificante saber que os seus conhecimentos podem colaborar para poupar vidas: “isso não tem preço”.  Ele também acredita que essa ação vai contribuir muito com seu currículo. “Aluno do IFSP já é bem-vindo em todo o território nacional; quando focado na eletrônica de aparelho de alta complexidade, melhor ainda”, explica.

O responsável por intermediar o contato com a secretaria municipal de saúde foi o diretor do Câmpus Guarulhos, Ricardo Agostinho. Segundo ele, a ação representa o papel do IFSP para a sociedade. “Enquanto a prefeitura de Guarulhos está trabalhando para atender à demanda da cidade e do entorno, nós estamos ajudando ao entregar os respiradores consertados. Esperamos que vidas possam ser salvas com a ação.”