Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > Câmpus organizam ações solidárias de arrecadação e doação de alimentos

Câmpus organizam ações solidárias de arrecadação e doação de alimentos

Os alimentos estão sendo disponibilizados aos alunos em situação de vulnerabilidade social

• Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 10h56

No atual cenário de pandemia, o isolamento e a redução das atividades econômicas têm acentuado as dificuldades sociais de diversas famílias brasileiras. Como forma de amenizar o problema, vários câmpus do IFSP estão organizando ações solidárias para arrecadação e doação de alimentos a alunos em situação de vulnerabilidade . Também há ações pensadas para colaborar com instituições que atendem crianças, adultos e idosos vulneráveis.

O Câmpus Presidente Epitácio, numa parceria entre servidores e estudantes, está realizando uma ação para arrecadar alimentos e produtos de limpeza, que serão entregues aos alunos mais necessitados, prioritariamente os inscritos na assistência estudantil. Quem quiser colaborar, pode entregar as doações na portaria do câmpus, das 14h às 18h até o dia 17 de abril. As cestas básicas e os kits de higiene e limpeza arrecadados serão entregues na próxima semana.

Em Campinas, os servidores do câmpus fizeram uma espécie de vaquinha e compraram cestas básicas para atender às famílias de alunos mais vulneráveis. A ação foi proposta e coordenada pelo professor Henrique Salvador, com expressiva adesão. O setor sociopedagógico entrou em contato com os estudantes já atendidos pelo programa de Assistência Estudantil e, entre eles, mapeou os que tinham mais necessidade de atendimento. Já foram distribuídas 19 cestas básicas; mais 11 cestas serão doadas em breve.

No Câmpus Barretos, a direção se mobilizou para auxiliar instituições sociais do município com a doação semanal da produção de frutas, verduras e legumes da sua unidade agrícola. Instituições que atendem crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social receberam, durante o mês de março, a doação de 36 caixas de laranja, 20 caixas de verduras em folhas (alface, almeirão, rúcula), uma caixa de limão taiti e duas caixas de goiaba.

Segunda a diretora-geral do câmpus, Juliana de Carvalho Pimenta, o trabalho que vem sendo realizado neste período revela a relevância da Instituição para a comunidade local e evidencia seu compromisso social e educacional.

Outros câmpus também estão organizando ações relacionadas à arrecadação e doação de alimentos. Entre eles estão: São Paulo, Guarulhos, Boituva, Salto, Campos do Jordão, Sertãozinho, São Carlos, Suzano e São Miguel Paulista.

Atualização em 17/4 - Além das campanhas de arrecadação que vem sendo realizadas em muitas unidades do IFSP, a reitoria está analisando, juntamente com os câmpus, a possibilidade de utilização dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2020 para a aquisição de alimentos a serem doados.