Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > IFSP formaliza transferência de tecnologia para Prefeitura de Salto
Início do conteúdo da página

IFSP formaliza transferência de tecnologia para Prefeitura de Salto

Sistema de Vigilância Socioassistencial já foi implantado em todos os Cras do município paulista

  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 18h23
  • Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 09h54
  • Acessos: 9947

O IFSP e a Secretaria de Ação Social e Cidadania (Sasc) da Prefeitura da Estância Turística de Salto assinaram o instrumento de reconhecimento de obrigações e direitos sobre o software Sistema de Vigilância Socioassistencial (SVSA), que, além de garantir cotitularidade sobre o sistema web, formaliza a transferência da tecnologia para uso pela Sasc. 

O software foi desenvolvido por alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Salto, sob a coordenação do professor Edson Murakami.  De acordo com o coordenador, inicialmente foi feito um acordo de cooperação entre IFSP e a prefeitura de Salto, sendo criado um projeto de extensão para o desenvolvimento do software. O Processo de desenvolvimento foi iniciado em setembro de 2016, e em janeiro de 2019 todas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Salto já estavam utilizando o sistema. 

O software implementou soluções que permitem aos profissionais e gestores da Política de Assistência Social do município realizarem, de forma rápida, precisa e com qualidade, ações de proteção aos usuários referenciados vulneráveis ou em situação de risco e o monitoramento das ações das unidades de atendimento para auxiliar o setor de Vigilância Socioassistencial na tomada de decisões. Segundo o professor Murakami, a implementação do SVSA possibilitou que os atendimentos nos Cras do município ganhassem muito mais agilidade, permitindo à secretaria municipal uma gestão centralizada, uma vez que todas as informações são lançadas em um sistema web com banco de dados centralizado. 

O Secretário da Ação Social e Cidadania de Salto, José Carlos Grigoletto, afirmou que o sistema tem feito muita diferença, pois o serviço de vigilancia é essencial para a eficiência secretaria. Pelo instrumento assinado hoje, o IFSP pode licenciar a tecnologia para outros municípios. De acordo com Edson Murakami, está em andamento o licenciamento para a prefeitura de Itapetininga, e outros três municípios da região de Sorocaba declararam interesse.

 Os interessados devem entrar em contato com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP pelo e-mail .

registrado em:
Fim do conteúdo da página