Você está aqui: Página inicial > 11º Conict acontece de 8 a 10 de dezembro > Últimas notícias > Aluno de Cubatão é finalista em maratona de programação da IBM

Aluno de Cubatão é finalista em maratona de programação da IBM

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 12h29
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 12h30

Allan Fernando Armelin da Silva Moraes, aluno do Câmpus Cubatão, é um dos 100 finalistas da 1ª Maratona Behind The Code da IBM, competição de programação com abrangência nacional. No próximo dia 17, ele participa da etapa final, na Bahia. Os cinco primeiros colocados conhecerão a sede da empresa em São Francisco, nos Estados Unidos.

Aos 18 anos, o aluno do quarto ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio concorreu com mais de 26 mil participantes, entre desenvolvedores, programadores, designers, estudantes e coders de todo o Brasil, em oito desafios iniciais propostos. A maratona aconteceu no mês de julho, durante quatro semanas em etapas virtuais.

Utilizando diferentes tecnologias, os competidores solucionaram diversos desafios, como a construção de assistente virtual sobre harmonização de vinhos, desenvolvimento de tutor baseado em Inteligência Artificial para ajudar no ensino de matemática para crianças e criação de um auxiliar virtual para ajudar na aprendizagem de inglês. Já no primeiro desafio, Allan ficou entre os melhores classificados no ranking, tendo direito a um prêmio especial.

Durante a competição, entendimento do problema apresentado e raciocínio lógico foram alguns dos critérios de pontuação considerados para a classificação dos finalistas.

Na próxima semana, o estudante embarca para a Bahia, onde participa, no dia 17 de agosto, da final da maratona, que será presencial e terá como critério de avaliação o menor tempo de execução do desafio proposto. As despesas de transporte e hospedagem são pagas pelo evento.

Os cinco primeiros colocados da final na Bahia ganham uma viagem para São Francisco, nos Estados Unidos, com as despesas pagas pela empresa, para conhecer uma das sedes da IBM e participar de atividades que visam desenvolver as habilidades de programação dos vencedores.

Veja o ranking dos 100 finalistas da maratona aqui.