Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programas da PRX

Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 18h05 | Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 11h54

Programa Cultura Extensionista
Com objetivo de consolidar as diretrizes e os conceitos extensionistas pactuados na Rede Federal de EPCT e impulsionar o desenvolvimento da extensão, será desenvolvido o Programa Cultura Extensionista que articula fomento a ações de extensão, revisão de documentos institucionais e formação da comunidade acadêmica, bem como estrutura e fortalece ações já desenvolvidas pela PRX que, em linhas gerais, têm o objetivo de socializar e divulgar experiências extensionistas. Desse modo, o Programa Cultura Extensionista articula o Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão e os seguintes projetos institucionais: Vivência e Socialização Extensionista, Divulgação da Extensão e Consolidação da Extensão.

Programa de Curricularização da Extensão
A Lei Federal nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, estabelece como uma de suas estratégias: “12.7) assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social” (BRASIL, 2014). Assim, surge a necessidade da realização de um amplo debate institucional, envolvendo os diversos atores do processo como: gestores, docentes, técnico-administrativos, discentes e comunidade local, com o intuito de formar cidadãos comprometidos com a realidade social, na perspectiva da interação transformadora com a sociedade.

Programa Mundo do Trabalho
Visando a oferta de uma educação profissional e tecnológica que trabalhe com os alunos as competências técnicas, gerenciais e empreendedoras necessárias para o ingresso e atuação no mundo do trabalho, além de intensificar o relacionamento do IFSP com o território, contribuindo, assim, com o desenvolvimento socioeconômico, o Programa Mundo do Trabalho será composto por um conjunto de programas e projetos, a saber: (1) Projeto Estágios; (2) Projeto Jovem Aprendiz; (3) Projeto Prestação de Serviços; (4) Programa Educação Empreendedora; e (5) Seminários Mundo do Trabalho.

Programa de Formação Profissional
O programa visa consolidar os cursos de extensão, por meio da articulação ensino-extensão, com foco na promoção da verticalização. Compreende os seguintes projetos: (1) Projeto Formação em Extensão, que tem como objetivo consolidar as Comissões de Cursos de Extensão dos câmpus do IFSP; (2) Projeto Currículos de Referência em Extensão tem como objetivo aperfeiçoar a estrutura curricular dos Cursos de Extensão (Livres e FIC - Formação Inicial e Continuada) ofertados pelos câmpus e (3) Projeto Gestão e Normatização da Qualificação Profissional tem por objetivo estabelecer procedimentos para gestão da oferta dos Cursos de Extensão, bem como propor a regulamentação de procedimentos.

Programa Mulheres do IFSP
Com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social que residem no Estado de São Paulo, promover e orientar sua organização produtiva e, concomitantemente, realizar a formação de docentes, técnicos-administrativos e discentes para atuarem com a metodologia do Programa Mulheres do IFSP.

Programa Extensão na Educação Básica
O Programa Institucional de Extensão na Educação Básica articula as seguintes ações: (1) Programa de Cursinhos Populares tem como objetivo a oferta anual de vagas totalmente gratuitas aos jovens e adultos, oriundos da rede pública de ensino ou em situação de vulnerabilidade social. (2) Projeto de Extensão na Educação Básica visa fomentar o diálogo com o arranjo educacional por meio do desenvolvimento de projetos de Extensão em parceria com escolas públicas ou no âmbito das secretarias de educação (estadual e municipais). (3) Projeto Extensão desde o Básico tem como objetivo ampliar a participação de discentes da Educação Básica do IFSP em programas e projetos de Extensão, dialogando com a curricularização.

Programa de Arte, Cultura, Esporte e Lazer
O programa articula as seguintes ações: (1)  Programa de Arte e Cultura tem como objetivo institucionalizar a criação de Núcleo(s) de Arte e Cultura do IFSP com amplo diálogo e participação de arte educadores e realizadores culturais da instituição; (2) Programa de Esporte e Lazer busca incorporar os aspectos educacionais, participativos e de rendimento, somados ao lazer e (3) Programa Direitos Humanos e Diversidade tem como objetivo criar espaços de formação e de discussão acerca da temática nos campi  do IFSP em parceria com o NEABI e o NUGS.

Fim do conteúdo da página