Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Cofre IFSP

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 15h51 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 08h51 | Acessos: 32404

Novo servidor de arquivos do IFSP disponível pela intranet visa substituir o antigo Samba e atender a NC nº 20/IN01/DSIC/GSIPR sobre infraestrutura de Cofre.

A Equipe de TI do IFSP, visando sempre a melhoria dos serviços que são oferecidos aos usuários, disponibiliza uma nova ferramenta para os servidores da Reitoria, chamada Cofre IFSP. Ela é baseada no sistema Open Source ownCloud, que é o mesmo no qual se baseia a Nuvem IFSP. Ela surge para ser um complemento à Nuvem e também como um futuro substituto ao sistema de pastas compartilhadas utilizado na Reitoria (baseado no Samba). No entanto, mesmo baseado no mesmo sistema, seu funcionamento terá diferenças com a Nuvem IFSP. As principais dela estão na tabela abaixo:

 

DIFERENÇAS ENTRE NUVEM E COFRE

NUVEM IFSP

COFRE IFSP

Veiculação de qualquer informação exclusivamente acadêmico ou administrativo do IFSP.

Veiculação de informações classificadas em grau de sigilo secreto ou ultrassecreto pelo IFSP.

Limite de tamanho de arquivo: 1GB

Limite de tamanho de arquivo: 10GB

Acesso de qualquer local (internet)

Acesso apenas a partir de computadores da rede da Reitoria (intranet)

Possibilidade de compartilhar arquivos com o público externo por meio de links

Arquivos restritos apenas a servidores da Reitoria

Inexistência da "Galeria" para visualização de imagens

Visualização de imagens e fotos por meio da "Galeria"

Cor base do layout: verde

Cor base do layout: azul

 

Há também outras diferenças de funcionalidades, que são melhores explicadas no manual do Cofre: http://servicos.ifsp.edu.br/files/manual_cofre.pdf.

Cada usuário continua, assim como na Nuvem, tendo uma cota pessoal de 1GB, além da possibilidade de acesso a pastas de setores. Para a criação de pastas de setores, basta que o responsável pelo setor envie uma solicitação para o e-mail  conforme consta no §1º do Art. 4º do Termo de Uso Cofre. Uma vez liberado o acesso a pasta, o responsável terá autonomia para criar e compartilhar subpastas com qualquer servidor. No caso do desligamento da responsabilidade pelo setor, o servidor deverá comunicar a TI pelo e-mail supracitado informando o seu substituto. A definição da cota de cada setor será definida de acordo com o uso, sendo dinamicamente expandida à medida que isso for necessário.

O nome Cofre não é por acaso, uma vez que o sistema garante um alto nível de segurança e proteção aos arquivos lá colocados:

  • o acesso é feito utilizando o protocolo HTTPS;
  • apenas computadores que estão na rede da Reitoria (intranet) conseguem acessar o sistema, impossibilitando acessos indevidos e não autorizados de alguém que seja de fora desta rede;
  • backup diário e integral de todos os arquivos, para um eventual caso de Disaster Recovery;
  • hospedagem no contêiner data center da Reitoria, estando de acordo com a NC nº 19/IN01/DSIC/GSIPR sobre Sistemas Estruturantes;
  • estrutura e segurança de cofre que visam atender a diretriz 6.2.10 da NC nº 20/IN01/DSIC/GSIPR sobre Tratamento da Informação.

A figura abaixo mostra as diferenças entre o Cofre IFSP e a Nuvem IFSP de maneira resumida.

O Cofre IFSP está disponível no seguinte endereço: https://cofre.ifsp.edu.br.

Fim do conteúdo da página