O que é?

A Virtual Private Network (VPN) é uma Rede Particular Virtual que permite uma comunicação segura entre duas ou mais estações de trabalho que utilizam uma rede pública insegura como a Internet para a comunicação. É uma alternativa de baixo custo para a implementação de redes privadas (mais seguras). Esta ação visa expandir os serviços da TI para os servidores e estudantes do IFSP de forma mais segura, mais estável atendendo às necessidades da comunidade com maior qualidade. A VPN Client-To-Site (C2S) permitirá a comunicação segura entre a reitoria do IFSP e localidades remotas com acesso a internet, como os campi e/ou computadores pessoais.

Qual a motivação?

A VPN C2S viabilizará o trabalho distribuído da TI, o estudo do Trabalho em Local de Livre Escolha (TLLE) e o acesso dos pesquisadores ao Serviço de Infraestrutura para a Computação Científica (SICC). Além é claro, de oferecer um serviço de VPN mais moderno e estável. Trata-se de mais um serviço agregado oferecido pelo Projeto Firewall IFSP.

Como obter?

Os softwares e o tutorial para uso da VPN C2S estão disponíveis no Portal da TI em Manuais > VPN. Acesse o link direto aqui. A VPN C2S está disponível para Windows e Linux.

Importante: Leia antes a Política de Uso Aceitável da VPN, disponível junto ao tutorial para maiores detalhes.

Para solicitar a permissão de acesso a serviços específicos de TI, envie um e-mail para  para a análise da demanda.

Próximo passo:

A TI está trabalhando para implementar a VPN Site-To-Site (S2S) que permitirá a comunicação transparente entre a reitoria e os campi, sem a necessidade de instalar software nos computadores do IFSP. Essa ação permitirá, por exemplo, a consulta ao banco de dados do Nambei de forma transparente ao usuário.