Comissão Própria de Avaliação - CPA
Comissão Própria de Avaliação
Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP
A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes:
- Produzir conhecimento;
- Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
- Identificar as causas de problemas e deficiências;
- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
- Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
- Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
- Prestar contas à sociedade;
- Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
A implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei 10.861/2004:
LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
Art. 11. Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação - CPA, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação desta Lei, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:
I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
Autoavaliação
Autoavaliação institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP
AUTOAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP foi elaborado para atender à Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e cria a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cada IES do Sistema Federal de Ensino.
O presente Programa foi elaborado com base na Portaria MEC n° 2.051, de 9/7/2004, e nos documentos Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições e Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições, editados pelo INEP.
O Programa de Avaliação Institucional foi implantado e desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.
Diretrizes e Objetivos
Diretrizes para a autoavaliação
O processo de Autoavaliação deve fornecer uma visão global da instituição sob uma dupla perspectiva, segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições:
- o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, segundo os diferentes perfis e missões institucionais. Está compreendida, na avaliação da instituição, a gestão, a responsabilidade e compromissos sociais e a formação acadêmica e profissional com vistas a repensar sua missão para o futuro; e;
- os sujeitos da avaliação são os conjuntos de professores, estudantes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa, especialmente, convidados ou designados.
Objetivos
Respeitada a missão institucional, ainda segundo o documento Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições, o processo de Autoavaliação tem dois objetivos centrais:
- avaliar a instituição como uma totalidade integrada que permite a Autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional, e;
- privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
OBJETIVOS OPERACIONAIS
O Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP tem como principais objetivos:
- gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
- por em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
- identificar as potencialidades da instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
- aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
- fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
- tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
- julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
- prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.
A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Para tanto, o presente Programa de Avaliação Institucional busca sistematizar informações, analisar coletivamente os significados das realizações, desvendar formas de organização, administração e ação, identificar pontos fortes e potencialidades, bem como pontos fracos, e contribuir com estratégias de superação de problemas.
Relato Institucional
Relato Institucional
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre seus objetivos a melhoria da qualidade da educação superior e a expansăo da sua oferta. Para atender a esses objetivos, a avalíaşäo assume importante papel.
De acordo com o Sinaes, a avaliação da educação superior ocorre por meio da avaliação de IES, de cursos e do desempenho dos estudantes. Tais avaliações são de responsabilidade da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), com a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Para ampliar e fortalecer a relaçäo entre os processos de avaliação e os processos de gestão, bem como o autoconhecimento das IES e o consequente aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o instrumento de avaliação institucional propõe o Relato Institucional como uma inovação que objetiva integrar as açöes de avaliaçäo interna e de avaliação externa à gestâo das IES.
O RI subsidia o ato de credenciamento e recredenciamento institucional e a transformação de organização acadêmica. De forma distinta dos relatórios de autoavaliaçäo institucional elaborados pela CPA, que materializam a avaliação interna, o RI tem por objetívo evidenciar como os processos de gestão institucional se desenvolvem a partir das avaliações externas e das avaliações internas.
Deste modo, no RI a instituição deve evidenciar a interação entre os resultados do conjunto de avaliaçöes (externas e internas) e suas atividades acadêmico-administrativas, de forma a demonstrar as açöes implementadas e as melhorias da IES. Isto é, no relato deve constar como as avaliações influenciaram ou modificaram o processo de gestäo da IES e seus planos de mE›Ihoria.
Ao focalizar a evolução académica da IES com base na relaçăo entre planejamento de gestão e avaliações instítucionais, a elaboração do RI caracteriza uma fase de feedback (retroalimentaşão) e avaliação do alcance dos objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento lnstitucional (PDI) e das ações e metas a eles relacionados. Dessa forma, as ações que tìveram sua origem nos processos de avaliação interna e externa devem visar à execução do PDI, assim como sua atualização ou reformulaçăo.
Em uma visão ampla, o RI deve analisar como a estratégia adotada pela lnstituiçäo, e as açöes e atividades dela decorrentes, atende às orientações estratégicas definidas em seu planejamento, sendo essas: sua missăo, sua visão e seus objetivos.
Breve apresentação do RI do IFSP
O presente Relato Institucional (RI) objetiva explicitar de que maneira os processos de gestão institucional, materializados no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, são implementados a partir da relação indissociável dos resultados das avaliações externas e internas com as ações que norteiam as melhorias implementadas no IFSP. Tendo como foco o processo evolutivo da implementação do planejamento de gestão, articulado com os resultados das avaliações institucionais, este RI contempla a análise das políticas desenvolvidas pelo IFSP destacando a relação das principais metas e ações implementadas, visando o alcance dos objetivos estratégicos da instituição. Para melhor diálogo com o leitor, a estrutura desse documento se apresenta considerando as orientações constantes na NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES Nº 62.
Relato Institucional - Nov/2021
Projeto de Avaliação Institucional
Projeto de Avaliação Institucional
OBJETIVO GERAL
Conduzir o processo de autoavaliação do IFSP durante o triênio 2021-2023, com base nas prerrogativas do SINAES e em consonância com o PDI, de forma a sistematizar os dados para prestação de informações ao INEP e aos diversos segmentos institucionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Articular e orientar os membros das CPAs Central e Locais sobre as prerrogativas regulatórias, normativas e metodológicas, de forma que possam apoiar a correta execução dos procedimentos de avaliação institucional
- Subsidiar a cultura do amplo debate, da liberdade de expressão e de opinião, focada na identificação das potencialidades, fragilidades e de alternativas para a melhoria do IFSP, promovendo o engajamento dos diversos segmentos que são fontes de informação para o processo autoavaliativo (estudantes, egressos, docentes, técnicos-administrativos e comunidade externa);
- Realizar ampla divulgação do trabalho da CPA, considerando os resultados consolidados de suas autoavaliações e de eventuais ações intermediadas para efetiva melhoria institucional, possibilitando o acompanhamento e monitoramento dessas ações;
- Promover a efetiva comunicação e a integração intersetorial entre a CPA, as Direções de Campi, as Coordenações de Cursos Superiores, a Procuradoria Institucional e a Ouvidoria, com vistas a desenvolver soluções para melhoria do IFSP.
Acesse o Projeto de Avaliação Institucional 2024 - 2026
Acesse o Projeto de Avaliação Institucional 2021 - 2023Eventos
Rodas de Diálogos das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) é um evento articulado nacionalmente por Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), com a finalidade de promover um espaço de diálogo, troca de experiências, saberes e conhecimentos sobre o processo de autoavaliação institucional interna, e avaliações externas promovidas pelo INEP/MEC.
1. Análise crítica do SINAES, dos eixos, das dimensões e dos indicadores. | |
[Breve Apresentação] | |
Palestrante: Joelma dos Santos Bernardes (Lattes) | |
Local: São Paulo [on line] | Data/Hora do Evento: 23/08/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas |
2. Conceitos, critérios e instrumentos de avaliação. | |
[Breve Apresentação] | |
Palestrante: Claudia Fonseca Rosès (Lattes) | |
Local: São Paulo [on line] | Data/Hora do Evento: 20/09/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas |
Início das Inscrições: 05/09/2023 Fim das Inscrições: 19/09/2023 | |
3. A relevância do processo de autoavaliação institucional no trabalho desenvolvido pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). | |
[Breve Apresentação] | |
Palestrante: Viviane Santos Birchal (Lattes) | |
Local: São Paulo [on line] | Data/Hora do Evento: 18/10/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas |
Início das Inscrições: 11/10/2023 Fim das Inscrições: 17/10/2023 | |
4. Práticas avaliativas e comunicação: planejamento, organização e divulgação de resultados dos processos avaliativos para a comunidade acadêmica. | |
[Breve Apresentação] | |
Palestrante: Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues (Lattes) | |
Local: São Paulo [on line] | Data/Hora do Evento: 21/11/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas |
Início das Inscrições: 07/11/2023 Fim das Inscrições: 20/11/2023 | |
5. CPA: uma visão de mapeamento e modelagem de seus processos. | |
[Breve Apresentação] | |
Palestrante: Antonio Airton Palladino (Lattes) | |
Local: São Paulo [on line] | Data/Hora do Evento: 13/12/2023 – das 16h às 18h. Carga Horária: 2 horas |
Início das Inscrições: 06/12/2023 Fim das Inscrições: 12/012/2023 |
Planejamento
A elaboração do Programa de Avaliação Institucional compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O calendário deve contemplar os prazos para execução das ações principais e datas de eventos (reuniões, seminários etc.), observando igualmente os prazos estabelecidos pela Portaria n.º 2051/04, que regulamenta o SINAES.
O planejamento, discutido com a comunidade acadêmica, deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores.
Sensibilização
SENSIBILIZAÇÃO
No processo de Autoavaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários, entre outros.
A sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas.
Cabe ressaltar que a sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas, pois sempre haverá sujeitos novos iniciando sua participação no processo: sejam estudantes, sejam membros do corpo docente ou técnico-administrativo.
Imagens para serem usadas nas sensibilizações e documentos institucionais
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Apresentações:
- 2017
- 2016 / - Avaliações 2016
- 2014
Desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento do processo de avaliação institucional a CPA-IFSP procura assegurar a coerência entre as ações planejadas e as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância aos prazos.
Esta etapa consiste especialmente na:
- realização de reuniões ou debates de sensibilização;
- sistematização de demandas, ideias ou sugestões oriundas dessas reuniões;
- realização de seminários internos;
- definição da composição dos grupos de trabalho atendendo aos principais segmentos da comunidade acadêmica;
- construção de instrumentos para coleta de dados: entrevistas, questionários, grupos focais e outros;
- definição da metodologia de análise e interpretação dos dados;
- definição das condições materiais para o desenvolvimento do trabalho;
- definição de formato de relatório de Autoavaliação;
- definição de reuniões sistemáticas de trabalho;
- elaboração de relatórios; e
- organização e discussão dos resultados com a comunidade acadêmica e publicação das experiências.
Consolidação
CONSOLIDAÇÃO
Esta etapa refere-se à elaboração, divulgação e análise do relatório final.
Contempla, também, a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da instituição.
A) RELATÓRIO
O relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, de análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de Autoavaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando estiverem disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e de desempenho de estudantes.
Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Considerando essa diversidade de leitores, são fundamentais a clareza na comunicação das informações e o caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos.
O relatório final deve apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
B) DIVULGAÇÃO
A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deve propiciar, ainda, oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna.
C) BALANÇO CRÍTICO
Ao final do processo de Autoavaliação, é necessária uma reflexão sobre o mesmo, visando a sua continuidade. Assim, uma análise das estratégias utilizadas, das dificuldades e dos avanços apresentados permitirá planejar ações futuras.
Deste modo, o processo de Autoavaliação proporcionará não só o autoconhecimento institucional, o que em si é de grande valor para a instituição, como será um balizador da avaliação externa, prevista no SINAES como a próxima etapa da avaliação institucional.
Eixos Avaliados
EIXOS AVALIADOS
Portaria n 92, de 31 de janeiro de 2014, aprova, em extrato, osindicadores do instrumento de avaliação institucional externa que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES:
- Planejamento e Avaliação Institucional
- Desenvolvimento Institucional
- Políticas Acadêmicas
- Políticas de Gestão
- Infraestrutura
Metodologia
INSTRUMENTOS DA AUTOAVALIAÇÃO
A CPA-IFSP definiu os indicadores e padrões de qualidade, a metodologia (incluindo análise e interpretação de dados) e os instrumentos utilizados no processo de Autoavaliação e a periodicidade de avaliação de cada dimensão, mediante consultas aos diversos segmentos da comunidade acadêmica, atendida a Lei n° 10.861, de 2004, a Portaria MEC n° 2.051/2004, os documentos Diretrizes para a Autoavaliação e Orientações gerais para o roteiro da Autoavaliação das instituições, o Estatuto, o Regimento Geral, o Projeto Pedagógico-Institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional e demais documentos internos, aprovados pelo colegiado superior.
A cada ano, a CPA-IFSP promove a avaliação desses mecanismos e da metodologia utilizados, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de Autoavaliação, como instrumento de planejamento e gestão acadêmico-administrativo e atendimento às normas de avaliação da educação superior, aprovadas pelo Poder Público.
2023/2025
Composição biênio 2023/2025
Portaria nº 2.986/IFSP, de 28 de maio de 2024 - Altera, em parte, a Portaria nº 2.521/IFSP, de 22 de abril de 2024, instituída pela Portaria nº 3.440/IFSP, de 27 de julho de 2023, que designa membros para a composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP para o biênio 2023/2025.
Portaria nº 0970/IFSP, de 11 de março de 2025 - Altera, em parte, a Portaria no 2986, de 28 de maio de 2024, instituída pela Portaria no 3440, de 27 de julho de 2023, que designa membros para a composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP para o biênio 2023/2025.
Presidente da CPA Central: Luciene Cavalcanti Rodrigues
E-mail de contato com a CPA central: cpa@ifsp.edu.br
2021/2023
Composição biênio 2021/2023
Portaria nº 6.959/2022, de 12 de dezembro de 2022, altera, em parte, a Portaria nº 6755/2022.
Portaria nº 6.755/2022, de 25 de novembro de 2022, altera, em parte, a Portaria 5.166/2021.
Portaria nº 5.166/IFSP, de 4 de setembro de 2021, altera em parte a Portaria nº 3301/IFSP, de 24 de maio de 2021 e a Portaria nº 3721/IFSP, de 29 de junho de 2021.
Portaria nº 3721/IFSP, de 29 de junho de 2021, altera em parte a Portaria nº 3301/IFSP, de 24 de maio de 2021.
Presidente da CPA Central: Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio
- E-mail de contato com a CPA central: cpa@ifsp.edu.br
2020/2021
Composição biênio 2020/2021 - Portaria nº 4262, de 18 de novembro de 2019; alterada pela Portaria nº 2107, de 02 de junho de 2020; prorrogada pela Portaria nº 2242, de 16 de junho de 2020; alterada pela Portaria nº 3594, de 08 de outubro de 2020; prorrogada pela Portaria nº 280, de 22 de janeiro de 2021; prorrogada e alterada pela Portaria nº 1350, de 03 de março de 2021.
Presidente da CPA Central: Karina Maretti Strangueto
E-mail de contato com a CPA central: cpa@ifsp.edu.br
Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA em 2020
Os presidentes das CPA locais estão em negrito
CAMPUS/REITORIA | SIGLA | NOME | SEGMENTO |
Pró-Reitoria de Administração | PRA | José Roberto da Silva | TAE |
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional | PRD | Simone Azevedo Jamalaro | TAE |
Pró-Reitoria de Ensino | PRE | Diego Azevedo Siviero | DOCENTE |
Pró-Reitoria de Extensão - PRX | PRX | Denilza da Silva Frade | TAE |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | PRP | Isabel Cristina da Silva | TAE |
Gabinete da Reitoria | GAB-RET | Glaucia Maria Amancio | TAE |
ARARAQUARA | ARQ | Alessandra Dutra Anastácio | DISCENTE |
Pedro Henrique Soares Marques Froner | DISCENTE | ||
André de Souza Tarallo | DOCENTE | ||
Gabriela Castro Silva Cavalheiro | DOCENTE | ||
Adriana Scalize | TAE | ||
Camila Capacle Paiva | SOCIEDADE | ||
AVARÉ | AVR | Mayara Alcides | DISCENTE |
Ricardo Alexandre Rosa da Silva | DISCENTE | ||
Everton Aparecido da Costa | DOCENTE | ||
Tiago Domingues Palma | DOCENTE | ||
Carolina Cunha Seidel | TAE | ||
Keila Romão Cristina Gregório | SOCIEDADE | ||
BARRETOS | BRT | Rafaela Ferreira Jalhium | DISCENTE |
Marcos Augusto Paladini dos Santos | DOCENTE | ||
Vitor Edson Marques Junior | DOCENTE | ||
Denise Marina Ramos | TAE | ||
BIRIGUI | BRI | Fernando Nakamura Ono | DISCENTE |
Júlia da Silva Moura | DISCENTE | ||
Luiz Beline Neto | DISCENTE | ||
Natália Cristina de Souza | DISCENTE | ||
Pedro Ricardo da Silva Neto | DISCENTE | ||
Régis Leandro Braguim Stábile | DOCENTE | ||
Rubens Arantes Correa | DOCENTE | ||
Tássia Ferreira Tártaro | DOCENTE | ||
Ana Carolina Garcia Broiz | TAE | ||
Michele Oliveira da Silva | TAE | ||
Ivo Pereira da Costa | SOCIEDADE | ||
BOITUVA | BTV | Gabriela Ramos de Moura | DISCENTE |
Daniel Cintra Cugler | DOCENTE | ||
Cristiane Vega Parisella | TAE | ||
Miriam Cristina Peruzzi S. Belote | TAE | ||
Rafael Henrique da Silva Santos | SOCIEDADE | ||
BRAGANÇA PAULISTA | BRA | Camila Maria dos Santos | DISCENTE |
Igor Murici Guimarães Santos | DISCENTE | ||
Nayhara de Souza Ventura | DISCENTE | ||
Denis Rafael Nacbar | DOCENTE | ||
Luana Ferraroto | DOCENTE | ||
Diana Terezinha Amaro | DOCENTE | ||
Ariana Paula da Costa Silva | TAE | ||
Lea da Silva Lima Assunção | TAE | ||
Murilo José de Carvalho | TAE | ||
Telessa de Camilis Pedrozo | SOCIEDADE | ||
Valdirene Torres de Moraes | SOCIEDADE | ||
CAMPINAS | CMP | Mariana da Silva Soares dos Santos | DISCENTE |
Flavio Djanikian | DOCENTE | ||
Vinícius Abrantes de Souza | TAE | ||
Fátima de Castro Reis | SOCIEDADE | ||
CAMPOS DO JORDÃO | CJO | Bruno Toniolo de Oliveira | DISCENTE |
Carla da Silva Lourenço | DISCENTE | ||
Samara Farias da Silva | DISCENTE | ||
Vitória de Almeida Chaves | DISCENTE | ||
Edvando César Galvão | DOCENTE | ||
Waldemir de Paula Silveira | DOCENTE | ||
Mauro Diego Pinto Ribeiro | TAE | ||
Marta Maria Esteves | SOCIEDADE | ||
CAPIVARI | CPV | Ana Paula Pereira | DISCENTE |
Leomara Andrade de Castro | DISCENTE | ||
André Castilho Garcia | DOCENTE | ||
Luís Eduardo Pais dos Santos | DOCENTE | ||
Júnio Rodrigues de Oliveira | TAE | ||
Izabel Maria Barral Teixeira | TAE | ||
Chaiene de Jesus Antoneli | SOCIEDADE | ||
Jefferson da Silva Menezes | SOCIEDADE | ||
Everaldo Luiz Xavier dos Santos | SOCIEDADE | ||
CARAGUATATUBA | CAR | Alice Rosa de Goes da Costa | DISCENTE |
Nicoli Rocha Santos | DISCENTE | ||
Carolina Gonçalves da Silva | DOCENTE | ||
Fagner Ricardo Mera | TAE | ||
Mariana Maltez Fialho | TAE | ||
Bruno Reis Moreira Nacano | SOCIEDADE | ||
CATANDUVA | CTD | Everton Adriano Tassi | DISCENTE |
Arthur Braga Zerondi | DISCENTE | ||
Denis Cesar Mosconi Pereira | DOCENTE | ||
Rodrigo Gati | DOCENTE | ||
Elton Cesar Prando | TAE | ||
Marco Antonio Teotonio de Castro | TAE | ||
Teily Cristiane Bento Mosconi | SOCIEDADE | ||
CUBATÃO | CBT | Richard Cipriano Santos | DISCENTE |
Bianca Dias da Silva | DISCENTE | ||
Vinícius Dias da Silva | DISCENTE | ||
Fabiano de Souza Silva | DISCENTE | ||
Richard Cipriano dos Santos | DISCENTE | ||
Fernando Ribeiro dos Santos | DOCENTE | ||
Fabiana Silveira Botani Gimenes de Jesuz | TAE | ||
Júlia Celis Rebelatto Cáreli | SOCIEDADE | ||
GUARULHOS | GRU | Ana Paula Alves Zucheli | DISCENTE |
Robson Ferreira Lopes | DOCENTE | ||
Guilherme Vinicius Ascendino Silva | TAE | ||
HORTOLÂNDIA | HTO | Larissa da Cruz Chiquito Ortega | DISCENTE |
Mirella de Almeida Villas Boas | DISCENTE | ||
Rennan Colozzo Gimenez | DISCENTE | ||
Allan Clayton dos Santos | DISCENTE | ||
Alexandre Grotta | DOCENTE | ||
Paulo Celso Vieira Paino | DOCENTE | ||
Caroline Louise Vilhena Francisco Beraldo | TAE | ||
Joseane Rodrigues dos Santos | TAE | ||
Jefferson Antônio Scheffer | SOCIEDADE | ||
ITAPETININGA | ITP | Raquel Meneguini Albuquerque | DISCENTE |
Gerson Nunho Carriel | DOCENTE | ||
Flávio Mania | DOCENTE | ||
Taís Dayane Fiori | TAE | ||
Marcos dos Santos Silvério | SOCIEDADE | ||
ITAQUAQUECETUBA | ITQ | Eduardo Freitas de Santana | DISCENTE |
Geisa Silva de Sena | DISCENTE | ||
Lucas Gabriel de Lima de Sá | DISCENTE | ||
Matheus Soares Duarte | DISCENTE | ||
Natália Serra da Costa | DISCENTE | ||
Petrônio Cabral Ferreira | DOCENTE | ||
Tais Matheus da Silva | DOCENTE | ||
Renan Luis Fragelli | DOCENTE | ||
Simone Simoes Amaral | DOCENTE | ||
Luiz Roberto Botelho Tedesco | TAE | ||
Antonio da Silva Santos | SOCIEDADE | ||
JACAREI | JCR | Andressa Stephanie Fernandes Silva | DISCENTE |
Daiana Tone Sakai Rivaroli | DISCENTE | ||
Daniela dos Santos Pinheiro | DISCENTE | ||
Luana Furlan da Silva | DISCENTE | ||
Julio Augusto dos Santos Neto | DOCENTE | ||
Maria Lúcia Nana Ebisawa Irita | DOCENTE | ||
Victor Barbosa Ribeiro | DOCENTE | ||
Bruno Carvalho Pinheiro | TAE | ||
Thais Ribeiro Esteves | TAE | ||
MATÃO | MTO | Gilson Roberto Fortunato | DISCENTE |
Lucas Diniz Fécchio | DISCENTE | ||
Rafael Rossi Campopiani | DISCENTE | ||
João Luis Guilherme Benassi | DOCENTE | ||
Fernando Brandão de Oliveira | DOCENTE | ||
Sergio Ricardo Lelis de Oliveira | TAE | ||
Guilherme Christiani | TAE | ||
Miguel Sabat | SOCIEDADE | ||
Maria Helena Spilla | SOCIEDADE | ||
PIRACICABA | PRC | André Nieps | DISCENTE |
Argelio Lima Paniago | DOCENTE | ||
Ariane Cristina Cordeiro Gazzi Lopes | TAE | ||
José Alberto F. Rodrigues Filho | SOCIEDADE | ||
PIRITUBA | PTB | Alexsandro Almeida de Jesus | DISCENTE |
Luciano Henrique Trindade | DOCENTE | ||
Bárbara Cavichioli | TAE | ||
Divania Farias de Souza | SOCIEDADE | ||
PRESIDENTE EPITÁCIO | PEP | Gabriella Guedes da Silva | DISCENTE |
Ricardo Cesar Câmara Ferrari | DOCENTE | ||
Diego da Silva Ferreira | TAE | ||
José Edilson Martins de Oliveira | SOCIEDADE | ||
REGISTRO | RGT | Thamires Rayane Marques Pereira | DISCENTE |
Maria Cláudia Silva Batista | DISCENTE | ||
Orlando Eduardo Ferri | DOCENTE | ||
Francisco Sérgio Cunha | DOCENTE | ||
Juliano Wagner Custódio Rodrigues | TAE | ||
Heleni Sousa dos Santos Ferreira | TAE | ||
Ticiana Marques Schermack de Lima | SOCIEDADE | ||
Salto | SLT | Gabriel Brogno Alcantara Pauferro | DISCENTE |
Claudio Luis Roveri Vieira | DOCENTE | ||
Filipe Mantovani Ferreira | DOCENTE | ||
Seila Vasti Faria de Paiva | DOCENTE | ||
Ana Flávia Marques Martins | TAE | ||
Fernando Silva de Almeida | TAE | ||
Paulo Takeyama | SOCIEDADE | ||
SÃO CARLOS | SCL | Gamaliel Brun Neves | DISCENTE |
Renato Henrique Moreira de Sousa | DISCENTE | ||
Fernando Ferreira Del Monte | DOCENTE | ||
Fabríciu Alarcão Veiga Benini | DOCENTE | ||
Carlos Eduardo Palmieri Teixeira | TAE | ||
Samuel Generoso Dias | TAE | ||
SÃO JOÃO DA BOA VISTA | SBV | Gabriela Silva Domingos | DISCENTE |
José Carlos César Zufanetti | DISCENTE | ||
Breno Lisi Romano | DOCENTE | ||
Paulo Renato de Oliveira Gavião | DOCENTE | ||
Douglas Emanuel Valentim Nehme | TAE | ||
Noé Araújo Parisi | TAE | ||
Antônio Carlos Dias | SOCIEDADE | ||
Joel Gutierres | SOCIEDADE | ||
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | SJC | Diego Moraes da Silva | DISCENTE |
Marcilene Cristina Gomes | DOCENTE | ||
Elmisson Santana de Lima Silva | TAE | ||
Nazareth de Melo Vasconcelos | SOCIEDADE | ||
SÃO PAULO | SPO | Matheus Lopes do Nascimento | DISCENTE |
Marcos Hideyuki Yokoyama | DOCENTE | ||
José Carlos Jacintho | DOCENTE | ||
Rubem Ribeiro Filho | DOCENTE | ||
Carmen Monteiro Fernandes | TAE | ||
Adrienzy Rocha Martins Costa | TAE | ||
Kelly Aparecida Duarte Torquato | TAE | ||
SÃO ROQUE | SRQ | Samuel Felipe Guimarães | DISCENTE |
João Vitor Ferreira | DISCENTE | ||
Gabriel Vasquinho Ferrari | DISCENTE | ||
Mabel Regila Bernardino Santos | DISCENTE | ||
Rebeca Santos Araújo | DISCENTE | ||
Alberto Paschoal Trez | DOCENTE | ||
Silce Adeline Danelon Guassi Signorelli | DOCENTE | ||
Kátia Cristina Alves Pinto | TAE | ||
Jeferson de Moraes Correia | TAE | ||
Lenildo de Almeida | SOCIEDADE | ||
Josirley de F. Corrêa Carvalho | SOCIEDADE | ||
SERTÃOZINHO | SRT | Isabela Vasconcelhos Folha | DISCENTE |
Carlos Roberto Gnan Júnior | DISCENTE | ||
Gustavo Marcelo Pinhata | DOCENTE | ||
Rosycler Cristina Santos Simão | DOCENTE | ||
Fabiana Andréa Fracácio Frighetto | TAE | ||
José Eduardo Batista | TAE | ||
Otávio Gabriel da Silva | SOCIEDADE | ||
SOROCABA | SOR | Rondney Sabino Martins | DISCENTE |
Phatlim Silva Tavares | DISCENTE | ||
Ricardo Geraldo Teixeira | DOCENTE | ||
Andrezza Moreti | DOCENTE | ||
Reinaldo Squillant Junior | DOCENTE | ||
Marli Nogueira de Araujo | TAE | ||
José Francisco Mantovani | SOCIEDADE | ||
SUZANO | SZN | Denise Teixeira Nagaishi | DISCENTE |
André Minuzzo de Barros | DOCENTE | ||
Valmir Alves Ventura | TAE | ||
VOTUPORANGA | VTP | Larissa Furlanetto Pereira | DISCENTE |
Vitor Hugo Dias Ferrara | DISCENTE | ||
Mariugo dos Santos Megiani | DISCENTE | ||
Jardel Dias Brito | DISCENTE | ||
José Ricardo Camilo Pinto | DOCENTE | ||
Mateus Eduardo Boccardo | DOCENTE | ||
Alex Sandro Teotônio da Costa | TAE | ||
Fernando Barão de Oliveira | TAE | ||
Josneimar Ferreira de Freitas | SOCIEDADE | ||
Simone Rafaela Floriano Franzin Marton | SOCIEDADE |
2018/2019
Composição biênio 2018/2019 - Portaria nº 3036, de 17 de setembro de 2018, Revogada pela Portaria nº 4262, de 18 de novembro de 2019
Presidente da CPA Central: Carmen Monteiro Fernandes/ Karina Maretti Strangueto
E-mail de contato com a CPA central: cpa@ifsp.edu.br
Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA para o biênio 2018/2019
CAMPUS*/REITORIA | NOME | SEGMENTO |
Pró-Reitoria de Administração - PRA | ||
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRD | ||
Pró-Reitoria de Ensino - PRE | Diego Azevedo Siviero | DOCENTE |
Pró-Reitoria de Extensão - PRX | Denilza da Silva Frade | TAE |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRP | Isabel Cristina da Silva | TAE |
Gabinete da Reitoria | Glaucia Maria Amancio | TAE |
ARARAQUARA | Alessandra Dutra Anastácio | DISCENTE |
Pedro Henrique Soares Marques Froner | DISCENTE | |
André de Souza Tarallo | DOCENTE | |
Gabriela Castro Silva Cavalheiro | DOCENTE | |
Adriana Scalize | TAE | |
Camila Capacle Paiva | SOCIEDADE | |
AVARÉ | Mayara Alcides | DISCENTE |
Ricardo Alexandre Rosa da Silva | DISCENTE | |
Everton Aparecido da Costa | DOCENTE | |
Tiago Domingues Palma | DOCENTE | |
Carolina Cunha Seidel | TAE | |
Keila Romão Cristina Gregório | SOCIEDADE | |
BARRETOS | Rafaela Ferreira Jalhium | DISCENTE |
Marcos Augusto Paladini dos Santos | DOCENTE | |
Vitor Edson Marques Junior | DOCENTE | |
Denise Marina Ramos | TAE | |
Não | SOCIEDADE | |
BIRIGUI | Fernando Nakamura Ono | DISCENTE |
Júlia da Silva Moura | DISCENTE | |
Luiz Beline Neto | DISCENTE | |
Natália Cristina de Souza | DISCENTE | |
Pedro Ricardo da Silva Neto | DISCENTE | |
Régis Leandro Braguim Stábile | DOCENTE | |
Rubens Arantes Correa | DOCENTE | |
Tássia Ferreira Tártaro | DOCENTE | |
Ana Carolina Garcia Broiz | TAE | |
Michele Oliveira da Silva | TAE | |
Ivo Pereira da Costa | SOCIEDADE | |
BOITUVA | Gabriela Ramos de Moura | DISCENTE |
Daniel Cintra Crugler | DOCENTE | |
Cristiane Vega Parisella | TAE | |
Miriam Cristina Peruzzi S. Belote | TAE | |
Rafael Henrique da Silva Santos | SOCIEDADE | |
BRAGANÇA PAULISTA | Camila Maria dos Santos | DISCENTE |
Diana Terezinha Amaro | DOCENTE | |
Murilo José de Carvalho | TAE | |
Valdirene Torres de Moraes | SOCIEDADE | |
CAMPINAS | Toyeeb Olasunkanmi Ishola | DISCENTE |
Flavio Djanikian | DOCENTE | |
Vinícius Abrantes de Souza | TAE | |
Fátima de Castro Reis | SOCIEDADE | |
CAMPOS DO JORDÃO | Bruno Toniolo de Oliveira | DISCENTE |
Carla da Silva Lourenço | DISCENTE | |
Samara Farias da Silva | DISCENTE | |
Vitória de Almeida Chaves | DISCENTE | |
Edvando César Galvão | DOCENTE | |
Waldemir de Paula Silveira | DOCENTE | |
Mauro Diego Pinto Ribeiro | TAE | |
Marta Maria Esteves | SOCIEDADE | |
CAPIVARI | Ana Paula Pereira | DISCENTE |
Leomara Andrade de Castro | DISCENTE | |
André Castilho Garcia | DOCENTE | |
Luís Eduardo Pais dos Santos | DOCENTE | |
Júnio Rodrigues de Oliveira | TAE | |
Izabel Maria Barral Teixeira | TAE | |
Chaiene de Jesus Antoneli | SOCIEDADE | |
Jefferson da Silva Menezes | SOCIEDADE | |
Everaldo Luiz Xavier dos Santos | SOCIEDADE | |
CARAGUATATUBA | Victor Hugo da Silva Oliveira | DISCENTE |
Nelson Alves Pinto | DOCENTE | |
Mariana Maltez Fialho | TAE | |
Bruno Reis Moreira Nacano | SOCIEDADE | |
CATANDUVA | Everton Adriano Tassi | DISCENTE |
Arthur Braga Zerondi | DISCENTE | |
Denis Cesar Mosconi Pereira | DOCENTE | |
Rodrigo Gati | DOCENTE | |
Elton Cesar Prando | TAE | |
Marco Antonio Teotonio de Castro | TAE | |
Teily Cristiane Bento Mosconi | SOCIEDADE | |
CUBATÃO | Carolina Lima Gomes | DISCENTE |
Gustavo Felipe Clemente | DISCENTE | |
Ivone Dias Costa Lestingi | DISCENTE | |
Gabriel Rodrigues Luconi | DISCENTE | |
Gregory José Vieira Russo | DISCENTE | |
Luander Henrique Dias da Silva | DISCENTE | |
Bruna Mascena da Silva | DISCENTE | |
Glauber Renato Colnago | DOCENTE | |
Marcelo Macchi da Silva | DOCENTE | |
Miriam Regina Chinen Maisatto | TAE | |
Victor Gabriel Lima Silva de Azevedo | SOCIEDADE | |
GUARULHOS | Ana Paula Alves Zucheli | DISCENTE |
Robson Ferreira Lopes | DOCENTE | |
Guilherme Vinicius Ascendino Silva | TAE | |
NÃO | SOCIEDADE | |
HORTOLÂNDIA | Larissa da Cruz Chiquito Ortega | DISCENTE |
Mirella de Almeida Villas Boas | DISCENTE | |
Rennan Colozzo Gimenez | DISCENTE | |
Allan Clayton dos Santos | DISCENTE | |
Daniela Marques | DOCENTE | |
Marcelo Lisboa Mota | DOCENTE | |
Caroline Louise Vilhena Francisco Beraldo | TAE | |
Joseane Rodrigues dos Santos | TAE | |
Jefferson Antônio Scheffer | SOCIEDADE | |
ITAPETININGA | Ruth Lopes de Almeida | DISCENTE |
Ayumi Kato de Campos | DOCENTE | |
Flávio Mania | DOCENTE | |
Douglas Ribeiro Nunes | TAE | |
Angelo Lourival Ricchetti | SOCIEDADE | |
ITAQUAQUECETUBA | Eduardo Freitas de Santana | DISCENTE |
Geisa Silva de Sena | DISCENTE | |
Lucas Gabriel de Lima de Sá | DISCENTE | |
Matheus Soares Duarte | DISCENTE | |
Natália Serra da Costa | DISCENTE | |
Petrônio Cabral Ferreira | DOCENTE | |
Tais Matheus da Silva | DOCENTE | |
Luiz Roberto Botelho Tedesco | TAE | |
Antonio da Silva Santos | SOCIEDADE | |
JACAREI | Fernanda Borges Machado | DISCENTE |
Nicoli Brandão dos Santos | DISCENTE | |
Daiana Tone Sakai Rivaroli | DISCENTE | |
Daniela dos Santos Pinheiro | DISCENTE | |
Clayton do Espirito Santo | DOCENTE | |
Julio Augusto dos Santos Neto | DOCENTE | |
Rodrigo da Cunha Pacheco | DOCENTE | |
Mauri Rodrigues | DOCENTE | |
Bruno Carvalho Pinheiro | TAE | |
Thais Ribeiro Esteves | TAE | |
Althieres Figueiredo Dias | SOCIEDADE | |
MATÃO | Gilson Roberto Fortunato | DISCENTE |
Lucas Diniz Fécchio | DISCENTE | |
Rafael Rossi Campopiani | DISCENTE | |
João Luis Guilherme Benassi | DOCENTE | |
Fernando Brandão de Oliveira | DOCENTE | |
Sergio Ricardo Lelis de Oliveira | TAE | |
Guilherme Christiani | TAE | |
Miguel Sabat | SOCIEDADE | |
Maria Helena Spilla | SOCIEDADE | |
PIRACICABA | André Nieps | DISCENTE |
Argelio Lima Paniago | DOCENTE | |
Ariane Cristina Cordeiro Gazzi Lopes | TAE | |
José Alberto F. Rodrigues Filho | SOCIEDADE | |
PIRITUBA | Alexsandro Almeida de Jesus | DISCENTE |
Luciano Henrique Trindade | DOCENTE | |
Bárbara Cavichioli | TAE | |
Divania Farias de Souza | SOCIEDADE | |
PRESIDENTE EPITÁCIO | Gabriella Guedes da Silva | DISCENTE |
Ricardo Cesar Câmara Ferrari | DOCENTE | |
Diego da Silva Ferreira | TAE | |
José Edilson Martins de Oliveira | SOCIEDADE | |
REGISTRO | Thamires Rayane Marques Pereira | DISCENTE |
Maria Cláudia Silva Batista | DISCENTE | |
Orlando Eduardo Ferri | DOCENTE | |
Francisco Sérgio Cunha | DOCENTE | |
Juliano Wagner Custódio Rodrigues | TAE | |
Heleni Sousa dos Santos Ferreira | TAE | |
Ticiana Marques Schermack de Lima | SOCIEDADE | |
Salto | Rafaela Jesus de Alencar | DISCENTE |
Bruna Lammoglia | DOCENTE | |
Claudio Luis Roveri Vieira | DOCENTE | |
Filipe Mantovani Ferreira | DOCENTE | |
Seila Vasti Faria de Paiva | DOCENTE | |
Nayari Marie Lessa | TAE | |
Fernando Silva de Almeida | TAE | |
Paulo Takeyama | SOCIEDADE | |
SÃO CARLOS | Gamaliel Brun Neves | DISCENTE |
Renato Henrique Moreira de Sousa | DISCENTE | |
Nasaré Vieira Nogueira | DOCENTE | |
Fabríciu Alarcão Veiga Benini | DOCENTE | |
Carlos Eduardo Palmieri Teixeira | TAE | |
Samuel Generoso Dias | TAE | |
Não | Não | |
SÃO JOÃO DA BOA VISTA | Bruno Murilo Oliveira da Silva | DISCENTE |
Silas Martins Barbosa | DISCENTE | |
Tiago de Souza Siqueira | DISCENTE | |
Wilgner Cristie Duarte Batista | DISCENTE | |
Ygor Faislon Domingos | DISCENTE | |
André Luiz Gontijo | DOCENTE | |
Fernanda Franzoni Pescumo | DOCENTE | |
Paulo Renato de Oliveira Gavião | DOCENTE | |
Robinson Mapelli Boaro | TAE | |
Sandra Mônica Chaves Souza | TAE | |
Joel Gutierres | SOCIEDADE | |
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | Diego Moraes da Silva | DISCENTE |
Marcilene Cristina Gomes | DOCENTE | |
Elmisson Santana de Lima Silva | TAE | |
Nazareth de Melo Vasconcelos | SOCIEDADE | |
SÃO PAULO | Matheus Lopes do Nascimento | DISCENTE |
Marcos Hideyuki Yokoyama | DOCENTE | |
José Carlos Jacintho | DOCENTE | |
Rubem Ribeiro Filho | DOCENTE | |
Carmen Monteiro Fernandes | TAE | |
Adrienzy Rocha Martins Costa | TAE | |
Kelly Aparecida Duarte Torquato | TAE | |
SÃO ROQUE | Samuel Felipe Guimarães | DISCENTE |
Cleber de Jesus Pereira | DISCENTE | |
Gabriel Vasquinho Ferrari | DISCENTE | |
Mabel Regila Bernardino Santos | DISCENTE | |
Cicero Patrício Feitosa | DISCENTE | |
Murilo Almeida de Carvalho | DISCENTE | |
Alberto Paschoal Trez | DOCENTE | |
Tatiane Monteiro da Cruz | DOCENTE | |
Maria das Dores Almeida | TAE | |
Jeferson de Moraes Correia | TAE | |
Josirley de F. Corrêa Carvalho | SOCIEDADE | |
SERTÃOZINHO | Rita de Cássia Batista Oliveira | DISCENTE |
António Guilherme Costa | DISCENTE | |
Gislaine Caroline Gomes De Meira | DISCENTE | |
Gustavo Marcelo Pinhata | DOCENTE | |
Maria Beatriz Gameiro Cordeiro | DOCENTE | |
Fabiana Andréa Fracácio Frighetto | TAE | |
José Eduardo Batista | TAE | |
Guilherme Batista | SOCIEDADE | |
SOROCABA | Rondney Sabino Martins | DISCENTE |
Phatlim Silva Tavares | DISCENTE | |
Ricardo Geraldo Teixeira | DOCENTE | |
Andrezza Moreti | DOCENTE | |
Felipe Leite Paes | DOCENTE | |
Marli Nogueira de Araujo | TAE | |
José Francisco Mantovani | SOCIEDADE | |
SUZANO | Denise Teixeira Nagaishi | DISCENTE |
André Minuzzo de Barros | DOCENTE | |
Valmir Alves Ventura | TAE | |
Não | SOCIEDADE | |
VOTUPORANGA | Larissa Furlanetto Pereira | DISCENTE |
Eduardo Albacete | DISCENTE | |
Mariugo dos Santos Megiani | DISCENTE | |
Jardel Dias Brito | DISCENTE | |
José Ricardo Camilo Pinto | DOCENTE | |
Mateus Eduardo Boccardo | DOCENTE | |
Alex Sandro Teotônio da Costa | TAE | |
Fernando Barão de Oliveira | TAE | |
Josneimar Ferreira de Freitas | SOCIEDADE | |
Simone Rafaela Floriano Franzin Marton | SOCIEDADE |
*Câmpus: todos que oferecerão cursos superiores até o final de 2019.
2016/2017
Composição biênio 2016/2017 - Portaria nº 1061, de 22 de março de 2017 (formato: PDF assinado - DOC)
Composição biênio 2016/2017 - Portaria nº 2762, de 24 de junho de 2016 (formato: PDF assinado - DOC)
Ata reunião 21/06/16
Presidente da CPA central: André Luiz da Silva
andrels@ifsp.edu.br
(11) 9.8614.1328
(11) 3775.4597
E-mail de contato com a CPA central: cpa@ifsp.edu.br
Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA para o biênio 2016/2017
Pró-reitoria de Administração - PRA | Sérgio Alberto Batista e Priscilla Najara Dagel Souza |
Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRD | Jose Aparecido da Silva e André Luis Vieira |
Pró-reitoria de Ensino - PRE | até 20/02/18 Devanir Cabral Lima Morikawa Suellen Oliveira da Silva até 24/08/17 José Geraldo Basante até 29/03/17 Fabiana Aparecida de Moraes |
Pró-reitoria de Extensão - PRX | Elaine Alves Raimundo |
Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação - PRP | Isabel Cristina da Silva Camilo Garcia Bogado |
Gabinete | Rafael Inácio Sousa Martins Ieda Maria Longo Maugéri (Presidente da CPA da Unifesp) Magali Aparecida Silvestre (Vice-presidente da CPA da Unifesp) |
Câmpus | Discente | Sociedade Civil | Docente | Técnico-Administrativo |
Araraquara (ARQ) | até 01/08/17 Jonatas Flor | até 01/08/17 David Teixeira | Marcos Vinicius Ferreira FernandesRicardo Nogueira de FigueiredoRodrigo Antonio Chiodaaté 01/08/17 Robinson Antão da Cruz Filhoaté 01/08/17 Gabriela Peters Gonçalves Levyaté 01/08/17 Aline Cazarini FelícioAté 16/11/16 Robison Antão da Cruz Filho | Eli Antonio Campanhol |
Avaré (AVR) | Samantha Sant'anna NiklausLais do Vale Oliveira | Keila Romão Cristina Gregório | Allan Braune ReisJean Carlos da Silva RoveriAté 27/10/17 Gabriela de Godoy Cravo ArduinoAté 09/03/17Adriana de Menezes TavaresEva Cristina FranciscoIsabel Freitas Cunha | Carolina Cunha SeidelMário Sanches DelmantoAté 09/03/17Alexandre Augusto de Almeida Curto RodriguesIsabel Cristina Correa Cruz |
Barretos (BRT) | Douglas Fábio da Cruz JrSérgio Antônio RondiniGabriela Cristina Carias Costasaté 23/02/18 Diego Oliveira Bonfim | Sergio Luiz Silva MartinsCleber de Moura Delalibera | Cassio Luiz VellaniFernando Oliveira SoaresAlexandre Moraes CardosoRogério Mendes Brancoaté 21/6/17 Luana Cunha Palmaaté 16/3/17Vitor Edson Marques Júnioraté 14.10.16Ivan Pollarini Marques de Souza | Rafael de Abreu MessinetiJuliana Alpino de Salesaté 22/3/17 Rafael Gonçalves Faria |
Birigui (BRI) | até 23/02/18 Elisa Maria Bernardo Assencio | Edmilson Ricardo Azevedo Novais | Rubens Arantes CorreaMurilo Varges da Silva até 9/2/17 | Ana Carolina Steffen Figueiredoaté 23/02/18 Jeandro José Batista Moreira |
Boituva (BTV) | Amanda Pereira da SilvaMarcos Ozéias Isler | Cleicimara Regina Módolo PicoJoão de Campos Junior | Luiz Egídio Costa CunhaAndreza Silva Areão | Beatriz Ferraz DinizIngrid Nairronski Voidella Marques |
Bragança Paulista (BRA) | Renan Porto SanchesSibele de Lourdes Tomé Lobozzo Doweraté 30/3/17Silvio Henrique Franco BiserraGentil Moretto | Marcos Antônio de Oliveiraaté 30/3/17José Carlos Brizolla JúniorJuliana Theodoro da Silva Ribeiro | Luana FerrarottoJean Douglas Zeferino RodriguesAté 28/03/17 André Luiz Maciel Leme | Victor Oscar Martins Claroaté 30/3/17 Leandro Piazzon Corrêa |
Campinas (CMP) | Thales Pomariaté 20/02/18 Adriano Paduam de Souzaaté dia 9/3/17Cláudio LopesLuiz Eduardo Siqueira Cortina | Fabiana Bonilhaaté dia 9/3/17 Fabiele Fernandes | Flavio DjanikianJosé Ferraz Neto | Solange Ferreira de OliveiraVinicius Costa Boumann |
Campos do Jordão (CJO) | Willian Souza Morais de OliveiraMaiume de Campos Silva Tamariaté 13/3/17Camila Vanessa Costa de LimaLuis Guilherme Rosa Ferreira de Souza | Maria Joaquina dos Santosaté 23/02/18 Marcelino Villas Boas | Juliana Arruda VieiraMaxwell Francisco da SilvaPriscila Ribeiro Vianaaté 13/3/17Estela Pereira Batista | Alexandre Cardosoaté 23/02/18 Vidal da Mota Ferreiraaté 13/3/17Daniel Garcia FloresVera Lúcia Villas Boas |
Capivari (CPV) | Tiago Siqueira Limaaté 23/02/18 Brenda Isabela dos Santos Alves | Claudia MancinSérgio Alex Araújo Santos | Paloma Epprecht e Machado de Campos Chavesaté 26/02/18 Márcio Chaves | Arlete Teresinha Esteves BrandiGrazielle Nayara Felício Silva |
Caraguatatuba (CAR) | Juliete Micol Gouveia SelesAté 9/8/17 Adison Timótio SilvaAnderson de Oliveira Santos | Kellyn Lucia de Souza Cardoso da SilvaAté 9/8/17 Ernesto dos Santos NetoVictor Ulisses PugliesePamela aparecida rocha | Nelson Alves PintoMarlette Cassia Oliveira Ferreiraaté 9/8/17 Dionysio Borges de Freitas Junioraté 9/3/17Tânia Cristina Lemes Soares PontesHenrique Gonçalves Salvador | Marco Antonio de Ulhôa Cintraaté 9/8/17 Luciana Jane Ferraz |
Catanduva (CTD) | Thomas Augusto do LivramentoMaria Carolina Rigatto | Fernando Ferreira Del MonteMaria Célia de Souza Guilhen Mazote | Rodrigo Rainho TanakaIzabela Salvador Pião | |
Câmpus | Discente | Sociedade Civil | Docente | Técnico-Administrativo |
Cubatão (CBT) | Jonatha Hudson Santos de Oliveiraaté 23/02/18 Júlio César Gonçalves Mendes | Sueli de Pontes AlbinoSilvany Alves Monteiro | Wanda Silva RodriguesGlauber Renato Colnago | Sergio Roberto Holloway EscobarTuany Martins Bonfim Pacheco |
Guarulhos (GRU) | Lucas Dechem Calanca | Marinilzes Moradillo Mello | Rogério Homem da Costaaté 20/02/18 Rodrigo Campos Bortoletto | Alexandre Pereira de FreitasTadeu Silva SantosGuilherme Vinicius Ascendino Silvaaté 27/4/17 Sueli Maria Serra S. Almendro |
Hortolândia (HTO) | Renata Gomes da SilvaDivana Aparecida Josaphat do Espírito Santo | Luiz Carlos de OliveiraMaria Cecilia Cazelli Mendes Soares | Daniela MarquesFlávia Roberta Torezinaté 28.9.17 Davina Marquesaté 01.09.16 Adilson Roberto Gonçalves | Alan Marques da SilvaPriscyla dos Santos VieiraAdriana de Oliveira Picoli Guedes |
Itapetininga (ITP) | Brenda Helena Leal Galvãoaté 23/3/17 Ivan Edurdo Lage Rodrigues | Angelo Lorival Ricchetti | Ayumi Kato de CamposEmanuel Benedito de Melo | Renata Kristin SucciDouglas Ribeiro Nunesaté 23/3/17 Elzafran Santos Sousa Lourenço |
Jacareí (JCR) | Letícia Spinelli Menezes SantosAlessandra de Oliveira RibeiroJanaina Graciano Dutraaté 12/2/17 Sueli do Nascimento | até 12/2/17 Charles Abackerliaté 12/2/17 Antonio Ramalho de S. Carvalho | Lineu Fernando Stege Mialaretaté 12/2/17 João de Almeida Rego Campinho | Bruno Carvalho PinheiroLuiz Gonçalves de Almeidaaté 01/11/17 Gustavo do Amaral Prudenteaté 12/2/17 Lilian Midori Ueji CortezVanessa Martins Pereira Carvalho |
Matão (MTO) | Cristiano Antonio de Oliveira LeigoLucas Diniz Fecchio | Claudia Cristina Chiozzini BelliniSilvânia B. Pinheiro Reguin | João Luis Guilherme BenassiFernando Brandão de Oliveiraaté 01.08.17 Eduardo Ribeiro Rodriguesaté 01.08.17 Alexandre Cestari | Rafaela Oliva PoncePatrícia Helena Schmidtaté 01.08.17 Maria Andrea Armenine Chaine |
Piracicaba (PRC) | Lidiane Laila AlbrechtJúlia de Souza Vianaaté 13/10/16 Zaida Micaela Guentch Oglouian Saavedra Franco | José Alberto F. Rodrigues Filho | Marcio Kassouf CrocomoPedro Luís Schiavuzzoaté 27.7.17 Luiz Cavamura Junior | Ariane Cristina Cordeiro Gazzi LopesCinthia Bomtorin Aranha |
Pirituba (PTB) | Nicoly Sommerfeld Novaes | Antônio Rodrigues | Luciana Cavalcanti Maia Santos | Rogério Aparecido Pereira |
Presidente Epitácio (PEP) | Marcos Augusto Dassie NoronhaTariana de Jesus Gomes | Otávio Ribeiro Marinho | Cláudio Maximiliano ZainaAndrea Padovan Jubileu | Thalita Alves dos SantosLaise Alves Perin |
Câmpus | Discente | Sociedade Civil | Docente | Técnico-Administrativo |
Registro (RGT) | Anelyse de Franco BarbosaDaiane Pereira Soares | Marcos Ishikawa Ferreiraaté 9/3/17Reginaldo Guilhermino LibórioValdemir Ramos Junior | Jurandir Domingues JuniorFrancisco Sérgio Cunhaaté 9/3/17Daniel Pedro Vitor dos Santos | Heleni Sousa dos Santos FerreiraRafael Vilar Cardoso |
Salto (SLT) | Danielle Nascimento da SilvaAlef Gomes FariaAté 30/3/17 Matheus Kendi OharaMarcelo Furtado Rosa | Elias Enrique Moreira | Claudio Haruo YamamotoBruno do Amaral | Nayari Marie LessaThiago da Silva Bicalhoaté 30/3/17 Claudia Gardinalli Maia |
São Carlos (SCL) | Bruna Oliveira da SilvaEmanuele Vitoria Petileaté 9/3/17Gabriel Rosales MatheusHenrique de Souza Mello | Alcindo Fernando MoreiraJosé Nilson GaspariniAntonio CanoValter Rogério Messiasaté 24/08/17Marcelo José Carreraté 23/3/17 José Antônio Otoboni | Denis Carlini Alexandreaté 24/08/2017Lucas Henrique Barbosa Silvaaté 9/3/17Carla Laís Macedo de Held | |
São João da Boa Vista (SBV) | Luís Fernando Cacciatori | Joel Gutierres | Glauber Fernando Furlan | Sandra Monica Chaves SouzaRobinson Mapelli Boaro |
São José dos Campos (SJC) | Santiago Aparecido de Castro JesusMateus Cabral Vasconcelos Teixeira | até 20/02/18 Luiz Henrique Ferfoglia Honório | Carlos Eduardo Oliveira da SilvaDaniella Georges Coulouris | Danilo Eduardo Braga |
São Paulo (SPO) | Letícia PáduaMatheus WeyIsabelle Tridente Chacon FernandesAté 17/10/17 Alessandra Mitie Kikuchi Yawata | Claytton Lima da Silva | André Luiz da Silva | Ailton Belarmino da Silva |
São Roque (SRQ) | Caio Gustavo Rosa Ruzze AffonsoCícero Patrício FeitosaVitória Franciny Makiama Douradoaté 03.07.17 Ariane MeloStella Stravatti Tecchio | Wesley Matos Pereiraaté 03.07.17 Sônia Mendes de AraújoVorneis de Lúcia | Frank Viana CarvalhoSandro Heleno Morais Zarpelãoaté 03.07.17 Rafael Batista Novaesaté 23.09.16 Márcia de Oliveira Cruz | Manoel Aparecido MartinsRicardo Augusto Rodriguesaté 22.06.17Leila Cristina dos Santos |
Sertãozinho (SRT) | Segmento DiscenteCaroline Fonseca de Oliveira - Representante Curso Superior Gestão de Recursos HumanosJoicy Valeska Oliveira Gonçalves - Representante Curso Superior Licenciatura em QuímicaLeonardo de Oliveira Rodini Engracia - Representante Curso Superior Engenharia MecânicaLívia Helena Canavez - Representante Curso Superior Licenciatura em LetrasMatheus Guimarães Silva - Representante Cursos TécnicosPedro Henrique dos Santos Ribeiro - Representante Curso Superior Engenharia Elétricaaté 23.02.17 Arthur Tiraboschi D' ElbouxMatheus Guimarães SilvaSidney Moretto | Márcia Lúcia PaisNiraldo Pascoal Nogueira Júnior | Plínio Alexandre dos Santos CaetanoMaria Beatriz Gameiro CordeiroRosycler Cristina Santos Simão | José Eduardo Batistaaté 9.05.17 Maria Eduarda de Souzaaté 23.02.17 Milton Mariani Júnior |
Sorocaba | Leonardo Aparecido da SilvaLoyse Souza Ruiz | Conceição Aparecida Domingues Ribeiro | Solange Baladelli CardosoFrancisco de Assis Cardoso | até 21/03/18 Aliane do Carmo Oliveira Pereiraaté 23/02/18 Celso Mariano da Silva Neto |
Suzano (SZN) | Vinicius da Silva AlmeidaFernando Estevam de Faria | Adriel Fernandes SartoriFabricio Bruno Mendes | Priscylla Salles Alves PereiraEdvaldo Rodrigues da Silva | |
Votuporanga (VTP) | Eduardo AlbaceteLarissa Furlanetto Pereiraaté 23/3/17 Fagner Reinaldo Silva Caetano | Josneimar Ferreira de FreitasSimone Rafaela Floriano Franzin Martonaté 17/10 Marcos Aurélio Silva Davanço | José Ricardo Camilo PintoNaiara Luchini de Assis KaimotiEduardo César Catanozi | Alex Sandro Teotonio da CostaFernando de Jesus ParreiraCarlos Eduardo Alves da Silvaaté 17/10 Isabel Cristina Passos Motta |
2014/2015
Presidente da CPA: André Luiz da Silva
andrels@ifsp.edu.br
11 9.8614.1328
Ata reunião 13/05/14 Portaria 2381 - Comissão biênio 2014/2015
Presidência do Campus marcados em amarelo
Titulares: Primeira linha de nomes
Suplentes: Segunda linha de nomes
Campus / Membros | Ata | Discente | Docente | Sociedade Civil | Técnico-Administrativo |
01. Araraquara (ARQ) | ata | Alexandre Rafael Menini Guilherme Machado Benjamin | José Ricardo Ferreira Cardoso Renata Maria Porto Vanni | Maria Valdivia Mendes | Angelo Luis Ferreira Henrique Buzeto Galati |
02. Assis - Núcleo Avançado | - | - | - | - | - |
03. Avaré (AVR) | ata por reP ata | Leonardo de Almeida Coelho Luís Otávio da Costa até 02.04.15 Ana Beatriz Valentino | Luciane de Fátima Rodrigues de Souza Gabriela de Godoy Cravo Arduino até 29.10.15 Maressa de Freitas Vieira até 02.04.15 Bárbara Negrini Lourençon Márcio Alves de Oliveira | Keila Cristina Romão Gregório Leandro Aguiar Batista | Tiago Alves Pereira Isabel Cristina Correa Cruz até 02.04.15 Carolina Cunha Seidel Kátia Hatsue Endo |
04. Barretos (BRT) | por | Humberto Camargo de Magalhães Noemi Pacheco de Almeida até 27.3.15 Ana Cecília Condota de Oliveira | Vitor Edson Marques Júnior Claudia Dias Zettermann Fernando Oliveira Soares Lucia A. Silva Borges até 27.3.15 Francisco Antônio de Almeida | Sergio Luiz Silva Martins Maurício Suzuki | Sandra Maru de Castro Schettini Cleber Lima Miguel Gilberto José de Amorin até 27.3.15 Henrique Dontao Pirane Kanda |
05. Birigui (BRI) | Por ata ata | Elisa Maria Bernardo Assencio até 27.11.15 Felipe Gobo Bruno | Naylor Garcia Bachiega até 27.11.15 Cícero Rafael Cena da Silva até 30.10.14 | Edmilson Ricardo Azevedo Novais até 27.11.15 Rosana Cristina Miranda Dugois | Jeandro José Batista Moreira até 27.11.15 Michele Oliveira da Silva até 30.10.14 Adriano Muniz Bitencourt Lemos |
06. Boituva (BTV) | mem ata ata | Matheus Souza Bezerra Amanda Pereira da Silva | Luiz Egídio Costa Cunha Andreza Silva Areão Até 12.11.14 Sérgio Augusto Godoy | Antônio Carlos Patrizzi Claudemir Afonso Lucchetta | Maria Irene Acquaviva de Carvalho Jaime Martimiano Junior Até 18.08.15 Eloisa Curtis Putini Rossini Alice Antonia Dondoni Neta |
07. Bragança Paulista (BRA) | Gentil Moretto | André Luiz Maciel Leme Rosalvo Soares Cavalcante Filho | José Carlos Brizolla Júnior Juliana Theodoro da Silva Ribeiro | Victor Oscar Martins Claro Leandro Piazzon Corrêa | |
Campus / Membros | Ata | Discente | Docente | Sociedade Civil | Técnico-Administrativo |
08. Campinas (CMP) | por por mem com | Fabio Flaitt Junior João Paulo Gimezes até 1.10.14 Arthur Ribeiro Geron até 1.10.14 Felipe Gustavo Lopes | Flavio Djanikian Cecília Pereira de Andrade até 24.3.15 Vanessa Chiconeli Liporaci de Castro Ramiro Romakevicius Costa até 27.8.14 Fabiana OCampos até 3.8.15 | Fabiana Bonilha | Solange Ferreira de Oliveira Gabriely de Oliveira Alexandre Aldo Neves |
09. Campos do Jordão (CJO) | ata | Gabriel da Silva Souza até 30.11.15 Marcelo Fernandes de Araújo | João Evengelista Netto até 30.11.15 Bárbara Beatriz Freitag até 4.10.14 Eduardo Machado Soares | Maria Joaquina dos Santos | Daniel Garcia Flores Vera Lúcia Villas Boas |
10. Capivari (CPV) | ata | Pedro Alcantara da Silva Alexandre Camargo Maia | André Luis de Castro Peixoto Márcio José Chaves | Alex Fabiano Jurno Grazieli Azaria de Moura | Isabel Cristina das Chagas Oliveira Grazielle Nayara Felício Silva |
11. Caraguatatuba (CAR) | ata ata | André Azimovas Moreira Alonge João Pereira Neto até 5.8.14 André Azimovas | Denny Paulista Azevedo Filho Rafael Nogueira Luz até 9.9.15 Julio César Pereira Salgado Wanderson Santiago dos Reis até 5.8.14 Tânia Cristina Lemes Soares Pontes | Maria Alice Galvão de Oliveira até 5.8.14 Leandro Barcellos Prior | Marco Antônio de Ulhôa Cintra Hugo Salles Cuba até 5.8.14 Adriana Cristina de Carvalho |
12. Catanduva (CTD) | até 2.2.16 Raul Martins | Marcelo Velloso Heeren Lúcio Rodrigo de Carvalho | Carlos José Dezuani Junior | Daiene Rocha Bastos Guilherme Augusto Spina Monesi | |
Campus / Membros | Ata | Discente | Docente | Sociedade Civil | Técnico-Administrativo |
13. Cubatão (CBT) | ata | Lourayne Vitória Vitor Campos Guilherme Gomes dos Santos Iara Pedro até 31.10.14 | Wanda Silva Rodrigues Carlos Augusto Porto Pereira | Mariângela Vieira Canuto Lúcia Helena Dal Poz Pereira até 31.10.14 | |
14. Guarulhos (GRU) | ata ata | Pedro Igor Borçatti da Silva Cláudia Aline Rocco até 2.12.15 Jonathas Mariano Gabriela Agnes Custódio | Rogério Homem da Costa Lídia Bravo de Souza até 2.12.15 Ricardo Agostinho até 8.4.15 Leandro Paschoalotto | Alexandre Pereira de Freitas Rafael Guidoni Douglas Andrade de Paula Andrea Takayama | |
15. Hortolândia (HTO) | mem | Fabio Santos de Oliveira até 01.02.16 Humberto Antonio Ferris Pereira | Rovílson Dias da Silva Ricardo Inácio Batista Júnior | Luis Leite de Camargo | Cleber Fernandes Nogueira Tavane Roberta dos Reis |
16. Itapetininga (ITP) | até 04.03.16 Aurea Cristina Pires Marcelino | Jonny Nelson Teixeira | Mariana de Moraes Lanza | ||
17. Jacareí (JCR) | ata ata Hom | Sueli do Nascimento até 11.08.15 Lucas Assunção de Meneses | João de Almeida Rego Campinho Lineu Fernando Stege Mialaret | Charles Abackerli Antonio Ramalho de S. Carvalho | Lilian Midori Ueji Cortez Vanessa Martins Pereira Carvalho até 11.08.15 Douglas Gonçalves Martins |
18. Matão (MTO) | Francisca Tania da Silva Sousa | Eduardo Ribeiro Rodrigues até 2.2.16 Helio Fernando Gomes Maziviero até 02.03.15 Alexandre Cestari | Claudionice Pereira Bellintani | Patrícia Helena Schmidt | |
19. Piracicaba (PRC) | Sérgio Giovanni Silvestre Machado Gabriel G. Lucchese | Luiz Cavamura Junior Válter César Montanher | Maria do Carmo Telles dos Santos | Luis Henrique de Freitas Calabresi | |
Campus / Membros | Ata | Discente | Docente | Sociedade Civil | Técnico-Administrativo |
20. Presidente Epitácio (PEP) | ata | Tariana de Jesus Gomes Carlos Eduardo Pereira da Silva | Cláudio Maximiliano Zaina Andrea Padovan Jubileu | Liana Aparecida Cossa do Prado | Marcia Aparecida Barbosa Laise Alves Perin |
21. Registro (RGT) | ata | Allan Santos Leal Raphany Cordeiro Hann | Jurandir Domingos Junior Daniel Pedro Vitor dos Santos | Reginaldo Guilhermino Liborio Kayke Xavier Scapolan | Heleni Sousa dos Santos Ferreira Rafael Vilar Cardoso |
22. Salto (SLT) | ata ata ata ata | Nathan Gustavo Vieira Ribeiro MatheusKendi Ohara Jamil C. Martinez de Camargo até 13.04.15 | Cláudio Haruo Yamamoto Bruno do Amaral até 13.08.15 Bruna Lammoglia | Elias Enrique Moreira | Nayari Marie Lessa Claudia Gardinalli Rosana da Silva Gomes até 28.08.14 |
23. São Carlos (SCL) | Rafael Germano Menegazzo da Rocha | Fabriciu Alarcão Veiga Benini Andreia Raquel Simoni | Sirlei Ricarte Bento | Caroline Silva Neubern de Oliveira Ana Carolina Moura Padilha | |
24. São João da Boa Vista (SBV) | ata | Guilherme Curtolo Calvin Conrado Lopes Guidoni | Daniel Espanhol Razera Glauber Fernando Furlan | Maria Regina Costa Lopes Lourenço Janete Barim Bacela | Jamilie Akemy Inokoshi Antonio Carlos Delarolle Chuque |
25. São José dos Campos (SJC) | mem ata | Karina Teixeira Medeiros Paulo José Almeida dos Santos até 19.08.15 Nathália Aparecida Araújo Leticia Fernandes Bezerra | Irineu dos Santos Yassuda André Luiz Mendes Moura | Mirian Kasumi Hwang Yassuda André Luiz Fagundes | Natállia Carvalho dos Santos Rosilane de Souza Lopes até 19.08.15 Gustavo do Amaral Prudente |
26. São Paulo (SPO) | ata | Caio Italo Marcieri Pimpinato Lucas Souza Santos Silva Paula Dantas Oliveira Moreira | André Luiz da Silva Cintia Gonçalves Mendes da Silva | Laércio do Valle Amaral Camargo | Carmen Monteiro Fernandes Antonio Marcos Conceição Cláudio Diniz |
Campus / Membros | Ata | Discente | Docente | Sociedade Civil | Técnico-Administrativo |
27. São Roque (SRQ) | ata ata | Beatriz Caroline de Moraes Letícia Caroline de Brito Correia Eddy Bruno dos Santos até 12.3.15 | Frank Viana Carvalho Márcia de Oliveira Cruz Flávio Trevisan até 10/8/15 Duzolina Alfredo Felipe Oliveira Eduardo Mangini | Vorneis de Lúcia Sônia Mendes de Araújo | Eddy Bruno dos Santos Manoel Aparecido Martins até 10/8/15 Fábio Stefani da Silva |
28. Sertãozinho (SRT) | ata | Sidney Moretto | Antônio Carlos de Souza | Niraldo Pascoal Nogueira Júnior | Fabiano Pires da Silva |
29. Suzano (SZN) | ata | Letícia Silva Cunha Raquel Gomes de Almeida | até 11/12/15 Fábio Nazareno Machado da Silva Ênio Fernandes Rodrigues | Ana Caroline de Oliveira Mônica Ingrid Assis | Daniel Aparecido da Silva Valmir Alves Ventura |
30. Votuporanga (VTP) | Willian Henrique Salmin Guilherme Henrique Fernandes de Abreu | Luciene Cavalcanti Rodrigues Vanderlei Cecchini Júnior | Larissa Penasso Amancio da Silva Cecília Mendes do Nascimento | Carlos Eduardo Alves da Silva Alexandre da Silva de Paula | |
40. Sorocaba | por ata | Helena Sueli Bandeira de Castro Laís Bresciani | Juliana Schlatter de Lima Ferraz Luiz Henrique Siloto | Conceição Aparecida Domingues Ribeiro | Celso Mariano da Silva Neto Rogério de Oliveira |
Pró-reitoria/ Membros | Titular | Suplente |
Administração - PRA | Paulo Henrique Ruffo | Cristina Rodrigues dos Santos Ramos |
Desenvolvimento Institucional - PRD | Jose Aparecido da Silva | André Luis Vieira |
Ensino - PRE | Devanir Cabral Lima Morikawa | Fabiana Aparecida de Moraes |
Extensão - PRX | Elaine Alves Raimundo | |
Pesquisa e Inovação - PRP | até 02.02.16 Carlos Frajuca | Jussara Pimenta Matos |
2010/2011
Localidade | Nome |
Reitoria | Marcio Mandelman - Presidente da CPA |
Bragança Paulista | Clayton Eduadro dos Santos |
Bragança Paulista | Écio Naves Duarte |
Campos do Jordão | Reginaldo de Almeida Rosa |
Caraguatatuba | Cristina Daniel |
Cubatão | Gisela de Barros Alves |
Guarulhos | Cristiane Freire de Sá |
Reitoria | André Luiz da Silva |
Reitoria - pro | Margarete Borges G Luciano |
Reitoria - pro | Clara Sihel |
Salto | Adriano Rivolli da Silva |
São Carlos | Andre Di Thommazo |
São João da Boa Vista | Ricardo Alexandre Neves |
São Paulo | Alda Roberta Torres |
São Roque | Alberto Trez |
Sertãozinho | Cintia Almeida da Silva Santos |
Representantes externos | |
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo | Décio Moreira |
Sindicato dos Técnicos de Nível Médio do Estado de São Paulo | Margarete dos Santos |
2008/2009
- Marcio Mandelman - Presidente
- André Luiz da Silva
- Brenno Vitorino Costa
- Carlos H. Barroqueiro
- Margarete Borges G Luciano
- Paulo Henrique Cardoso dos Santos
CPA's Locais
Regulamento da CPA/IFSP
Regulamento da CPA/IFSP
Vigência 04/10/2016 a atual: Resolução n.º 107/2016 (reformulação) - (PDF assinado - Texto)
Vigência 13/12/2010 a 03/10/2016: Resolução n.º 199/2010 (revogada) - (PDF assinado - Texto)
Lei federal 10.861 de 14 de abril de 2004
- Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES
Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004
- Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004
Decreto nº 9.235, de 15.12.2017
- Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino
Portaria Normativa 840, de 24 de agosto de 2018
- Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
Documentos
Portaria n.º 1.382, de 31 de outubro de 2017
- Página 14 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 1 de Novembro de 2017
Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.
Portaria n.º 1.383, de 31 de outubro de 2017
- Página 15 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 1 de Novembro de 2017
Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.
Nota técnica nº 65/09-10-2014 - orientações para o relatório de auto-avaliação que será implementado em 2016 (PDF - Texto)
Vigência somente a partir do ano de 2016, referente ao ano de 2015.
Orientações para envio do relatório de autoavaliação
Conforme o Art. 61-D da Portaria Normativa nº 40, consolidada e republicada em 29 de dezembro de 2010, deverá ser apensado ao sistema eletrônico e-MEC, até o dia 31 de março, o relatório de autoavaliação da IES validado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, em versão parcial ou integral, conforme se trate de ano intermediário ou final do ciclo avaliativo, referente ao ano de 2014.
O arquivo anexado deverá ser em formato PDF e seu nome não poderá ser extenso. O campo “RELATÓRIO DA CPA (AUTO-AVALIAÇÃO)”, por sua vez, comporta até 10 (dez) arquivos com até 5MB cada, cabendo à IES a responsabilidade pela definição da melhor forma de utilizar este espaço.
Portaria Nº 92, de 31 de janeiro de 2014
(5 eixos) – aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sinaes
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - agosto 2015
Os avaliadores do INEP/MEC deverão considerar as orientações deste instrumento que.subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento – nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância. De acordo com o art. 1º da Portaria Normativa 40/2007, consolidada em 29 de dezembro de 2010, a aplicação dos indicadores desse instrumento dar-se-á exclusivamente em meio eletrônico, no sistema e-MEC.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Legislação e Normas - Avaliação Institucional
Legislação e Normas - Avaliação dos Cursos de Graduação
28/04/2016 MEC reformula indicadores de avaliação do ensino superior
Nota Técnica 023, que torna sem efeito a Nota Técnica 022, esclarecendo sobre o indicador 3.6 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância
Instrumento Revisado de Avaliação de Cursos de Graduação nos Graus de Tecnólogo, de Licenciatura e de Bacharelado para as Modalidades presencial e a Distância (SINAES)
Nota Técnica com esclarecimentos pertinentes à revisão do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (SINAES)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - março 2015
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância revisado
Nota Técnica DAES-INEP nº 008-2015
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep) publicou o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância revisado, tendo em vista que ao longo do ano de 2014 o instrumento passou por um intenso processo de revisão que acarretou em diversas alterações.
O órgão encaminhou Nota Técnica DAES/INEP nº 008/2015, assinada em conjunto com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Nota Técnica Nº 14 /2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC - 7 de fevereiro de 2014
Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Instrumento de Avaliação Institucional Externa - agosto de 2014
Subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica (presencial)
Processo de Reconhecimento de Cursos de Graduação:
Orientações para a visita in loco dos avaliadores do INEP. (Pro-reitoria de Ensino)
Nota técnica nº 14 /2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC
Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Documentação apresentada em 07 de julho de 2014 para Coordenadores, Membro do NDE e Gerentes Educacionais para campi e cursos que passarão pela visita de avaliadores do INEP para reconhecimento de cursos de graduação no IFSP.
- Instrumento Avaliação_MEC_maio_2012.pdf
- Orientações_RECONHECIMENTO.doc
- Reunião_Reconhecimento_Visita in loco.pptx
Dados importantes do novo instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (doc_profs_avaliadores)
Portaria nº 386, de 17 de outubro de 2012
Procedimentos de divulgação dos indicadores de qualidade às Instituições de Educação Superior (IES).
Glossário
Acervo acadêmico
O acervo acadêmico é composto de documentos e informações definidos no Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, constante no ANEXO I da Portaria N° 1.224, de 18 de dezembro de 2013. A IES deve obedecer a prazos de guarda, destinações finais e observações previstos na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior, constante também no ANEXO I da Portaria supracitada.
Acessibilidade
Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. No âmbito educacional, a acessibilidade pressupõe não só a eliminação de barreiras arquitetônicas, mas a promoção plena de condições para acesso e permanência na educação superior para necessidades educacionais especiais.
Acessibilidade digital
Condição de utilização, com autonomia total ou assistida, de recursos tecnológicos.
Atendimento Educacional Especializado-AEE
Serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Avaliação institucional
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sinaes e está relacionada: à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: 1) a autoavaliação, coordenada pela CPA e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação elaborado pelo Inep e pela Conaes; 2) a avaliação externa, que tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior, expressos nos instrumentos de avaliação, e nos relatórios das autoavaliações.
Atividades de pesquisa
Toda atividade que seja desenvolvida por meio de ações de pesquisa, em grupos de pesquisa institucionalizados, organizadas por cursos de graduação e de pós-graduação seguindo a política das IES.
Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social (COLAPS)
Órgãos colegiados de natureza consultiva, com função de acompanhamento, averiguação e fiscalização do Prouni nas IES participantes do Programa.
Docentes em regime de trabalho em tempo integral
O regime de trabalho docente em tempo integral compreende a prestação de 40 horas semanais de trabalho, na mesma instituição, nele reservado o tempo mínimo de 20 horas semanais para estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, planejamento e avaliação (Dec. 5.773/2006, Art.69). Observação: nas IES em que há acordo coletivo de trabalho, o tempo integral tem um total de horas semanais diferente de 40. Esse total deve ser considerado, desde que pelo menos 50% dessa carga horária seja para estudos, pesquisa, extensão, planejamento e avaliação.
Docentes em regime de trabalho em tempo parcial
Docente contratado atuando com 12 ou mais horas semanais de trabalho na mesma IES, reservado pelo menos 25% do tempo para estudos, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
Espaço para atendimento ao aluno
Espaço(s) físico(s) para atendimento, pelo coordenador ou por professor(es), ao aluno. Pode ser espaço multiuso, desde que garanta a possibilidade de atendimento individualizado e reservado.
Especialização (pós-graduação lato sensu)
Curso em área específica do conhecimento com duração mínima de 360 horas (não computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente, nem o destinado à elaboração do trabalho de conclusão de curso) e o prazo mínimo de seis meses. Pode incluir ou não o enfoque pedagógico. (Resolução CNE/CES nº 01/2007).
Extensão
Processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, que promove a interação transformadora entre a IES e outros setores da sociedade.
Gabinete de trabalho/estações de trabalho
Espaços para o desenvolvimento de trabalho, de ordem técnica-administrativa e acadêmica, realizado pelos docentes, coordenadores e técnicos administrativos.
Gestão acadêmica
Organização no âmbito acadêmico da IES que realiza funções de: estabelecer objetivos, planejar, analisar, conhecer e solucionar problemas, organizar e alocar recursos, tomar decisões, mensurar e avaliar.
Iniciação científica
A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento.
Inovação tecnológica, inovação social, propriedade intelectual
Componentes curriculares relacionados à inovação, à propriedade intelectual, patentes e produtos nas diversas áreas de conhecimento; programas de pesquisa, cursos ou ações de extensão que incluam a temática; incubadoras.
Instalações administrativas
O tipo e a quantidade de instalações devem atender às necessidades institucionais, ou seja, ao organograma apresentado no PDI, considerando gestores, órgãos e setores da IES.
Instituição de Educação Superior – IES
São instituições, públicas ou privadas que oferecem cursos de nível superior nos níveis de graduação (cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas), pós-graduação e extensão.
Internacionalização
As atividades de internacionalização, neste instrumento, incluem os programas institucionais de mobilidade acadêmica/intercâmbio, adesão aos editais de mobilidade acadêmica, alunos estrangeiros na IES, oferta de língua estrangeira, oferta de disciplina em língua estrangeira, dentre outros.
Laboratórios especializados
Laboratórios equipados com diversos instrumentos de medição e experimentação onde se realizam vários tipos de experiências de acordo com a área do curso.
Mecanismo de interação entre docentes e discentes
Compõe o conjunto de estruturas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e os respectivos procedimentos e as formas de utilização que caracterizam a dinâmica da comunicação e da interação entre os sujeitos envolvidos nos processos acadêmicos e de ensino e aprendizagem (que são, basicamente, os docentes, tutores e discentes), no contexto da oferta do curso superior na modalidade a distância. Justifica-se uma vez que os sujeitos deverão estabelecer comunicação permanente e continuada em diferentes espaços geográficos e tempos. O PPC deve explicitar esses mecanismos de modo a possibilitar ao discente a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como desenvolver a sociabilidade, por meio de atividades da comunicação, interação e troca de experiências. As TICs devem ser efetivas na comunicação dos envolvidos.
Modalidade semipresencial
As instituições de educação superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, com base no art. 80, da Lei n. 9.394, de 1.996. Segundo a Portaria MEC nº 4.059, de 10/12/2004, Art. 1°, § 1° e § 2°, quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino aprendizagem centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota e ainda poderão ser ofertadas disciplinas, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso.
Natureza econômica e social da região
Características que definem as questões econômicas e sociais da região onde a IES/curso se localiza.
Pesquisa
A pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento.
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
O PDI é o instrumento de planejamento e gestão. Ele considera a identidade da IES no âmbito da sua filosofia de trabalho, da missão a que se propõe, das estratégias para atingir suas metas e objetivos, da sua estrutura organizacional, do Projeto Pedagógico Institucional, com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve visa desenvolver.
Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar ainda: o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos; metas e ações da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações; a manutenção de padrões de qualidade; o perfil do corpo docente; a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, presenciais e/ou a distância; a descrição da infraestrutura física e instalações acadêmicas, com ênfase na biblioteca e laboratórios, e o demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. (Decreto nº 5.773/06)
Políticas institucionais
Políticas desenvolvidas no âmbito institucional com o propósito de seguir missão proposta pela IES, buscando atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Produção científica, cultural, artística e tecnológica
Considerar: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados, textos completos em anais de eventos científicos, resumos publicados em anais de eventos internacionais, propriedade intelectual depositada ou registrada, produções culturais, artísticas, técnicas e inovações tecnológicas relevantes. Publicações nacionais sem Qualis e regionais também devem ser consideradas como produção, considerando sua abrangência.
Programa de acessibilidade
Desenvolvimento de ações e projetos institucionais que tenham o objetivo de assegurar o acesso e a permanência, com sucesso, de todos os estudantes, em especial os que apresentam deficiência ou necessidades educacionais especiais, nas instituições de educação superior.
Responsabilidade social da IES
A responsabilidade social refere-se às ações da instituição (com ou sem parceria) que contribuem para uma sociedade mais justa e sustentável. Nesse sentido, deverão ser verificados trabalhos, ações, atividades projetos e programas desenvolvidos com e para a comunidade, objetivando a inclusão social, o desenvolvimento econômico, a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura urbana/local e a inovação social.
Stricto sensu
Refere-se exclusivamente aos cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado.
Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC
São recursos didáticos constituídos por diferentes mídias e tecnologias, síncronas e assíncronas, tais como ambientes virtuais e suas ferramentas, redes sociais e suas ferramentas, fóruns eletrônicos, blogs, chats, tecnologias de telefonia, teleconferências, videoconferências, TV convencional, TV digital e interativa, rádio, programas específicos de computadores (softwares), objetos de aprendizagem, conteúdos disponibilizados em suportes tradicionais (livros) ou em suportes eletrônicos (CD, DVD, Memória Flash, etc.), entre outros.
Sustentabilidade socioambiental
A dimensão socioambiental, nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, destina-se à conservação, recuperação e melhoria das condições ambientais, sociais e existenciais, promovendo a participação de toda a comunidade da IES, no delineamento, planejamento, implantação e avaliação das atividades e dos seus indicadores, que devem constar no seu PDI.
Redes Sociais