Setor responsável: Coord. de Informações e Monitoramento Institucional

:: O que é o Relatório de Gestão? ::
:: Normas gerais de prestação de contas anual ::
:: Normas específicas das contas de 2018 ::
:: Relatório de Gestão do Instituto Federal de São Paulo ::
:: Pronunciamento ministerial ::
:: Relatório de Gestão dos Câmpus ::

É uma exigência legal. Prevê a Prestação de Contas dos gestores por meio da divulgação das ações executadas e avaliação dos resultados obtidos ao longo do exercício. Sua elaboração visa também facilitar a auditoria dos órgãos de fiscalização do Governo Federal, bem como permitir ao público de uma forma geral conhecer os resultados, através da publicidade e transparência dos atos.

Os Relatórios de Gestão podem sofrer alterações anuais, tanto na forma como no conteúdo, uma vez que são regulamentadas por Decisões Normativas, específicas para cada exercício, que emanam do TCU; por Portaria, também anual, da Controladoria Geral da União; e por Instruções Normativas da Secretaria do Tesouro Nacional.

Resolução TCU nº 234/2010 - Estabelece diretrizes para as unidades internas do TCU relacionadas ao tratamento de prestação de contas da administração pública federal.

Resolução TCU nº 244/2011 - Altera dispositivos da Resolução TCU nº 234/2010.

Instrução Normativa TCU nº 63/2010 - Estabelece regras gerais para a organização e a apresentação da prestação de contas pela administração pública federal a partir de 2010.

Instrução Normativa TCU nº 72/2013 - Altera dispositivos da Instrução Normativa TCU nº 63/2010, que estabelece regras gerais para a prestação de cotas anual ao Tribunal de Constas da União

Lista preliminar de conteúdo para o relatório de gestão de 2018

Decisão Normativa TCU nº 170 de 19 de setembro de 2018 Dispõe acerca das unidades cujos dirigentes máximos devem prestar contas de suas gestões ocorridas no exercício de 2018.

Decisão Normativa TCU nº 172 de 12 de dezembro de 2018 Dispõe sobre a relação das unidades prestadoras de contas cujos responsáveis terão as contas de 2018 julgadas pelo Tribunal e especifica conteúdo e condições.

Portaria TCU nª 369 de 17 de dezembro de 2018 Dispõe sobre as orientações para a elaboração do relatório de gestão, rol de responsáveis, demais relatórios, pareceres, e clarações e informações suplementares para a prestação de contas referentes ao exercício de 2018, bem como sobre procedimentos para a operacionalização do Sistema de Prestação de Contas (e-Contas), conforme as disposições da Decisão Normativa-TCU 170, de 19 de setembro de 2018.

Cartilha Relatório de Gestão na forma de Relato Integrado

Estrutura Internacional de Relato Integrado - IIRC

O Relatório de Gestão é o instrumento que apresenta ao público e, em particular aos órgãos de controle, as ações desenvolvidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.

Confira, a seguir, os relatórios feitos pelo IFSP que estão hospedados no site antigo:

* Em 2008, não houve avaliação da gestão pela Controladoria Geral da União.

Araraquara

Avaré