Coordenadoria de Suporte em Tecnologia da informação
Coordenador: José Augusto Souza Gomes da Silva
Horário de atendimento do setor: 07h às 21h
Sistemas de chamados: suporte.ifsp.edu.br
Telefone: (11) 3775-4556
Nossa coordenadoria é responsável pelo suporte aos usuários em sistemas e serviços ofertados pelas áreas de TIC e pela disponibilidade e manutenção do parque tecnológico da Reitoria do IFSP. São atribuições da CSTI:
- Estabelecer normas e procedimentos para o atendimento às solicitações (chamados técnicos) dos usuários dos recursos computacionais do IFSP;
- Realizar atendimento às solicitações de serviços de TI e, conforme à demanda, encaminhar aos setores competentes;
- Disseminar normas e procedimentos de uso dos serviços e sistemas informatizados do IFSP;
- Elaborar manuais técnicos internos para a equipe de suporte técnico para triagem e atendimento das demandas de suporte da Reitoria;
- Administrar os recursos computacionais da Reitoria do IFSP, salvos os casos previstos em contratos;
- Manter atualizado o cadastro da configuração dos equipamentos existentes na Reitoria do IFSP;
- Realizar a manutenção dos equipamentos de informática da reitoria e o suporte técnico aos seus usuários, salvos os casos previstos em contratos;
- Zelar pela integridade, sigilo e segurança dos dados contidos nos equipamentos institucionais dos usuários;
- Auxiliar na definição e execução das demais tarefas pertinentes ao setor que possam surgir.
Na parte do SUAP Educacional somos responsáveis pelo atendimento as dúvidas e demandas de melhorias básicas dos usuários da parte educacional do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), bem como, em conjunto com as Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e a Diretoria de Assistência estudantil, para a verificação de dúvidas, correção de pequenos problemas, erros, adequação e melhorias dos módulos do sistema. Sendo assim, as atribuições são:
- Analisar as solicitações dos campus e departamentos da reitoria, relacionadas ao Sistema Acadêmico, via chamado, reuniões ou atendimento via chat;
- Elaborar manuais técnicos internos para a equipe de suporte técnico para triagem e atendimento do Sistema Acadêmico;
- Encaminhar erros encontrados ou reportados relacionados ao Sistema Acadêmico para a equipe de desenvolvimento;
- Assegurar a aderência dos sistemas Acadêmicos às regras de negócio e aos requisitos especificados;
- Identificar necessidades, verificar novas demandas e sugerir implementações de sistemas computacionais necessários à operação e ao desenvolvimento das Pró-reitoras de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação para a Diretoria de Sistemas e a respectiva pró-reitoria;
- Identificar, analisar e solicitar aprimoramentos do sistema já implantado a Diretoria de sistemas com o intuito de ampliar a aplicabilidade e eficiência dos sistemas aos campus
- Assessorar na documentação para o gerenciamento das regras de negócio e requisitos de sistemas aos especificados em legislação apresentada ou a serem criadas;
- Prestar suporte aos usuários no uso do módulo acadêmico do SUAP, bem como integralizar a ligação entre campus e departamentos no quesito de soluções integradas ao gestor de módulo;
- Participar das reuniões e ações de preparo de documentos legais para aprimorar a ligação entre o arcabouço técnico legal e a necessidade de aplicação em sistema;
- Auxiliar na definição e execução das demais tarefas pertinentes ao setor que possam surgir.
Nas Contratações de TIC, também somos responsáveis por:
- Apoiar as equipes de planejamento da contratação de soluções de TIC para elaboração dos artefatos de planejamento da contratação;
- Cooperar na definição de soluções de TIC.;
- Gerenciar/Fiscalizar os contratos de bens e serviços pertinentes a Coordenadoria de Suporte em Tecnologia da Informação.
Quem somos
Somos a Coordenadoria de Suporte em Tecnologia da Informação do IFSP, dedicados a fornecer suporte técnico e manutenção eficaz para os sistemas e serviços de TIC oferecidos pelo instituto. Nossa equipe altamente qualificada trabalha incansavelmente para garantir que a tecnologia seja um aliado confiável para a comunidade do IFSP.
Laboratório da CSTI
Missão
Nossa missão é estabelecer normas, oferecer suporte ágil e manter a integridade dos sistemas e serviços de TIC do IFSP. Estamos comprometidos em disponibilizar recursos tecnológicos de alta qualidade para a comunidade acadêmica e administrativa, promovendo o sucesso institucional por meio da excelência no suporte tecnológico.
IFSP
Equipe
Afonso Gomes Tininis E-mail: | André de Souza Carvalho E-mail: |
André Luis Vieira E-mail: | Camila Pinho de Oliveira E-mail: |
Evaldo de Sousa E-mail: | Felipe Cardoso Serikyaku E-mail: |
Jailton Soares de Araujo E-mail: | Israel Faustino dos Santos E-mail: |
José Augusto Souza Gomes da Silva E-mail: |
Catálogo de serviços de TIC
Em breve.....
O Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação é o meio pelo qual apresentaremos todos os serviços prestados pela área de Tecnologia da Informação para o Instituto Federal de São Paulo – IFSP.
Manuais
Link para os Manuais
O "Manuais" é baseado no BookStack, software wiki gratuito e de código aberto destinado a uma plataforma simples, auto-hospedada e fácil de usar. Os princípios de armazenamento de informações no BookStack são baseados nas idéias de uma pilha normal de livros. Assim como os livros normais, os livros do BookStack podem conter capítulos e páginas. Você começa criando um livro que atua como o mais alto nível de categorização. Idealmente, você teria livros separados para tópicos separados.
Dentro de um livro, você pode criar páginas diretamente ou criar capítulos. Os capítulos fornecem um nível adicional de agrupamento de páginas para manter as páginas organizadas, mas são opcionais. Toda a informação que você escreve é mantida dentro das páginas. Embora os livros e capítulos não contenham informações, eles podem receber uma breve descrição para ajudar na busca e visibilidade.
Depois de começar a empilhar livros, você pode começar a usar as Estantes de livros para organizar seus livros. Estantes podem conter vários livros e um único livro pode ser colocado em várias estantes de livros.
Quando você começa com sua nova instância do BookStack, pode organizar as coisas de duas maneiras; Você pode planejar sua estrutura de livro / capítulo / página ou pode deixar que as coisas cresçam naturalmente ao longo do tempo. Se você já conhece ou já tem o conteúdo que vai entrar no BookStack, então é melhor planejar antes do contrário, se você está começando do zero, você vai querer deixar que tudo ache seu próprio lugar.
Se você decidir crescer naturalmente, provavelmente começará com um livro para cada categoria principal e adicionará páginas diretamente nesses livros. Ao começar a obter muitas páginas em cada livro, você começará a usar capítulos para agrupar essas páginas. Uma vez que um capítulo fique muito grande, você pode achar melhor dividi-lo em seu próprio livro. Dentro do BookStack você pode facilmente mover capítulos e páginas entre livros e capítulos, assim você não deve se preocupar em ter que mudar as coisas no futuro.
GLPI - Guia dos usuários
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/books/glpi-guia-dos-usuarios
Serviços Google
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/books/servi%C3%A7os-google
Serviço de E-mail
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/books/e-mail
Helios Voting
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/shelves/helios
Realizando o desfazimento de bens Permanentes
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/books/utiliza%C3%A7%C3%A3o/page/realizando-o-desfazimento-de-bens-permanentes
Instalação do Token Epass 2003
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/books/instalacao-do-token-epass-2003
Instalando VPN
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/books/forcepoint-firewall/page/cliente-vpn-c2s-no-windows
Office 365
Link do manual: https://manuais.ifsp.edu.br/books/office-365
Wi-Fi está no ar!
O novo Wi-Fi da reitoria está disponível e com ele mais benefícios para os usuários.
O que tem de novo?
Cadastro de Visitante
Cadastro para servidor do IFSP
GLPI
Gerencie melhor com a criação de Central de Serviços
O GLPI é uma ferramenta robusta que permite criar “Central de Serviços" completas, centralizando o gerenciamento de incidentes, requisições, projetos e ativos numa única ferramenta. O sistema que pode atender a quaisquer áreas de negócio da empresa, inclui sistema de help desk para gerenciamento de incidentes e requisições, gerenciamento de ativos, de projetos e extensa variedade de relatórios gráficos.
Aumente a sua capacidade de resolução de chamados.
O software GLPI permite um controle efetivo para abrir, documentar e concluir atendimentos técnicos ou qualquer tipo de solicitação. O software possui um sistema que possibilita documentar o ciclo de vidas de requisições e enviar notificações via e-mail para usuários e gestores sobre o andamento da solicitação. Você terá total controle dos atendimentos e comunicação com o cliente, mantendo o registro de todas as ações realizadas em único ponto central. O GLPI contribui para que a empresa se organize e demonstre transparência e efetividade para os seus clientes / usuários, parceiros e stakeholders.
Analise o desempenho com os relatórios do GLPI.
O que não é medido não pode ser gerenciado. O GLPI disponibiliza uma extensa e flexível gama de relatórios que permitem que você localize de maneira rápida os chamados, requisições, projetos e equipamentos que mais mereçam a sua atenção e intervenção imediata. Você poderá conferir rapidamente os chamados mais críticos em apenas um relatório. Com estas informações, você identificará áreas, analistas, ativos de melhor e pior desempenho, possibilitando intervenções e implementação de melhores práticas. Com o GLPI, você gera relatórios por períodos mensais, semanais e diários. Poderá analisar dados por empresa, analista, por localidade de hardware, por tipo de chamado, por colaborador, por categorias, por prioridade, por tipo de equipamento / dispositivo, por contrato associado e muito mais.
Crie a sua base de conhecimento pública ou privada com GLPI
Bases de Conhecimento são bases de dados ou conhecimento acumulados sobre um determinado assunto. Bem empregadas, melhoram a qualidade de atendimento, ajudando aos analistas, aos atendentes de call centers e outras profissionais que provêm suporte físico ou remoto. Muitos gestores desejam ter Bases de Conhecimento para a suas equipes, mas às vezes faltam processos e ferramentas que possibilitem a criação dessas bases. O GLPI é o software ideal para configurar bases desconhecimento públicas e privadas, possibilitando a gestão do conhecimento da empresa.
Monitore a exata localização, contratos e as modificações de equipamentos.
O inventário eletrônico GLPI permite identificar rapidamente a localização, o seu estado, contratos e modificações realizadas em equipamentos e dispositivos associados. Documenta e controla as garantias de fábrica e contratos de extensões de garantia. Permite agendar manutenções preventivas e corretivas e auxilia na documentação geral da vida do ativo.
Sistema de chamados da Reitoria: suporte.ifsp.edu.br
Colaborações
Fornecimento para o campus Salto:
- 30 teclados
- 6 placas-mãe
- 16 mouse
- 3 KIT manutenção
- 70 cabos de energia padrão novo
Fornecimento para o campus Jacareí:
- 26 teclados para Jacareí
- 05 - HDs de 1TB SATA Seagate
- 01 - kit de manutenção lexmark
Fornecimento para o campus São Paulo:
- 7 coletores de resíduos da impressora Lexmark x950
- 80 toners da impressora Lexmark x950
- 10 SSD 480 GB
- 5 HDs de 1 TB
Fornecimento para o campus Guarulhos:
- 17 fotocondutores da impressora Lexmark x860
- 20 cartuchos da impressora Lexmark x860
- Fornecimento 3 KIT Manutenção das impressoras Lexmark x840 e X850
- 6 Gbics - HP x120
- 1 40x0616 - Conjunto de Rolo de transferência
- 1 40x0594 - Kit 6 roletes
- 1 40x2375 - Fusor
- 1 40x9669 - Cinta de transferência
- 1 40x0394 - Kit de manutenção
Fornecimento para o campus Ilha Solteira
- 2 Kit Manutenção da impressora Lexmark 911
- 5 SSDs
- 2 Cartuchos da Impressora HP 750
- 6 HD de 1TB
- 20 Cabos de energia padrão novo
- 9 cooler
- 1 toner da impressora Lexmark 911
- 30 memória para impressora Lexmark
- Fornecimento de 3 Distribuidores Internos Ópticos - DIO (2238)
- Fornecimento de 4 conjuntos de trilhos pra servidor (2239)
- Fornecimento de 5 caixinhas com cordões óticos (2240)
- Fornecimento de 2 pach panel
- Fornecimento de 5 adaptadores de tomada
- Fornecimento de 10 cabos VGA - Ilha Solteira
- Fornecimento de 10 cabos de energia - Ilha Solteira
Fornecimento para o campus São Roque
- 25 Mouses
- Fornecimento de 20 organizadores em aço
Fornecimento para o campus São João da Boa vista
- 14 SSDs
- 8 pentes de memória DDR3 1600 Hz, 4 GB
Fornecimento para o campus SUZANO
- 21 SSD
Fornecimento para o campus Avaré
- 20 organizadores em aço
Fornecimento para o campus Votuporanga
- 20 organizadores em aço
Fornecimento para o campus Birigui
- 20 organizadores em aço
- 6 Pach panel
Fornecimento para o campus São Miguel
- 10 Pach panel
Fornecimento para o campus José do Rio Preto
- 10 Pach panel
Redes Sociais